Como fazer o auto-exame testicular

Como fazer o auto-exame testicular
Imagem: dihargentina.blogspot.com

O auto-exame testicular é a melhor alternativa para examinar de forma periódica os testículos e se certificar de que não existem nódulos ou irregularidades nesta zona. No entanto, muitos homens não sabem como realizá-lo nem qual é a melhor forma de fazê-lo. Por isso, em umComo.com.br explicamos como fazer o auto-exame testicular de forma adequada.

Passos a seguir:
1

O auto-exame testicular é uma ótima maneira de descartar a presença de nódulos ou irregularidades na zona que pode comprometer a saúde. Recomenda-se fazê-lo de forma frequente caso tenha antecedentes de câncer testicular na família.

2

É recomendável realizar o auto-exame testicular quando estiver tomando banho ou ao sair do chuveiro, pois o calor ajuda a que a pele dos testículos relaxe fazendo a avaliação bem mais simples.

3

Antes de se examinar, lembre-se de que os testículos estão cheios de vasos sanguíneos e diferentes formações, por isso se for a primeira vez que apalpa essa área pode se assustar no começo pensando que algo está errado. Por isso é recomendável pegar primeiro nos testículos de forma suave e se acostumar com sua estrutura, depois que tiver feito isso poderá passar ao exame em si.

4

Localize com uma mão o testículo. Segure-o com o polegar enquanto o dedo indicador da outra mão apalpa suavemente todo o testículo tentando detectar alguma anomalia. Você deve explorar todo o testículo. Após terminar, repita o processo com o outro.

5

Os testículos normalmente são firmes mas não muito duros, e possuem um tamanho similar, sendo normal que um deles esteja levemente mais para baixo do que o outro. Se ao apalpar notar algum destes sinais, consulte seu médico:

  • Dureza nos testículos (ou no testículo)
  • Sensibilidade ou dor ao tocar um determinado ponto do testículo
  • Se não encontra um dos testículos
  • Se ao apalpar sente um amontoamento de veias finas em alguma zona do testículo; Poderia ser uma varicocele
  • Se os testículos estão inflamados e ao apalpá-los sente dor
  • Se no auto-exame detecta algum nódulo ou anomalia
6

Diante de qualquer dúvida ou sensação estranha durante o auto-exame testicular, recomendamos que consulte o seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o auto-exame testicular, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.