Partilhar

Como fazer uma massagem com os nós dos dedos

A massagem com os nós dos dedos é uma massagem que serve para tirar contraturas e para trabalhar os planos mais profundos do nosso corpo, isto é, para trabalhar os músculos mais profundos. Isto é assim porque com os nós dos dedos podemos aplicar mais pressão do que com nossas mãos, ao mesmo tempo em que chegamos a zonas mais profundas. Os nós dos dedos são utilizados em massagens para eliminar as contraturas, não em massagens cuja finalidade seja fazer o paciente relaxar. Continue lendo este artigo e tome nota de como fazer uma massagem com os nós dos dedos.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como eliminar uma contratura muscular
Passos a seguir:
1

Nunca se deve começar uma massagem diretamente com os nós dos dedos, porque trata-se de uma técnica um pouco agressiva para o paciente. Além de que seu corpo não está preparado nem teve a informação de que vai receber uma massagem para tirar as contraturas.

2

O primeiro passo é que o paciente esteja deitado em uma maca ou cama de barriga para cima ou de bruços, a depender da zona na qual deva ser aplicada a massagem e sem roupa na zona a ser tratada. A pessoa que dará a massagem deve untar a ponta dos dedos com creme ou com a loção que quiser utilizar para dar a massagem e a seguir esfregar ambas as mãos para aquecê-las.

3

A seguir, deve colocar suas mãos na zona do corpo do paciente que vai tratar e deve esfregar por toda a superfície. Cada vez com mais pressão. Com fricções suaves prepara-se e avisa-se o corpo que essa zona de seu corpo será tratada a seguir, com elas mobiliza-se a pele. Pelo contrário, com as fricções e esfregações mais profundos, que se conseguem aplicando maior pressão, mobilizam-se tecidos mais profundos.

4

Quando tiverem sido feitas umas 5 repetições de fricções com os nós dos dedos por toda a superfície, passe ao amassamento suave da zona a ser tratada para preparar e aquecer os músculos. Em seguida, o massageamento deve ser com maior pressão para trabalhar mais a zona.

5

O movimento seguinte já consiste em fazer a massagem com os nós dos dedos. Para isso a pessoa que realiza a massagem deve dobrar os dedos de sua mão, isto é, tem que fechar as mãos e as proeminências que se veem são os nós com os quais deve fazer a massagem. O modo de fazê-la consiste em colocar os braços retos e os punhos na zona do corpo a ser tratado, de modo tal que os nós e os dedos da pessoa que dá a massagem fiquem em contato com a pele do paciente. O movimento consiste em deslizar os punhos com pressão ao longo de toda a superfície que deve ser tratada ou massagear para eliminar as contraturas. Deve-se insistir com os nós nas zonas que se mostrarem mais tensas.

6

A seguir a pessoa que dá a massagem deve esfregar a zona do corpo trabalhada anteriormente, aplicando cada vez menos pressão. E, portanto, passando de trabalhar as zonas mais profundas às mais superficiais do corpo do paciente. Assim, se dará por finalizada a massagem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma massagem com os nós dos dedos, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como fazer uma massagem com os nós dos dedos

1 comentário
Gilson F.Nascimento
Excelente padrao de informacao.Muito bom.Mesmo.Gostei.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Gilson, ainda bem que conseguimos ajudar :)

Voltar ao topo da página