Como fazer o autoexame de mama

Como fazer o autoexame de mama
Imagem: www.salud.es

A medida mais importante para prevenir o câncer de mama está em nossas mãos, trata-se do autoexame, um processo simples que leva muito pouco tempo e que pode ajudar-nos a detectar anormalidades em nossos seios em suas primeiras etapas de formação. Não deixe sua saúde ao acaso e anime-se a examinar-se todos os meses; se não souber por onde começar, em umComo.com.br explicamos-lhe como fazer o autoexame de mama passo a passo.

Passos a seguir:
1

O melhor momento para fazer o autoexame de mama é uma semana depois de ter terminado seu período menstrual, neste ponto a mama está mais suave e não se encontra tão sensível como em outros momentos do ciclo.

2

Comece examinando a aparência de seus seios. Diante de um espelho você deve descartar o aparecimento de mudanças na textura ou aspecto da pele, secreções no mamilo, fendas ou mudanças na forma de suas mamas e alterações na aparência do mamilo (está mais caído, afundado etc.)

3

Continue diante do espelho e coloque suas duas mãos por trás da cabeça com os cotovelos para a frente, observe se há afundamentos ou anormalidades no seio, inclusive no mamilo.

4

Coloque as mãos em seus quadris e incline-se ligeiramente para a frente com os ombros, sempre atenta a detectar algo fora do comum na aparência de suas mamas.

5

Deite-se na cama de barriga para cima e coloque um braço por trás de sua cabeça para examinar o seio correspondente a esse braço. Utilize as pontas dos dedos indicador, médio e anelar para pressionar com suavidade, mas firmemente, o seio à procura de volumes ou anormalidades. Com movimentos circulares vá de cima para baixo por todo o seio, do mamilo para fora e depois circularmente ao redor de todo o seio.

6

Nesta imagem você poderá ver os movimentos que deverá realizar em seu autoexame, deste modo conseguirá descartar a presença de qualquer volume ou rigidez.

7

Repita este procedimento com o outro seio. Depois novamente de pé, você deverá realizar o mesmo exame explorando a zona lateral superior, na área próxima à axila. Leve em consideração que ao estar deitada você pode examinar de um modo diferente de quando está em pé, ambos os procedimentos complementam-se e são necessários. Esta parte do autoexame pode ser feita na frente do espelho ou na ducha.

8

Para terminar, com os dedos indicador e polegar, em movimentos circulares, aperte ambos os mamilos em busca de alguma secreção anormal. Diante da presença de algum líquido, consulte imediatamente seu médico.

Dica: Confira também esse artigo para responder à questão "Porque tenho cisto na mama?".

9

Se você detectar algum volume, rigidez, inflamação ou tecido irregular consulta imediatamente seu médico. Não deixe sua saúde ao acaso e faça o autoexame todos os meses. Se existe dor, esse artigo pode ajudar a esclarecer a sua origem: fisgadas na mama pode ser câncer?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o autoexame de mama, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.