Como fazer óleo de citronela

Como fazer óleo de citronela

A citronela é uma planta de origem asiática que cresce muito facilmente em climas quentes e úmidos como o tropical e subtropical. A planta é muito conhecida por ser um repente natural de insetos por causa de seu aroma, mas essa não é a única utilidade da citronela. A partir dela é possível fazer um óleo que, além de também poder ser utilizado como repelente, traz diversos benefícios para a saúde e pode ser usado como aromatizador, já que apesar de repelir insetos, seu aroma é muito agradável para seres humanos. Se você quer saber como fazer óleo de citronela em casa, esse artigo do umCOMO te explica passo a passo.

Como plantar citronela

Quem quer fazer óleo de citronela caseiro, pode optar por plantá-la. A citronela não é uma planta exigente. Para plantá-la procure um local onde bata bastante sol, já que se trata de uma planta de clima quente, depois basta adubar a terra com um adubo comum NPK (nitrogênio, potássio e fósforo) e não se esquecer de regá-la bastante, já que ela é uma planta de clima úmido. Cuidado para não afogar a planta, ela lida muito bem com água mas tudo em excesso faz mal. A própria plantação já funciona como repelente de citronela e ajuda a espantar insetos da região.

Veja também como cuidar de citronela para saber como manter sua planta após a plantação.

O que você precisa para fazer óleo de citronela

O processo de extração do óleo de citronela é fácil, mas extremamente lento, para ele você precisará de:

  • folhas de citronela
  • 1 tecido bastante poroso (como o do filtro de café de pano)
  • 1 copo de azeite de oliva
  • 1 panela elétrica ou aparelho capaz de realizar cozimentos lentos
  • 1 recipiente escuro com tampa

Como fazer óleo de citronela caseiro

Certifique-se antes de iniciar o processo de que você tem tempo disponível, pois fazer óleo de citronela é um procedimento lento e não há meios de agilizá-lo. Para fazer óleo de citronela para tochas, lampiões ou lamparinas ou outros fins, siga as orientações em seguida:

  1. Coloque em sua panela elétrica as folhas de citronela e o azeite de oliva, feche a panela e ligue-a em potência mínima. Não tente substituir a panela elétrica por um fogão comum pois ele não é capaz de cozinhar de forma tão lenta e acabará queimando sua citronela, desperdiçando seu tempo e material.
  2. Deixe sua mistura cozinhando por até 8 horas, é possível retirar a mistura do cozimento após 4 horas, mas isso resultará em um óleo menos concentrado. Após as primeiras 4 horas fique de olho em seu óleo para certificar-se de que está tudo bem, pois existem algumas panelas mais potentes que mesmo em potência mínima podem acabar queimando seu produto caso fique mais tempo do que o mínimo, enquanto em outras é necessário que se cozinhe por 8 horas, tudo depende da potência de sua panela. Quanto mais tempo for possível o óleo deixar no calor, melhor.
  3. Após desligar a panela, espere que a mistura esfrie e com o pano poroso coe seu óleo de citronela, depositando-o no recipiente de interior escuro. Se você não tiver um recipiente assim, deposite seu óleo em um outro mas evite expor o produto final a lugares com muita claridade e feche.

Utilidades do óleo de citronela

Agora que você já sabe como fazer óleo de citronela, saiba que o óleo pode ser usado:

  • No lugar de querosene, funcionando como um repelente natural de insetos, existe disponível para compra óleo de citronela para tochas, lampiões e lamparinas, mas o óleo feito em casa também pode ser utilizado. Caso você já tenha sido picado, o óleo é capaz de aliviar a coceira na região.
  • Em roupas para evitar traças. Veja como espantar mosquitos com citronela nesse artigo.
  • Como antidepressivo, antisséptico e anti-inflamatório. Em caso de inflamação, uma massagem com óleo de citronela alivia a dor e ajuda no processo de cura.
  • Como um ótimo aromatizador de ambientes pois é capaz de acalmar gerando sensação de bem-estar.
  • Para limpeza de pisos frios e vidros, basta misturar em um balde de água uma colher do óleo, um colher de bicarbonato de sódio e uma colher de vinagre. É uma ótima solução para quem tem alergia a produtos de limpeza.
  • Como anti-pulgas para animais.
  • Óleo de massagem, basta misturar o óleo com alguma base como óleo de girassol ou de amêndoa, além de ajudar na massagem ainda causa sensação de relaxamento por ser um calmante e sedativo.

Se você se interessou pelas vantagens da citronela e deseja saber mais, veja os benefícios da citronela para a saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de citronela, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.