Como fazer um autoexame de próstata

Como fazer um autoexame de próstata
Imagem: rexpuestas.com

O câncer de próstata, segundo as estatísticas, é o segundo tipo de câncer que mais afeta os homens, e por isso é de suma importância fazer os exames de próstata adequados que permitem detectar qualquer tipo de doença a tempo. Além das revisões médicas, é útil saber como fazer um autoexame de próstata através do qual podemos identificar ou perceber, nós mesmos, os primeiros sintomas de alguma anomalia. Leia atentamente este artigo de umComo para saber como fazê-lo passo a passo.

Passos a seguir:
1

A próstata é uma pequena glândula do aparelho urogenital masculino que se encontra situada bem debaixo da bexiga e sua função principal é a de segregar o líquido seminal por onde os espermatozóides se locomovem. Ao estar ao redor da uretra, quando a próstata se expande produz-se dificuldades na hora de urinar e de ter relações sexuais. Preste atenção aos seguintes passos para realizar o autoexame de próstata e comprovar se existe qualquer tipo de alteração.

2

A revisão da próstata deve ser feita através de um toque retal, por isso é fundamental você ficar relaxado. Dessa forma, os músculos do esfíncter anal também relaxam e a tarefa será bem mais fácil e cômoda.

3

Primeiro, lave suas mãos de forma correta, usando um sabonete antibacteriano para reduzir a flora microbiana nas mãos e obter uma limpeza profunda.

Imagem: metropolitana.evisos.cl
4

A seguir, aplique um pouco de lubrificante ou vaselina no ânus e ao redor da área. Com isso, o dedo deslizará para o interior com mais facilidade. Você pode adquirir qualquer lubrificante à base de água que encontrará em farmácias.

Imagem: shop.tattoo-sum.com
5

O seguinte passo é colocar luvas de látex descartáveis e lubrificar também o dedo que vai usar para fazer o autoexame de próstata. O mais cômodo é usar o dedo indicador, pois nos permite controlar perfeitamente o movimento.

6

Após lubrificar o dedo, introduza-o no ânus lentamente até chegar ao local da próstata com a ponta do dedo, como vemos na imagem. Pense que estará apalpando a superfície da parede anal, sem tocar a próstata diretamente. É aqui que devemos comprovar se existe algum tipo de inflamação, mudança de textura ou sensação de dor. Se for o caso, é imprescindível consultar um urologista com urgência para que faça um exame médico exaustivo.

Imagem: tuprostata.es
7

Os autoexamens de próstata são revisões que podemos fazer nós mesmos como prevenção, mas em nenhum caso devem substituir as revisões médicas de rotina. É importante que todos os homens com mais de 45 anos consultem um urologista uma vez por ano para fazer uma revisão e, em caso de antecedentes familiares com problemas ou câncer de próstata, fazer a consulta a partir dos 40 anos.

Dica: Se você é de São Paulo, acesse também esse artigo e descubra como marcar consulta no hospital do homem, um hospital dedicado exclusivamente à saúde masculina.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um autoexame de próstata, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.