Como fazer um jantar leve durante a gravidez

Como fazer um jantar leve durante a gravidez

Durante a gravidez, é importantíssimo manter uma vida equilibrada e saudável, o que pode ser obtido com uma combinação de exercícios e boa alimentação. Na dieta da mulher grávida não devem faltar os lacticínios, os hidratos de carbono, os legumes, a água e, por fim, as frutas e verduras frescas previamente bem lavadas. A alimentação na etapa da gestação é um capítulo que deve ser observado e, no caso do jantar, o ideal é não ingerir grande quantidade de alimentos e sim fazer refeições leves. Por isso, no umComo, fornecemos algumas recomendações para um jantar leve durante a gravidez.

Passos a seguir:
1

Você pode fazer uma refeição leve no jantar durante a gravidez preparando uma salada variada que não contenha alface, e sim uma variedade de vegetais como tomates, pepinos frescos, queijo com pouca gordura, milho e abacate. Não devemos esquecer-nos de lavar bem a verdura crua e, preferivelmente, com algum produto que pode ser adquirido na farmácia para lavar frutas e verduras frescas, e assim evitarmos a toxoplasmose.

Além disso, é recomendável evitar a ingestão de alface à noite, uma vez que seu alto conteúdo de fibra pode ser muito indigesto para esta hora do dia.

2

Fuja dos embutidos e das gorduras durante o jantar em caso de gravidez. Além disso, os embutidos crus como chouriço, salsichão ou presunto serrano não são permitidos durante a gravidez, pois aumentam o risco de toxoplasmose. Você pode optar por substituí-los por peru, presunto york ou queijo com pouca gordura, sempre que estes sejam feitos com leite pasteurizado. O queijo azul ou de cabra não deve ser ingerido durante a gravidez.

3

Um jantar leve, que pode ser preparado durante a gravidez, é uma omelete. Pode ser feita com só com os ovos ou, se desejar, incluir atum, peru, presunto york ou queijo. Assim, estará ingerindo as proteínas contidas no ovo e desfrutará de um jantar leve que lhe permitirá fazer bem a digestão.

Se você procura as receitas perfeitas, convidamos a consultar nossos artigos sobre como fazer uma tortilha de claras, como fazer uma omelete de verduras e como fazer uma omelete de presunto e queijo.

4

Certamente, um peixe na chapa, quer seja uma posta de merluza ou um peixe-galo, por exemplo, com um pouco de azeite, sal e limão, é uma maneira perfeita de ter um jantar leve durante a gravidez. Se continuar com fome, pode ingerir um pouco de verdura fervida: brócolis, cenouras, alho poró ou batatas.

Lembre-se que, durante a gravidez, é importante evitar os peixes com alto teor de mercúrio, pois sua ingestão excessiva pode causar problemas de desenvolvimento no feto. Opte por aqueles mais saudáveis e com menos mercúrio como o salmão, as sardinhas ou a merluza.

5

Se tiver vontade de comer carne, as mais leves para o jantar são o frango ou o peru. Podem ser preparadas na chapa para que possa ser bem digerida, mas devem ser bem cozinhadas. É importante observar que, durante a gravidez, as refeições devem ser bem cozidas e os alimentos crus ou pouco cozidos devem ser evitados, como carne ou peixe, pois podem causar infecções intestinais que são perigosas em seu estado.

6

Se estiver com ânimo para preparar um jantar mais elaborado, pode fazer uma posta de salmão ao forno em papelote. Uma receita muito simples: uma posta de salmão, um pouco de suco de laranja, tomilho, envolver tudo em papel alumínio e colocar no forno durante cerca de 10 ou 15 minutos. Você verá como esse delicioso prato lhe fará bem!

7

É sempre uma boa opção ingerir uma sopa ou um delicioso creme de legumes e, se estiver grávida e desejar um jantar leve, estas duas opções são perfeitas. Opte por um creme de cenouras e aipo, ou um de abobrinha e queijo ou, se preferir, escolha um creme de alho-poró. Todas estas opções são perfeitamente permitidas na dieta da futura mamãe. Bon appetit!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um jantar leve durante a gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.