Como fazer pasta de dentes caseira

Como fazer pasta de dentes caseira

Atualmente, podemos ver que o número de pessoas que apostam pelos produtos naturais e ecológicos é cada vez maior. As pastas de dentes não são uma exceção, pois muitos pensam que os dentífricos que encontramos em qualquer supermercado possuem muitos produtos químicos e muito pouco naturais. Se você é uma dessas pessoas, preste atenção neste artigo do umCOMO onde lhe vamos explicar como fazer pasta de dentes caseira com alguns ingredientes naturais e saudáveis para nossos dentes, que ajudarão a manter uma boa limpeza bucal e a combater a placa bacteriana.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Os ingredientes que vamos utilizar para fazer pasta de dentes caseira podem ser encontrados facilmente em qualquer ervanária. De seguida, vamos explicar as propriedades e os benefícios para nossa saúde de cada um deles:

  • O bicarbonato de sódio é um composto sólido de cor branca utilizado como enxaguante bucal por suas propriedades antibacterianas e com capacidade para limpar o tártaro bucal.
  • A sálvia é uma planta mediterrânea que se destaca por suas propriedades antissépticas, prevenindo assim as possíveis inflamações nas gengivas.
  • O tomilho, assim como a sálvia, também tem propriedades antissépticas e é utilizado para prevenir e atuar contra a halitose.
  • A menta é uma planta com propriedades calmantes e também possui um sabor refrescante.
  • A árvore do chá é uma planta medicinal com propriedades antissépticas muito utilizada para tratar tanto úlceras bucais como candidíase bucal.
  • O sal marinho é um composto natural com propriedades anti-inflamatórias, por isso é ideal para acalmar as inflamações bucais.

Após obter todos os ingredientes, podemos começar a fazer a nossa pasta de dentes natural.

2

A primeira coisa que temos que fazer é fazer um chá com a sálvia e o tomilho separados. Para isso, pegue em aproximadamente 3 colheres de sopa de cada ingrediente e misture com 1 xícara de água em cada panela. Ferva a mistura por 5-10 minutos e deixe repousar até que esteja totalmente fria. No final deve obter por um lado o chá de tomilho e por outro o de sálvia.

3

O passo seguinte é misturar o chá de tomilho com o de sálvia em um prato fundo ou recipiente e mexer a mistura com a ajuda de uma colher. De seguida, pegue em uma tigela grande e coloque 10 colheres de sopa da mistura de chá de tomilho e sálvia e continue mexendo.

De seguida, adicione na tigela 1/2 colher de sopa de sal marinho e 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio e mexa muito bem com a colher.

4

Após mexer bem a mistura na tigela adicione 4 gotas de óleo de menta e outras 4 gotas de árvore de chá e continue batendo a mistura com a colher.

De seguida, coloque na mistura umas 7 colheres de sopa de argila branca. É importante que vá jogando cada colher pouco a pouco e que cada vez vá mexendo para eliminar possíveis grumos.

5

A mistura estará pronta quando tiver bastante consistência para virar a tigela para baixo sem que a pasta caia. Se for o caso, a pasta de dentes caseira estará pronta para utilizar. Por último, adicione o dentífrico natural em um pote de vidro para utilizar em várias vezes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pasta de dentes caseira, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • É importante utilizar uma escova de dentes com cerdas suaves e trocar a cada 3 ou 4 meses.
  • Não coloque muita quantidade de pasta de dentes sobre a escova pois é muito provável que a ingira devido à grande quantidade de espuma que produz.
  • Escove seus dentes por aproximadamente 3 minutos com movimentos verticais e suaves para não sangrar as suas gengivas.
  • Enxágue bem, tanto a sua boca como sua escova de dentes para não deixar possíveis bactérias.