
Durante a gravidez, é importantíssimo manter uma vida equilibrada e saudável, o que pode ser obtido com uma combinação de exercícios e boa alimentação. Na dieta da mulher grávida não devem faltar os lacticínios, os hidratos de carbono, os legumes, a água e, por fim, as frutas e verduras frescas previamente bem lavadas. A alimentação na etapa da gestação é um capítulo que deve ser observado e, no caso do jantar, o ideal é não ingerir grande quantidade de alimentos e sim fazer refeições leves. Por isso, no umComo, fornecemos algumas recomendações para um jantar leve durante a gravidez.
Você pode fazer uma refeição leve no jantar durante a gravidez preparando uma salada variada que não contenha alface, e sim uma variedade de vegetais como tomates, pepinos frescos, queijo com pouca gordura, milho e abacate. Não devemos esquecer-nos de lavar bem a verdura crua e, preferivelmente, com algum produto que pode ser adquirido na farmácia para lavar frutas e verduras frescas, e assim evitarmos a toxoplasmose.
Além disso, é recomendável evitar a ingestão de alface à noite, uma vez que seu alto conteúdo de fibra pode ser muito indigesto para esta hora do dia.
Fuja dos embutidos e das gorduras durante o jantar em caso de gravidez. Além disso, os embutidos crus como chouriço, salsichão ou presunto serrano não são permitidos durante a gravidez, pois aumentam o risco de toxoplasmose. Você pode optar por substituí-los por peru, presunto york ou queijo com pouca gordura, sempre que estes sejam feitos com leite pasteurizado. O queijo azul ou de cabra não deve ser ingerido durante a gravidez.
Um jantar leve, que pode ser preparado durante a gravidez, é uma omelete. Pode ser feita com só com os ovos ou, se desejar, incluir atum, peru, presunto york ou queijo. Assim, estará ingerindo as proteínas contidas no ovo e desfrutará de um jantar leve que lhe permitirá fazer bem a digestão.
Se você procura as receitas perfeitas, convidamos a consultar nossos artigos sobre como fazer uma tortilha de claras, como fazer uma omelete de verduras e como fazer uma omelete de presunto e queijo.

Certamente, um peixe na chapa, quer seja uma posta de merluza ou um peixe-galo, por exemplo, com um pouco de azeite, sal e limão, é uma maneira perfeita de ter um jantar leve durante a gravidez. Se continuar com fome, pode ingerir um pouco de verdura fervida: brócolis, cenouras, alho poró ou batatas.
Lembre-se que, durante a gravidez, é importante evitar os peixes com alto teor de mercúrio, pois sua ingestão excessiva pode causar problemas de desenvolvimento no feto. Opte por aqueles mais saudáveis e com menos mercúrio como o salmão, as sardinhas ou a merluza.

Se tiver vontade de comer carne, as mais leves para o jantar são o frango ou o peru. Podem ser preparadas na chapa para que possa ser bem digerida, mas devem ser bem cozinhadas. É importante observar que, durante a gravidez, as refeições devem ser bem cozidas e os alimentos crus ou pouco cozidos devem ser evitados, como carne ou peixe, pois podem causar infecções intestinais que são perigosas em seu estado.

Se estiver com ânimo para preparar um jantar mais elaborado, pode fazer uma posta de salmão ao forno em papelote. Uma receita muito simples: uma posta de salmão, um pouco de suco de laranja, tomilho, envolver tudo em papel alumínio e colocar no forno durante cerca de 10 ou 15 minutos. Você verá como esse delicioso prato lhe fará bem!
É sempre uma boa opção ingerir uma sopa ou um delicioso creme de legumes e, se estiver grávida e desejar um jantar leve, estas duas opções são perfeitas. Opte por um creme de cenouras e aipo, ou um de abobrinha e queijo ou, se preferir, escolha um creme de alho-poró. Todas estas opções são perfeitamente permitidas na dieta da futura mamãe. Bon appetit!
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um jantar leve durante a gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.