Como fazer soro oral caseiro

Como fazer soro oral caseiro

Quando os vômitos ou a diarreia nos atacam, é indispensável a ingestão de líquidos para evitar a desidratação. Mas beber água pode não ser suficiente, porque além dos líquidos, os minerais também são eliminados do nosso organismo e precisamos de os recuperar para o seu correto funcionamento. É por isso que se recomenda tomar soro oral que nos fornecerá os nutrientes perdidos. Se não o tiver em casa, saiba que pode elaborá-lo muito facilmente e com poucos ingredientes, continue lendo este artigo do umCOMO e descubra como fazer soro oral caseiro.

Vai precisar de:
  • 1 litro de água
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 1/2 colher de sopa de bicarbonato
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 xícara de sumo de limão
Passos a seguir:
1

O soro oral caseiro é a solução ideal para nos reidratarmos depois de qualquer doença ou condição que nos tenha levado a perder de forma importante o líquido do nosso corpo. Uma vez que a água contribui apenas com líquido mas não minerais, é preciso recorrer a um produto que favoreça a recuperação de sais e açúcares no nosso organismo. Recomenda-se a sua ingestão quando temos:

  • Diarreia intensa e frequente.
  • Vômitos.
  • Infecções estomacais como a gastroenterite.
  • Febre elevada, pois esta origina também a perda de líquidos corporais.
2

Para preparar o soro oral caseiro é importante usar água engarrafa, se não usar água engarrafa para o preparar e preferir a da torneira, deve fervê-la, pois é muito importante que a água esteja livre de qualquer elemento que possa piorar o mal-estar.

Quando tiver uma fonte de água segura, coloque o litro de água numa garrafa, jarra ou outro recipiente de capacidade maior, de preferência de 1,5 ou 2 litros.

3

O passo seguinte para fazer o soro oral caseiro é adicionar o suco de limão à água, isto vai permitir melhorar o seu sabor e obter algumas vitaminas úteis para se recuperar. Adicionalmente o limão conta com muitos benefícios para a nossa saúde, ajudando a equilibrar o pH estomacal, a impedir a acidez, a eliminar os gases e a melhorar a digestão, pelo que será de grande ajuda para se hidratar e contribuir para sua recuperação.

4

Em seguida, deverá juntar também meia colher de sopa de sal e de bicarbonato de sódio, assim como duas colheres de sopa de açúcar que servem para adoçar o sabor do soro caseiro. O sal ajudará a recuperar os minerais perdidos e a melhorar a sua saúde.

Agite a garrafa para que todos os ingredientes se misturem bem. No caso de ter usado uma jarra, utilize uma colher de madeira ou algum outro utensílio comprido.

5

No caso de estar preparando um soro oral caseiro porque está com diarreia, de seguida vamos lhe mostrar as melhores infusões que lhe ajudarão a lidar com esta condição e a melhorar a sua saúde de forma geral. As melhores opções são as seguintes:

  • Infusão de tomilho: esta planta medicinal conta com propriedades adstringentes que nos ajudam a acabar com a diarreia, assim como a melhorar as dores estomacais próprias desta condição. Tome 2 xícaras por dia desta bebida e, pouco a pouco, notará melhorias.
  • Infusão de camomila: é uma das infusões mais clássicas na hora de tratar a diarreia e outros transtornos relacionados com a saúde gástrica. No caso da diarreia, vômitos ou outras condições, a camomila pode ajudá-lo a melhorar graças às suas propriedades anti-inflamatórias e calmantes.
  • Infusão de gengibre: o gengibre é outra das melhores plantas medicinais que pode incluir na sua dieta para conseguir aliviar as dores abdominais, além de melhorar o funcionamento do seu aparelho digestivo, pelo que eliminará a diarreia de forma natural.

De qualquer forma, no umCOMO recomendamos que se ao final de 48 horas não notar melhorias, consulte um médico para realizar um exame e lhe oferecer o melhor tratamento para a sua condição.

Neste outro artigo poderá encontrar mais remédios caseiros para a diarreia.

6

No caso do seu mal-estar estar relacionado com a presença de vômitos, então deve saber que existem outros remédios caseiros que lhe podem ajudar a acabar com eles e a recuperar o seu bem-estar. De seguida, vamos lhe mostrar as melhores infusões que pode tomar no caso de vômitos persistentes:

  • Infusão de anis: o anis é um produto que está repleto de propriedades ideais para a saúde do nosso sistema digestivo. Ele ajuda-nos a reduzir as náuseas ou vômitos e a lidar contra qualquer condição que nos esteja causando mal-estar. Para aproveitar os seus benefícios, o melhor é preparar uma infusão e tomá-la 2 vezes por dia.
  • Infusão de cravo da índia: também é perfeita para reduzir as náuseas e diminuir o inchaço estomacal que pode aparecer devido ao mal-estar. Para isso, pode fazer uma infusão com alguns cravos da índia ou, se preferir pode mastigá-los.

Neste outro artigo do umCOMO poderá encontrar mais remédios caseiros para os vômitos.

7

Deverá tomar este soro caseiro para repor os minerais e eletrólitos que o seu corpo perdeu, desta forma evitará se desidratar. Recomenda-se beber pelo menos dois litros por dia deste regenerador caseiro e natural, sempre em pequenos goles e de forma lenta para evitar que o excesso de líquido gere um maior mal-estar.

Se a diarreia ou os vômitos continuarem apesar da tentativa de se hidratar com esta bebida, será necessário consultar um médico rapidamente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer soro oral caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • O soro oral caseiro é uma excelente alternativa para quem não consegue ingerir os preparados comerciais.
  • Beba-o em pequenos goles mas de forma constante e verá como se consegue hidratar de forma eficaz.