Como fazer xarope caseiro para a tosse

Como fazer xarope caseiro para a tosse

A tosse é uma forma que o nosso aparelho respiratório tem para eliminar as substâncias estranhas e a mucosidade dos pulmões e vias respiratórias. Mas apesar disso, a tosse excessiva é incômoda, dolorosa, nos impede de descansar, nos acorda de noite ou inclusive não nos deixa dormir. No seguinte artigo de umComo mostramos a você boas receitas de xaropes caseiros para a tosse que ajudarão você a combater este problema e a se sentir muito melhor.

Conselhos para acalmar a tosse

A tosse é um sintoma de muitos problemas respiratórios; por isso, a primeira coisa que deve fazer é consultar o seu médico para saber qual é o fator causador e iniciar, assim, o tratamento mais adequado para o seu caso. Além disso, também pode adotar uma série de medidas simples que ajudarão você a prevenir os ataques de tosse e a acalmar este problema tão incômodo. Anote!

  • Beber água abundante e outros líquidos como chás, sucos naturais ou bebidas não carbonatadas.
  • Fazer inalações de eucalipto ou menta para facilitar a passagem do ar e manter as vias respiratórias hidratadas.
  • À noite, para dormir melhor, use almofadas para elevar a sua cabeça, esta posição fará com que possa descansar melhor.
  • Evitar frequentar lugares ou zonas com muita fumaça, pó ou qualquer outro tipo de agente externo contaminante.
  • Usar vaporizadores ou tomar duches de água quente.
  • Evitar fumar e manter-se afastado da fumaça do cigarro.

Se você sofre de tosse seca, pode encontrar boas soluções no artigo Como curar a tosse seca.

Xarope de gengibre com mel para acalmar a tosse

O gengibre é uma raiz muito usada para acalmar a tosse graças às suas propriedades expectorantes que favorecem a expulsão da mucosidade dos pulmões; combinado com o mel, pode obter um xarope muito eficiente para a tosse, principalmente para casos de tosse com catarro.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de gengibre moído;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 limão;
  • 4 xícaras de água.

A preparação é muito simples; primeiro esprema o suco do limão e, depois, introduza todos os ingredientes no liquidificador, batendo até obter o xarope. Tome uma colher deste xarope antes de tomar o café da manhã, todos os dias, enquanto a tosse persistir.

Xarope de alho com mel para acalmar a tosse

Outro xarope caseiro muito bom para a tosse que você mesmo pode preparar é o elaborado à base de alho e mel. O alho possui excelentes propriedades antissépticas que permitem melhorar o estado das vias respiratórias e aliviar qualquer tipo de incômodo que se produza na garganta.

Ingredientes:

  • 1/2 litro de água;
  • 8 dentes de alho;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Neste caso, tem que ferver a água com os dentes de alho previamente descascados e espremidos. Quando a mistura ferver, retire do fogo e coe. Após isso, adicione o mel. A forma de consumir é tomando uma ou duas colheres de sopa por dia antes do café da manhã ou de uma refeição principal.

Lembre-se que para aliviar a tosse é necessário evitar o estresse, já que ele desencadeia mais tosse e pode prolongar o processo de recuperação.

Veja também: Remédios caseiros - Melhores xaropes para tosse

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer xarope caseiro para a tosse, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.