Outros Saúde gastrointestinal

Como fazer um enema em casa

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um enema em casa
Imagem: healthtap.com

O procedimento de limpeza do reto exige uma série de cuidados para não causar danos à flora intestinal nem às paredes do ânus. Para saber como fazer um enema em casa de forma correta, o umComo.com.br vai dar algumas dicas.

Também lhe pode interessar: Como fazer um laxante natural

Como funciona o enema

O enema, também conhecido como limpeza intestinal e ou clister, é indicado para casos de prisão de ventre severa ou quando há indicação médica, como para o pré e pós-operatório e na preparação para certos exames médicos. No caso da constipação, existem outros métodos tão eficientes quanto, como uma alimentação adequada, inclusive, rica em fibras. Mas quem fizer o enema para ajudar no funcionamento do intestino deve utilizar os instrumentos adequados.

Nas farmácias, é possível encontrar o kit de enema que, em geral, conta com uma bolsa para armazenar o líquido, um gancho para pendurá-la, um plugue, uma mangueira e o tubo para inserir pelo ânus. Dessa forma, fazer um enema em casa consiste em montar o kit, conectando o tubo à bolsa de água e enchê-la com um litro de água destilada morna, o ideal é que esteja a 37 graus. Recomenda-se que a bolsa permaneça, pelo menos, a 90 centímetros do chão. Já a ponta de plástico do tubo deve receber vaselina, óleo de amêndoas, azeite de oliva ou de coco para ser lubrificada.

Na hora de iniciar o procedimento, a melhor posição de fazer um enema em casa é deitar de barriga para cima com os joelhos dobrados sobre o peito ou deitar de lado com os joelhos dobrados. Outro cuidado é que o tubo seja manuseado com suavidade, em direção ao umbigo e que não seja forçado, caso contrário, podem ocorrer ferimentos graves. Depois que estiver dentro do reto, já é possível liberar a água para chegar ao intestino. O procedimento deve durar, no máximo, cinco minutos, quando a vontade de evacuar surgir.

Como fazer um enema em casa - Como funciona o enema
Imagem: optimalhealthnetwork.com

Dicas para fazer enema em casa

Quando os resultados desejados não são alcançados com o kit de enema feito em casa, recomenda-se realizar o procedimento novamente, com uma solução própria. Ela possui fosfato de sódio e pode ser adquirida em farmácias, porém, é comum ser substituída por um copo de azeite. Se mesmo assim não funcionar, é indicado que se busque ajuda médica. Vale lembrar que não é aconselhado realizar o enema mais do que uma vez por semana.

Caso contrário, podem ocorrer mudanças na flora intestinal que vão prejudicar o bom funcionamento do intestino, o que pode levar até mesmo a uma diarreia crônica. Embora o enema em casa seja feito ainda por pessoas que desejam ter relações sexuais com penetração anal, para evitar situações desagradáveis, especialistas lembram que o reto, parte final do intestino grosso, onde o pênis é introduzido, costuma estar vazio, a não ser que a pessoa esteja prestes a evacuar.

Dessa forma, a higienização ao redor do ânus é suficiente para o sexo anal. Além disso, se a chuca ou duchinha, outros nomes do enema quando a ideia é a limpeza para o sexo anal, for feita de modo incorreto pode causar trauma no reto, o que, aliás, vai aumentar o risco de contrair HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Também é importante que a água seja destilada, pois a da torneira pode conter substâncias que prejudicam a flora intestinal.

Como fazer um enema em casa - Dicas para fazer enema em casa
Imagem: diariodebiologia.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um enema em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: healthtap.com
Imagem: optimalhealthnetwork.com
Imagem: diariodebiologia.com
1 de 3
Como fazer um enema em casa