Como fazer óleo de louro

Como fazer óleo de louro
Imagem: diy-campodifiore.com

O óleo de louro é um dos mais usados nos tratamentos de aromaterapia por suas propriedades sedantes, digestivas e diuréticas, principalmente. Além disso, também constitui um componente habitual de cremes antissépticos e anti-inflamatórios de uso tópico para a pele, assim como de perfumes e outros cosméticos. Elaborá-lo em casa pode ser uma tarefa muito simples se souber como fazer isso. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer óleo de louro.

Vai precisar de:
  • 30 g de folhas de louro frescas
  • 1 litro de azeite de oliva virgem extra
  • Vitamina E
Passos a seguir:
1

O primeiro que deve fazer é colher folhas de louro frescas. É importante que não sejam secas para poder manter todas as suas propriedades e elaborar o óleo muito melhor. Depois, também precisará de azeite de oliva virgem extra, ou de amêndoas se não tiver o de oliva. Quanto às quantidades, o ideal é usar um litro de azeite por 30 gramas de folhas de louro.

Imagem: grupoherbex.com
2

Quando todos os ingredientes estiverem prontos, já podemos começar com a elaboração do óleo caseiro de louro. Para isso, triture todas as folhas com as mãos ou com um pilão. Deverá esmagá-las até ver que começam a soltar um leve óleo. É por isso que devem ser frescas e não secas.

3

Quando estiverem bem trituradas, introduza as folhas com o óleo liberado em um recipiente com fechamento hermético e cubra com azeite de oliva. Depois tampe e deixe macerar por duas semanas em um lugar fresco e livre de umidade. Depois desse tempo, deverá trocar as folhas de louro por folhas novas para intensificar o aroma. Simplesmente volte a colher as folhas frescas, lave, esmague e incorpore ao pote com o óleo, tampe e deixe mais duas semanas.

Imagem: abc.com
4

Depois destas outras duas semanas, já pode peneirar o óleo. Para fazer isso precisará de um pano de algodão ou gaze. Coloque o pano sobre o recipiente onde pretende guardar o óleo para usar e jogue o azeite sobre ele. Depois, esprema o pano todo que puder para que retenha o mínimo de óleo possível.

5

E pronto! Seu óleo caseiro de louro já está pronto para usar. Se quiser pode acrescentar algumas gotas de vitamina E para uma melhor conservação. Pode usar o óleo de forma tópica para suavizar a pele e nutri-la. Caso queira ingeri-lo deverá consultar o seu médico já que um excesso pode provocar vômitos e diarreia. Sua ingestão está totalmente contraindicada para pessoas com problemas de gastrite ou úlceras. Se gosta dos óleos caseiros não perca nossos artigos sobre como fazer óleo de rosas, de calêndula ou de eucalipto.

Imagem: aliimg.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de louro, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.