Partilhar

Como fazer o teste de farmácia

Por Paula Cassandra. Atualizado: 7 fevereiro 2017
Como fazer o teste de farmácia
Imagem: tentantes.com.br

Uma forma simples de saber se está grávida é a partir da urina, que ao indicar a presença do hormônio beta-HCG vai confirmar o resultado positivo. Para saber como fazer o teste de farmácia e esclarecer demais dúvidas, o umComo.com.bat vai dar algumas informações importantes.

Como funciona o teste de farmácia

O teste de gravidez obtido em farmácias exige que a mulher use a sua urina para saber se está grávida ou não. Existem diferentes modelos, sendo que como fazer o teste de farmácia vai depender das instruções existentes em sua embalagem. Em alguns kits é necessário que a mulher faça xixi diretamente sobre a fita que está em um tipo de bastão e em outros é preciso urinar em um recipiente para então depois colocar a fita dentro.

Há também alguns testes nos quais é preciso urinar em um copo e depois, com um conta-gotas, pingar o xixi sobre a fita. Após cinco minutos, já é possível saber o resultado, que vai aparecer em forma de símbolo, cor ou linha. Por isso, é essencial ler as instruções e saber como o teste adquirido mostra o resultado, sendo que os testes digitais exibem a palavra “não grávida” ou “grávida”.

Independente da forma que fizer o teste de farmácia, o mesmo serve para identificar a presença do hormônio beta-HCG no xixi, o qual é produzido pelo organismo apenas quando a mulher está grávida. A substância começa a ser produzida mais especificamente na hora em que o óvulo é implantado na parede do útero. Nesse momento é que se pode dizer que realmente uma gestação começou.

Como fazer o teste de farmácia - Como funciona o teste de farmácia
Imagem: scarymommy.com

Eficácia do teste de farmácia

Os laboratórios que fabricam o teste de farmácia afirmam que a eficácia do método fica entre 95% e 99%. Porém, para que o teste tenha maiores probabilidades de mostrar o resultado certo é preciso que ele seja feito de forma correta e, principalmente, no período mais adequado. Ou seja, até o óvulo ser implantado, pode demorar até duas semanas e se a mulher fizer o teste antes o resultado pode dar errado.

Dessa forma, para fazer o teste de farmácia você deverá aguardar duas semanas depois do dia que se imagina que houve a fecundação do óvulo para então realizar o método. O teste também pode ser feito depois de dois a cinco dias em que houve atraso menstrual e a mulher acreditar que pode estar grávida.

No entanto, existem testes que indicam que conseguem detectar mesmo quantias menores do hormônio e, por isso, podem ser feitos antes do prazo indicado. É importante ainda certificar-se de que o teste esteja dentro do prazo de validade. Além disso, o teste vai mostrar maior eficácia se for realizado com o primeiro xixi que é feito depois de acordar.

Mas também pode ser usada a urina que sai após quatro horas de fazer xixi da última vez. Já quem está com pressa em saber se está grávida ou não, melhor do que fazer o teste de farmácia é realizar um exame de sangue, no qual também se tem o objetivo de detectar o beta-HCG no organismo. Nesse caso, o hormônio aparece na corrente sanguínea em até 10 dias após a ovulação.

Como fazer o teste de farmácia - Eficácia do teste de farmácia
Imagem: caracepathamilblog.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o teste de farmácia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como fazer o teste de farmácia

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer o teste de farmácia
Imagem: tentantes.com.br
Imagem: scarymommy.com
Imagem: caracepathamilblog.com
1 de 3
Como fazer o teste de farmácia

Voltar ao topo da página