Como Fazer RCP (Ressuscitação Cardio Pulmonar) em Adultos

Como Fazer RCP (Ressuscitação Cardio Pulmonar) em Adultos
Imagem: todayifoundout.com

O RCP (Ressuscitação Cardio Pulmonar) é uma manobra de reanimação para vítimas de paragem cardiorrespiratória que deve ser ensinada a todos os cidadãos. Pode apreender esta e mais manobras em qualquer curso de primeiros socorros, no entanto aqui em umComo.com.br vamos explicar passo a passo como a fazer RCP num adulto. Lei-a atentamente e pode vir a salvar uma vida!

Passos a seguir:
1

Nos últimos anos foram realizados vários estudos sobre as técnicas de primeiro socorros e chegou-se a conclusão que a ressurreição cardiopulmonar sem respiração boca à boca é tao eficiente do que com. Por essa razão nos seguintes passos irá apreender a fazer a manobra usando apenas a compressão.

2

Caso encontre uma vitima inconsciente se certifique que o local em que se encontra é seguro para realizar a manobra. Caso tenha estado envolvido num acidente, incêndio ou outro tipo de situação perigosa terá que em primeiro lugar encontrar um local seguro, longe de estradas, fogo ou de multidões agitadas. Em ambiente de perigo para si e para a vítima torne o lugar em que se encontra seguro com as medidas necessárias, caso não consiga será obrigada a deslocar a vítima. Evite ao máximo arrastar a pessoa, usando um lençol ou um casaco por baixo e puxar com ajuda desse.

3

Antes de realizar o RCP tem que ter noção se a vitima está consciente, para fazer isso bata gentilmente no obro dela e pergunte com uma voz alta e clara se a pessoa está bem. Se ela responder não terá que fazer a manobra e pode rapidamente ligar aos serviços de emergência para. Caso a pessoa não responda, comece a posicionar a vitima para realizar os primeiros socorros e neste caso também deve, logo que possível, ligar ao serviço de emergência.

4

Para entrar em contato com o serviço de emergência:

  • Brasil- 192
  • EUA- 991
  • Austrália- 000
  • Europa- 112
  • Reino Unido- 999

Indique a sua localização exata e avise que vai realizar uma RCP. Caso esteja acompanhado passe o telefone para a outra pessoa para continuar na linha com os serviço enquanto você irá fazer a compressão, caso contrario terá que desligar o telefone para poder fazer a ressuscitação cardiopulmonar.

5

Encoste o ouvido perto do nariz da vítima para verificar se ela esta a respirar normalmente ou se esta a tossir, caso esteja não ser necessário recorrer à manobra. Pois se o fizer vai estar a por a pessoa em risco de uma paragem cardíaca.

6

A vítima tem que estar deitada de costas no chão, de preferência numa superfície mais reta possível para que não a machuque enquanto realiza a manobra. Certifique-se que as vias respiratóriasestejam abertas, para isso ponha a mão sobre a testa da vitima e dois dedos no queixo e incline ligeiramente a cabeça dela para trás.

7

Coloque a sua palma da mão na caixa torácica da vitima, entre os peitorais e ao nível do mamilos. De seguida coloque a outra mão sobre a outra com os dedos interlaçados.

8

Adote uma posição direita em que fique exatamente por cima das suas mão e com os braços mais direitos possíveis. Agora vai começar a fazer 30 compressões torácicas pressionando uma profundidade de cerca 5cm num ritmo acelerado (103 batidas por minuto).

9

Tente fazer intervalos de menos de 10 segundos de compressão e continue a fazer até chegar ajuda médica ou se está em cuidados médicos já ser tratado com choques.

Quando chegar a ajuda apenas poderá interferir caso lhe seja pedido, caso contrário não interfira durante o procedimentos dos mesmos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como Fazer RCP (Ressuscitação Cardio Pulmonar) em Adultos, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.