Como fazer nebulização

Como fazer nebulização
Imagem: osaogoncalo.com.br

A nebulização é um tratamento realizado geralmente com as pessoas que possuem sinusite, tanto aguda para a crônica. Este tratamento deve ser feito de duas a três vezes por dia, de preferência antes de dormir ou de manhã por tempo aproximado a 20 minutos. Costuma ser feita com soro fisiológico mas o paciente também pode utilizar alguns tipos de chás de ervas como eucalipto por exemplo. Neste artigo umComo te explica como fazer a nebulização.

Fazendo nebulização com soro fisiológico

Para fazer a nebulização em casa, deve se colocar um como com 5 a 10ml de soro fisiológico, posicionar a mascara no nariz e respirar o vapor da máquina. A nebulização com soro fisiológico é uma ótima receita para se realizar em casa e se mostra bastante eficaz no tratamento da sinusite. É bom estar relaxado durante a realização do tratamento, pode ser feito encostado no sofá ou na cama, ao assistir televisão por exemplo, deve se tomar cuidado para não a fazer deitado pelo risco de aspiração das secreções.

Pode ser feita durante 20 minutos ou até o soro acabar.

Para que serve a nebulização com soro

A nebulização serve principalmente para combater problemas causados por inflamações, desobstruindo as vias respiratórias para facilitar a respiração, umidificar vias superiores ou até mesmo para a inalação de remédios prescritos pelo seu médico, que devem ser administrados via respiratória, como o remédio para asma por exemplo.

A nebulização sempre é indicada em casos de cirurgias nas vias aéreas, como a cirurgia para quem tem tecido esponjoso e encontra dificuldade em respirar pelo nariz. Neste caso a nebulização ajuda a retirar crostas e fluidificar as secreções, além de umidificar as vias.

É bom lembrar que ao fluidificar as secreções nas vias através da nebulização, elas devem ser retiradas com auxílio de bobina ou manualmente. Evite aspirar essas secreções, elas podem conter organismos nocivos que podem piorar o seu quadro de infecção.

Formas caseiras de se fazer nebulização

Já sabemos que a nebulização é basicamente, aspirar vapor, como foi dito nesse vapor pode conter soro fisiológico, remédios que necessitam ser administrados via respiratória mas também existem outras formas de se fazer nebulização. No banho por exemplo, quando a água está quente e a porta do banheiro fechada, temos aquela concentração de vapor que ao ser respirado ajuda da mesma forma a umidificar as vias respiratórias.

A inalação é um tipo de nebulização, pode ser feito com vapor de água quente ou vapor da água com folhas de eucalipto, que são muito eficientes para desentupir vias respiratórias.

Chá de camomila, eucalipto, buchinha do norte ou cascas de laranja com limão podem ser usados na sua mistura para a inalação, todas essas ervas e frutos são bons para aliviar os sintomas da sinusite e te trazer mais qualidade de vida.

Contraindicações da nebulização

Deve-se sempre avisar o médico caso você pretenda misturar qualquer tipo de erva medicinal junto às sessões de nebulização para evitar interação medicamentosa que possa apresentar risco. De qualquer forma não existem contraindicações para a nebulização, que pode ser feita por jovens, crianças, adultos e até mesmo durante a gravidez.

Imagem: doutissima.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer nebulização, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.