O desenvolvimento infantil

Como fazer o teste da linguinha

Ana Lopes
Por Ana Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer o teste da linguinha
Imagem: sodebobs.com.br

A cada dia que passa, o Ministério da Saúde descobre maneiras de cuidar e zelar pelo bem-estar de nossas crianças. Assim, desde o dia 22/12/2014, o teste da linguinha passou a ser obrigatório nas redes pública e privada de todo país. O teste consiste em detectar se há alguma irregularidade com a membrana que liga a língua do bebê à boca. Caso positivo, leva a criança a desenvolver a chamada “língua presa”, o que pode comprometer significativamente sua fala (a criança não consegue pronunciar corretamente os fonemas D, T, S, Z, L e N). Se não cuidado, o problema é levado também para a vida adulta. Em umComo.com.br, veremos como fazer para não deixar passar esse teste que é fundamental para o bom desempenho da fala de nossas crianças e, assim, evitar, também, que sejam expostas e sofram bulliyng por causa desse problema.

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas da síndrome de patau

Para os bebês

  • Alguns hospitais já realizavam esse tipo de exame. Mas, a lei entrou em vigor para garantir o atendimento de todos os recém-nascidos, independente se da rede pública e privada. Agora, esse teste passa a valer tanto quanto o da orelhinha ou o do pezinho.
  • Não se recuse a fazer - não é por que você olhou a boquinha do seu filho e percebeu que não há nada de errado que você deve se recusar a fazer o teste da linguinha. Saiba que essa membrana que fica abaixo da língua do bebê se desenvolve conforme ele vai crescendo, na maioria das vezes. Então, muitos não irão apresentar qualquer sintoma.
  • Apesar dos bebês demorarem certo tempo para adquirirem o hábito da fala, o problema da língua presa pode atrapalhá-lo durante a amamentação, onde ele terá dificuldade na sucção do leite materno.
  • O teste da linguinha é rápido, simples e indolor. E é feito por um especialista que irá verificar, enquanto o bebê está mamando, a anatomia da boca e sua força de sucção, bem como seus batimentos cardíacos e sua respiração. O profissional também irá avaliar, com os dedos, o movimento da língua e a posição da membrana.
  • Caso seja percebida alguma deformidade na membrana da língua, será feito um pequeno corte nesse freio para a liberação da língua.
Como fazer o teste da linguinha - Para os bebês
Imagem: jornaledicaodobrasil.com.br

Para crianças mais velhas

  • Se a criança não é mais um bebê e você percebeu que há dificuldade na pronúncia de alguns sons, como os das letras mencionadas acima, leve seu filho a um pediatra e ele poderá avaliá-lo com presteza. Caso não tenha um pediatra acessível, leve-o a um hospital, uma vez que qualquer profissional da área está apto a realizar o teste.
  • Quanto mais tarde o problema for detectado, mais irá comprometer sua recuperação.
  • Detectar o problema precocemente, no primeiro mês de vida do bebê, trará benefícios para a criança, melhorando sua qualidade de vida.

O teste da linguinha não trará nenhum custo aos pais do bebê ou da criança. O procedimento é feito em um consultório, com anestesia local, rapidamente, sem necessidade de internação. É prático, rápido e fundamental para a relação do seu filho com o meio em que vive.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o teste da linguinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: sodebobs.com.br
Imagem: jornaledicaodobrasil.com.br
1 de 2
Como fazer o teste da linguinha