Como fazer tabelinha para engravidar

Como fazer tabelinha para engravidar
Imagem: conmishijos.com

Se o seu desejo e do seu parceiro é ter um bebê, pode recorrer ao método da tabelinha para engravidar para saber em que período se encontra mais fértil. Para além disso, este método também pode ser utilizado como método contraceptivo, prevenindo assim a gravidez, apesar de não proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis. A tabelinha para engravidar vai-lhe indicar o período em que está a ovular, com base nos períodos menstruais anteriores. O uso desta tabelinha pode gerar confusão em muitas mulheres, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe tudo o que precisa de saber para fazer a tabelinha para engravidar.

Vai precisar de:
  • Calendário.
Passos a seguir:
1

Para usar este método da tabelinha para engravidar deve anotar em um calendário os dias da sua menstruação, deve marcar o primeiro dia que menstruou e o último. Com isso, conseguiremos fazer as contas para determinar em que dias devemos ter relações sexuais.

2

A duração normal de um ciclo menstrual regular varia entre 28 e 30 dias, sendo que normalmente o dia mais fértil é o 14º. Se tiver um ciclo menstrual de 28 dias, deve marcar no seu calendário o primeiro dia de menstruação e contar mais 14 dias. Esse será o dia em que se encontrará mais fértil. No entanto, devido a situações de alterações hormonais, estresse, entre outros fatores, deve considerar ter relações sexuais 2 dias antes e depois do dia fértil, ficando com um total de 5 dias de período fértil.

Imagem: mamaes.net
3

Imaginando que a sua menstruação começou no dia 1 do mês e contando 14 dias, o seu dia mais fértil é o dia 14. Assim, deverá ter relações do dia 12 ao dia 16, o seu período fértil.

4

Lembre-se que, o dia fértil é o dia correspondente ao meio do ciclo menstrual. Em casos de ciclos menstruais de 28 dias, o dia fértil será 14 dias após o primeiro dia de menstruação. Mas, no caso de ciclos menstruais de por exemplo 30 dias, o dia fértil será 15 dias após o primeiro dia de menstruação.

5

Este método para engravidar é mais eficiente em mulheres que apresentem ciclos menstruais regulares. Mulheres com ciclos menstruais irregulares têm mais dificuldade em usar a tabelinha para engravidar. Nestes casos, tem de se observar durante alguns meses seguidos o seu comportamento, para se conseguir fazer uma média. Em situações de ciclos menstruais irregulares, a mulher pode sempre fazer um teste de ovulação, para saber qual é o seu período fértil.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer tabelinha para engravidar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Caso não pretenda engravidar, não deve ter relações sexuais durante os dias do seu período fértil.