Como fica o ciclo menstrual após a gravidez


No início da gestação a mulher já altera a sua menstruação, que volta à normalidade somente após o bebê nascer. Para saber exatamente como fica o ciclo menstrual após a gravidez o umComo.com.br reuniu informações sobre o assunto para a mulher estar prevenida e não se preocupar com as mudanças normais no organismo ao longo da gestação.
Um dos sintomas da gravidez são as mudanças no ciclo menstrual, já que a mulher pára de menstruar temporariamente. Vale lembrar que a menstruação consiste na expulsão das células do endométrio (parede interna do útero), ou seja, é o resultado do fato da mulher não ter engravidado quando o seu organismo estava pronto para iniciar o desenvolvido de um feto, caso o óvulo tivesse sido fecundado.

Quando inicia uma gestação, portanto, a menstruação não ocorre, pois a parede do útero não descamou. Por isso, quando a mulher percebe algum tipo de sangramento ao longo dos nove meses de gravidez é de extrema importância se reportar ao seu médico para que seja verificado o motivo. A preocupação deve ser maior quando o sangramento for intenso, apresentar cheiro ruim e/ou coágulos e a gestante sentir febre e calafrios.
Por outro lado, é normal que a mulher tenha sangramento após o nascimento do bebê, que pode durar de 45 a 56 dias, independente de ter passado por parto normal ou cesária. Embora esse sangramento seja absolutamente normal, ainda não se trata de menstruação. Porém, o conteúdo existente no sangue se refere ao material que revestia o útero durante a gravidez e que, agora, o organismo está eliminando. Depois desse período, o ciclo menstrual após a gravidez só se normaliza quando o organismo começa a ovular novamente, o que pode levar alguns meses.
A quantidade de tempo varia de mulher para mulher, porque enquanto ela estiver produzindo leite o seu corpo também produz hormônios que interrompem o processo de ovulação. Porém, à medida que a mulher der de mamar menos para o seu filho, a sua menstruação e, por consequência, o seu ciclo menstrual restabelecem a normalidade, o que pode demorar até oito meses após o parto. Ou seja, isso vai ocorrer ao mesmo tempo em que o bebê começar a consumir alimentos que não sejam exclusivamente o leite materno.
Mesmo assim, as mulheres que não desejam engravidar novamente logo em seguida ao parto devem retomar o seu método anticoncepcional dois meses após o nascimento do seu filho. Na dúvida quanto à melhor forma de não engravidar, recomenda-se conversar com o seu médico para que seja escolhido o método mais seguro, uma vez que a mulher estará amamentando ainda. Nesse caso, o mais comum são os contraceptivos orais com doses menores de progesterona.

Se por algum motivo a mulher não amamentar o seu filho, o ciclo menstrual após a gravidez terá a sua primeira menstruação em torno de quatro meses depois do nascimento. Porém, não há motivo de preocupação se ela for irregular, o sangue mais escuro e sua duração chegar a oito dias. Com o tempo ela vai voltar a sua normalidade 100%.
Leia também: Sangramento tomando anticoncepcional pode ser gravidez?
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fica o ciclo menstrual após a gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.