O medo de falar em público

Como fazer uma boa apresentação oral na sala de aula

Como fazer uma boa apresentação oral na sala de aula

Uma apresentação oral consiste em falar em público sobre um determinado tema. A apresentação oral também se pode chamar de conferência ou palestra. Não se esqueça que para fazer uma boa apresentação oral uma das chaves é praticar. É uma forma importante de comunicar e transmitir informação. Os seguintes conselhos irão ajudá-lo a preparar um bom discurso em público.

Também lhe pode interessar: Como ajudar uma pessoa com TOC

Passos a seguir:

1

Prepare a sua apresentação. Não se pode falar sobre um tema se não souber nada sobre ele. A primeira coisa a considerar é do que vai falar, e se tem ou não conhecimentos sobre isso. No seu caso, não é um problema, uma vez que preparou o tema e está seguro que tem muitas coisas para contar.

2

Faça um guião. Poderá servir-se do guião do seu trabalho, com algumas anotações sobre detalhes que não se deverá esquecer. Por exemplo, pode eliminar os dados difíceis de entender, e expandir outras explicações que envolvam o público.

3

Não se alongue demasiado. Fale como o faz normalmente. Não utilize expressões raras ou complicadas, porque não o irão entender. Procure a forma mais simples de dizer as coisas. É geralmente a melhor forma.

4

Utilize materiais de apoio. Diz-se que uma imagem vale mais que mil palavras. Pode recorrer a fotos, diagramas, mapas, desenhos,... etc. Mas tenha em conta que estes materiais devem servir de apoio à sua apresentação, mas nunca a devem substituir.

5

Mova as mãos para apoiar a apresentação oral: assinale, aponte, compare,....Os gestos reforçam o que está a dizer. É muito importante olhar para o público, mas não apenas para o mesmo sítio. Deve falar para todas as pessoas da sala. Olhe-as nos olhos, pois dará a sensação de segurança.

6

Ensaie em voz alta. Fale em frente a um espelho, ou peça a um amigo ou familiar que faça de público. Se não sabia nada sobre o assunto e no final aprendeu algumas coisas, é muito bom sinal. Também pode gravar os seus ensaios com uma câmera ou um celular.

7

Desfrute da sua apresentação oral. Gastou muito tempo e esforço a investigar e a preparar a sua apresentação. É o momento de outras pessoas verem o resultado; tudo aquilo que aprendeu, e tão bem que o sabe explicar. No final da sua conferência, responda às perguntas dos seus companheiros, e diga-lhes onde poderão encontrar mais informações sobre o tema.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma boa apresentação oral na sala de aula, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos

  • A técnica de imaginar todas as pessoas que o ouvem nuas, funciona para eliminar a ansiedade. Ela pode servir para ficar mais relaxado antes da sua apresentação oral na sala de aula.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Filomena Luis Caluange
a vossa contribuição foi muito importante, porque a apresentação foi um espetáculo
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Filomena, que bom saber isso :) Muito obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
Jackson
Preciso ganhar experiência de como se elaborar exposição oral para os alunos em sala de aula, e por aqui confesso que aprendi muito com vcs, valeu boa noite.
ABREU GRAÇA
TER DOMÍNIO DO CONTEUDO ,TREINAR,TREINAR,TREINAR E IMAGINAR NAS POSSÍVES PERGUNTAS
Vanessa Lopes
Manu obrigada pelo comentário :)
manu
hummm muito legall !!!
Vanessa Lopes
Isa muito obrigada pela sua visita... continue seguindo nossos artigos!
Isa
Nossa muito boa as dicas ..vlw mesmo!
Como fazer uma boa apresentação oral na sala de aula