Como fazer óleo de eucalipto

Como fazer óleo de eucalipto
Imagem: granvelada.com

As folhas do eucalipto são altamente benéficas para nossa saúde, e suas propriedades antissépticas e adstringentes protegem-nos contra as doenças respiratórias mais comuns, como a gripe ou o resfriado. Sua propriedades expectorantes nos ajudam a expulsar melhor as secreções pulmonares originadas por estas doenças, e a melhor forma de nos beneficiar delas é mediante seu óleo essencial. Fazê-lo em casa é fácil, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como fazer óleo de eucalipto.

Passos a seguir:
1

Para preparar o óleo de eucalipto caseiro você precisará de folhas frescas, não secas, para manter todas as suas propriedades e conseguir o melhor aroma. Precisará também de óleo de amêndoas (ou de qualquer outro óleo natural se não tiver este) e algumas gotas de vitamina E. Utilizamos a vitamina E, principalmente, para conservar o óleo durante mais tempo, além de ser benéfico para suas propriedades. Mas, se não tem e vai utilizar o óleo em pouco tempo, pode prescindir disso.

Imagem: wikipedia.org
2

O primeiro a fazer é triturar com as mãos as folhas de eucalipto. Deve amassá-las para extrair o máximo de óleo possível. Ao serem folhas frescas você se dará conta de que em seguida começam a liberar um pouco de óleo.

3

Agora coloque as folhas trituradas e o óleo extraído em uma panela ou caçarola e acrescente o óleo de amêndoas. Adicione uma xícara de óleo para cada dez gramas de folhas, aproximadamente. Lembre-se de que também pode utilizar óleo de coco, de oliva, etc. Ponha em fogo lento e deixe-o durante cinco horas para que se integrem bem os ingredientes e se impregnem do aroma do eucalipto.

Imagem: vanigirltips.com
4

Se utiliza um óleo natural com propriedades inflamáveis, em vez de cozinhá-lo, deixe macerar a mistura durante duas semanas em um lugar livre de umidade e fresco. E se decidir fazer ao fogo deverá vigiar e baixar o fogo se for necessário.

5

Quando o óleo de eucalipto estiver pronto, tanto se o fez ao fogo como se o deixou macerar, deverá coá-lo com um pano de algodão ou gaze. Coe sobre um recipiente com fechamento hermético para não ter que traspassá-lo depois. Simplesmente coloque o pano sobre o recipiente, verta a mistura e envolva-a com o pano ou gaze, depois faça um pouco de pressão para exprimir tudo o que possa.

6

Quando tiver coado tudo, acrescente algumas gotas de vitamina E, feche o recipiente e reserve em um lugar escuro, livre de umidade e fresco. Lembre-se de que o óleo de eucalipto caseiro durará por volta de seis meses, não mais. Teste esta receita e beneficie-se de todas as suas propriedades.

Imagem: reikiadomicilio.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de eucalipto, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.