Partilhar

Como fazer uma paracentese abdominal

Como fazer uma paracentese abdominal

A maioria dos procedimentos instrumentais são efetuados na área individual da criança ou na Sala de Procedimentos. Na realização dos procedimentos instrumentais intervêm a pessoa encarregada de efetuar o procedimento e os ajudantes encarregados da preparação e imobilização do paciente. O trabalho que a equipe de enfermaria desempenha é fundamental para o correto desenvolvimento das ações dos médicos. A seguir, explicamos o procedimento de paracentese abdominal.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como tomar banho depois de uma cirurgia
Passos a seguir:
1

Procede-se à limpeza da zona, lavagem e desinfecção da pele.

2

Para o médico: lavagem das mãos para cirurgia, vestem-se luvas estéreis.

3

Coloca-se campo fenestrado sobre o paciente.

4

Posição: decúbito dorsal.

5

Encontra-se o local de inserção que deve se encontrar na altura do umbigo ou por baixo dele, entre a linha axilar anterior e a linha do bico do peito.

6

As áreas com cicatrizes devem ser evitadas, pois as vísceras subjacentes podem estar aderidas à elas.

7

A bexiga deve estar vazia.

8

Infiltra-se a pele, o tecido subcutâneo, a fáscia, o músculo, o peritôneo (muito sensível) com anestesia local.

9

A agulha é introduzida; deve ser realizada uma leve aspiração, porém contínua, com uma seringa, enquanto a agulha continua avançando para captar o momento em que ela se encontra com o líquido.

10

O líquido deve ser extraído em quantidade suficiente para cultivo, coloração de Gram, determinação de conteúdo proteico, glucose, pH, contagem e fórmula celular.

11

Não deve ser extraído mais de 20 ml de líquido por kg de peso do paciente.

12

Poderão ser realizados outros procedimentos em função do que o médico determinar.

13

Após entrar dentro da cavidade abdominal deve-se evitar mover a agulha para não danificar as vísceras.

14

A agulha é retirada e realiza-se massagem para destruir o paralelismo dos planos.

15

Coloca-se um curativo plano.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma paracentese abdominal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Este tipo de procedimento deve ser realizado somente por profissionais da saúde devidamente capacitados.

Escrever comentário sobre Como fazer uma paracentese abdominal

4 comentários
Henrique
Utilizar a manobra de punção em "Z-Track" é mais interessante do que a massagem posterior, em virtude da possibilidade de invasão subcutânea. Parabéns pelo post!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Henrique, obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando!
oscar pedro lencine
qual é o risco de se atingir viscera ou alça intestinal?
Sara
Timothy obrigada pelo comentário!
timothy makanda
obrigado pelas dicas

Como fazer uma paracentese abdominal
Como fazer uma paracentese abdominal

Voltar ao topo da página