Como fazer óleo de gergelim

Como fazer óleo de gergelim
Imagem: granvelada.com

Na cozinha do sudeste asiático é muito comum o uso do óleo de gergelim e hoje em dia este óleo vegetal já se estendeu à gastronomia de muitos outros lugares do planeta. As sementes de sésamo ou gergelim permitem elaborar um azeite de sabor característico e ideal para temperar e aromatizar inúmeros pratos, e contém também inúmeras propriedades benéficas para o organismo. Por isso, em umComo queremos explicar com detalhe como fazer óleo de gergelim.

Vai precisar de:
  • Sementes de sésamo
  • 1 xícara de óleo de girassol
Passos a seguir:
1

A elaboração do óleo de gergelim requer que as sementes deste cereal estejam bem secas, ou seja, recebem o nome de gergelim, por isso podemos acelerar o processo tostando-as no forno.

2

Para isso, deverá estender as sementes de gergelim sobre uma bandeja própria para forno e colocá-la a uma altura média com o forno pré-aquecido a 180ºC. Deixe durante 10 minutos, abra o forno, mexa com uma colher e volte a colocá-la alguns minutos mais para que fiquem tostadas em todos os lados.

3

Quando o gergelim estiver bem tostado, deverá deixar as sementes esfriar em um prato e depois é necessário jogá-las em uma caçarola junto com uma xícara de óleo de girassol e levar ao fogo durante cerca de dois minutos.

4

O seguinte passo para fazer óleo de gergelim consistirá em passar a mistura anterior pelo liquidificador para que as sementes soltem todo seu suco. Também deverá deixá-lo repousar durante cerca de duas horas.

5

Por último, deverá coar o óleo de gergelim para separar os restos de sementes; pode fazê-lo com um coador muito fino ou filtrando-o através de uma gaze esterilizada colocada na boca de um pote ou garrafa.

Dica: Confira também quais são os benefícios do óleo de canola.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de gergelim, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.