Prevenção dos distúrbios digestivos

Como fazer sucos para limpar o cólon

Como fazer sucos para limpar o cólon
Imagem: caracteres.mx

Um cólon limpo e saudável é fundamental para garantir que nosso corpo esteja absorvendo todos os nutrientes e vitaminas necessários, ao mesmo tempo em que eliminamos toxinas da forma adequada. Uma má dieta ou determinados transtornos como o síndrome do intestino irritável são responsáveis de que nosso cólon se encontre inflamado e esteja carregado de toxinas; nesses casos uma limpeza é oportuna para diminuir a inflamação e garantir o bem-estar intestinal. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você como fazer sucos para limpar o cólon de forma eficiente e natural.

Índice

  1. Por que é importante limpar o cólon?
  2. Suco para limpar o cólon de abacaxi, pepino, maçã, laranja e aloe vera
  3. Suco de gengibre para limpar o cólon
  4. Suco de morango, abacaxi e salsinha para limpar o cólon
  5. Suco de limão para limpar o cólon

Por que é importante limpar o cólon?

O cólon é a parte do nosso corpo onde acontecem dois processos importantes: a absorção de vitaminas e nutrientes e a eliminação de resíduos. Este órgão é dividido em ascendente, transversal e descendente. Nas duas primeiras partes é onde acontece a absorção de nutrientes provenientes dos alimentos, enquanto na área descendente se encontram todos os resíduos que serão evacuados.

No entanto, quando nosso cólon se encontra cheio de toxinas, gorduras e substâncias prejudiciais, a absorção de vitaminas pode ser comprometida. Esta situação também gera outros sintomas incômodos como inflamação, prisão de ventre ou dores locais, razão pela qual é importante desintoxicá-lo e fazer uma limpeza a cada certo tempo (neste caso, através de sucos indicados para isso).

Suco para limpar o cólon de abacaxi, pepino, maçã, laranja e aloe vera

Este suco para limpar o cólon conta com alguns dos ingredientes naturais mais depurativos que podemos encontrar, por isso seu efeito está garantido, favorecendo uma aparência mais desinflamada e um intestino bem mais saudável.

Para fazê-lo você precisará de:

  • Uma rodela de abacaxi natural;
  • Meio pepino (sem ser descascado);
  • Uma maçã pequena da cor da sua preferência;
  • Meia folha de aloe vera;
  • Suco de uma laranja.

Corte o abacaxi e o pepino, retire o coração da maçã e corte a metade de uma folha de aloe vera retirando só a polpa para acrescentar ao suco de limpeza do cólon. Acrescente todos os ingredientes em um liquidificador ou processador de alimentos, adicione um copo de água e triture. Para finalizar acrescente o suco de uma laranja; esta mistura renderá para dois copos.

Este suco para limpar o cólon deve ser bebido duas vezes por dia, uma vez em jejum e a outra à tarde, durante 7 dias para obter os resultados desejados.

Como fazer sucos para limpar o cólon - Suco para limpar o cólon de abacaxi, pepino, maçã, laranja e aloe vera

Suco de gengibre para limpar o cólon

Esta simples receita de suco para limpar o cólon é muito eficiente quando a meta é eliminar as toxinas de forma suave e favorecer nossa saúde gástrica e intestinal. Entre as suas propriedades podemos destacar o seu poder anti-inflamatório e a sua capacidade para melhorar a digestão.

Elaborá-lo é muito simples, você só precisa de:

  • Uma raiz de gengibre previamente lavada e descascada.
  • Um copo de água.

Pique o gengibre e coloque-o no liquidificador ou processador de alimentos, acrescente o copo de água e triture. Peneire o suco e beba de preferência em jejum; se precisar adoçar, acrescente um pouco de mel. Se tiver problemas de azia, refluxo, náuseas ou problemas de digestão verá como esta raiz ajuda a melhorar bastante enquanto limpa o cólon.

Como fazer sucos para limpar o cólon - Suco de gengibre para limpar o cólon

Suco de morango, abacaxi e salsinha para limpar o cólon

Se quiser desinflamar o cólon e eliminar toxinas, o suco de morango, abacaxi e salsinha é muito eficiente devido ao seu poder diurético e seu conteúdo em antioxidantes.

Para fazê-lo você precisará de:

  • 6 morangos;
  • Uma rodela de abacaxi natural;
  • Uma colher de sopa de salsinha fresca.

Misture todos os ingredientes lavados previamente em um liquidificador ou processador de alimentos, acrescente um pouco de água e triture. Consuma fresco, preferencialmente em jejum (pode ser tomado todos os dias).

Como fazer sucos para limpar o cólon - Suco de morango, abacaxi e salsinha para limpar o cólon

Suco de limão para limpar o cólon

Não é preciso muitos ingredientes ou preparações complicadas para desfrutar de um bom suco para limpar o cólon, pois na natureza podemos contar com ótimos aliados como o limão. Entre seus muitos benefícios, o limão é um excelente aliado gástrico melhorando a digestão e favorecendo o trânsito intestinal.

Misture simplesmente o suco de um limão em meio copo de água morna. Beba todas as manhãs em jejum e ele ajudará a melhorar o estado do seu cólon.

Como fazer sucos para limpar o cólon - Suco de limão para limpar o cólon

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sucos para limpar o cólon, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
Silvia
Quuero saber mais sobre limpeza colon
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Silvia! Neste artigo poderá encontrar mais dicas para desintoxicar o cólon: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-desintoxicar-o-colon-8125.html
margarida
ola gostaria de saber quanto tempo, ou quantos dias, devemos tomar o limão em jejum? e em quanto tempo vamos sentir o resultado?
Noemi
Boa Noite, esse suco de abacaxi laranja e aloe vera temos que coar ? Obrigada!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Noemi! Não precisar coar não, pode beber mesmo assim :) Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página!
Noemi
Obrigada Sara por responder, vou acompanhar sim ,já está em meus favoritos! Boa Tarde!!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Que bom saber isso Noemi! Valeu :)
Carlos augusto
Boa noite, tenho problemas do intestino preso e estas receitas parecem er muito eficientes, mas gostaria saber onde posso conseguir Aloe Vera aqui em SP? gostaria ter um pèsinho daquilo como minha reserva.
janaina
Adorei as receita... Obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Janaina! Que bom saber que as receitas foram do seu agrado. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Adriana Moreira
Olá, bom dia! Meu esposo tem Sindrome do Intestino Irritavel, porém, o problema dele é intestino "preso", ele ja fez tratamento com Mesalazina 500mg, mas nada mudou, agora está com o medicamento Siilif 100mg. Já perdeu muito peso, gostaria de sugestão de dieta. Agradeço
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Adriana, entre aqui e veja as dicas de alimentação para pessoas com intestino irritável: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-comer-se-tiver-intestino-irritavel-3749.html Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
maria candida
Tenho problemas de ingestão de alimentos cítricos ,ácidos principalmente frutas, qual seria outra opção de sucos. E nos casos de diarréia com líquido ácido?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, nesses links você pode encontrar quais os alimentos e frutas que você deve comer em caso de diarreia: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-a-diarreia-6048.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-as-frutas-boas-para-a-diarreia-10368.html Pode escolher uma fruta destas e fazer um suco! Obrigada pelo seu comentário e as melhoras! ;)
Candida
Interessante e achei que tanto a pêra como o pêssego aumentasse a diarréia e sempre evitei comê-las durante esse período. Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Candida, ainda bem que conseguimos ajudar você :) Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
William
Caros, boa noite Estive lendo esse artigo e gostaria de saber depois de quanto tempo eu poderia tomar meu café da manhã? pretendo usar a ultima sugestão que é a do limão.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá William, você pode tomar à mesma o café da manhã e beber estes sucos. Deve apenas tomar o suco que escolheu antes do café da manhã, em jejum. Obrigada por comentar e continue a visitar-nos! ;)
Imagem: caracteres.mx
1 de 5
Como fazer sucos para limpar o cólon