Como fazer Vick Vaporub caseiro

Como fazer Vick Vaporub caseiro

O Vick Vaporub é uma substância que é usada há muitos anos. A sua consistência em gel ou creme facilitam a sua aplicação, sendo um unguento usado para a congestão nasal que é super popular há muitas gerações. Ele é aplicado através de uma capa generosa no pescoço e no peito ou através do vapor liberado quando é colocado em água fervente. Além disso, o seu aroma de eucalipto e menta tão característicos abrem as fossas nasais e ajudam a melhorar a respiração, sendo muito refrescante quando é aplicado na pele.

Quer saber como fazer o seu próprio vick vaporub? O umCOMO explica como fazer Vick Vaporub caseiro com três receitas muito simples para que você possa aproveitar as suas propriedades sem ter de comprar a versão comercial!

Vick Vaporub com óleo de coco

Na primeira receita, a mais tradicional, vamos ensinar como fazer vick vaporub caseiro com óleo de coco. Na segunda, este ingrediente será substituído por cera de abelha.

Ingredientes

  • 100 ml de óleo de coco. Também pode usar manteiga de amêndoas ou de cacau.
  • 20 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 20 gotas de óleo essencial de menta
  • 10 gotas de óleo essencial de alecrim

Preparação

  1. Derreta o óleo de coco em banho-maria ou no microondas (em intervalos de 10 segundos) até derreter e ficar líquido.
  2. Depois de derreter bem, misture até obter um líquido homogêneo.
  3. Junte os óleos essenciais de alecrim, eucalipto e de menta.
  4. Despeje a mistura em um frasco de vidro e deixe solidificar.
  5. Quando a preparação estiver completamente sólida, o seu Vick Vaporub está pronto. Pode conservar o vick caseiro nesse recipiente por um ano.

Vick Vaporub caseiro com cera de abelha

Para fazer vick vaporub caseiro com cera de abelha, reúna os seguintes ingredientes:

  • 120 ml de azeite de oliva
  • 240 ml de azeite de coco
  • 170 ml de cera de abelha ralada
  • 35 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 30 gotas de óleo essencial de menta
  • 15 gotas de óleo essencial de alecrim
  • 15 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 10 gotas de óleo essencial de acanfora

Preparação

  1. Esta receita é muito mais simples do que a anterior. A única coisa que você tem que fazer é misturar todos os ingredientes da receita (óleos essenciais + cera de abelha) em uma taça ou caçarola pequena que deve colocar sobre outra cheia de água. Assim, pode fazer o banho-maria com todos os ingredientes juntos.
  2. Em fogo baixo, mexa pouco a pouco todos os ingredientes até que a cera se funda por completo.
  3. Depois de derreter tudo e misturar até ficar homogêneo, despeje a mistura em um pote de vidro opaco e deixe solidificar. Esta receita de vick caseiro também pode ser conservada por um ano.

Vick Vaporub para bebés

E, para finalizar esse artigo que explica como fazer vick vaporub caseiro, confira essa sugestão que leva apenas 2 ingredientes, adequada para bebés.

Você apenas necessita de 60 ml de óleo de coco e 12 gotas de óleo essencial de eucalipto, embora também possa usar o óleo de lavanda ou de alecrim.

Para esta última receita de vick caseiro, aqueça o óleo de coco o suficiente para ficar quente, mas não fervendo. Em seguida, adicione o óleo essencial de eucalipto (ou um dos outros sugeridos) e misture. Despeje sobre o potinho de cristal e, assim como na receita anterior, deixe solidificar e tampe. O seu vick vaporub natural, simples e adequado para bebés está pronto!

Agora que sabe como fazer vick vaporub, confira 15 formas surpreendentes de usar este produto.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer Vick Vaporub caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.