Partilhar

Como fica o ciclo menstrual após a gravidez

Por Paula Cassandra. Atualizado: 19 dezembro 2018
Imagem: erdbeerlounge.de

No início da gestação a mulher já altera a sua menstruação, que volta à normalidade somente após o bebê nascer. Para saber exatamente como fica o ciclo menstrual após a gravidez o umComo.com.br reuniu informações sobre o assunto para a mulher estar prevenida e não se preocupar com as mudanças normais no organismo ao longo da gestação.

Também lhe pode interessar: Que cuidados deve ter após o parto
Passos a seguir:
1

Um dos sintomas da gravidez são as mudanças no ciclo menstrual, já que a mulher pára de menstruar temporariamente. Vale lembrar que a menstruação consiste na expulsão das células do endométrio (parede interna do útero), ou seja, é o resultado do fato da mulher não ter engravidado quando o seu organismo estava pronto para iniciar o desenvolvido de um feto, caso o óvulo tivesse sido fecundado.

Como fica o ciclo menstrual após a gravidez - Passo 1
Imagem: revistacrescer.globo.com
2

Quando inicia uma gestação, portanto, a menstruação não ocorre, pois a parede do útero não descamou. Por isso, quando a mulher percebe algum tipo de sangramento ao longo dos nove meses de gravidez é de extrema importância se reportar ao seu médico para que seja verificado o motivo. A preocupação deve ser maior quando o sangramento for intenso, apresentar cheiro ruim e/ou coágulos e a gestante sentir febre e calafrios.

3

Por outro lado, é normal que a mulher tenha sangramento após o nascimento do bebê, que pode durar de 45 a 56 dias, independente de ter passado por parto normal ou cesária. Embora esse sangramento seja absolutamente normal, ainda não se trata de menstruação. Porém, o conteúdo existente no sangue se refere ao material que revestia o útero durante a gravidez e que, agora, o organismo está eliminando. Depois desse período, o ciclo menstrual após a gravidez só se normaliza quando o organismo começa a ovular novamente, o que pode levar alguns meses.

4

A quantidade de tempo varia de mulher para mulher, porque enquanto ela estiver produzindo leite o seu corpo também produz hormônios que interrompem o processo de ovulação. Porém, à medida que a mulher der de mamar menos para o seu filho, a sua menstruação e, por consequência, o seu ciclo menstrual restabelecem a normalidade, o que pode demorar até oito meses após o parto. Ou seja, isso vai ocorrer ao mesmo tempo em que o bebê começar a consumir alimentos que não sejam exclusivamente o leite materno.

5

Mesmo assim, as mulheres que não desejam engravidar novamente logo em seguida ao parto devem retomar o seu método anticoncepcional dois meses após o nascimento do seu filho. Na dúvida quanto à melhor forma de não engravidar, recomenda-se conversar com o seu médico para que seja escolhido o método mais seguro, uma vez que a mulher estará amamentando ainda. Nesse caso, o mais comum são os contraceptivos orais com doses menores de progesterona.

Imagem: vemale.com
6

Se por algum motivo a mulher não amamentar o seu filho, o ciclo menstrual após a gravidez terá a sua primeira menstruação em torno de quatro meses depois do nascimento. Porém, não há motivo de preocupação se ela for irregular, o sangue mais escuro e sua duração chegar a oito dias. Com o tempo ela vai voltar a sua normalidade 100%.

Leia também: Sangramento tomando anticoncepcional pode ser gravidez?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fica o ciclo menstrual após a gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como fica o ciclo menstrual após a gravidez

Imagem: erdbeerlounge.de
Imagem: revistacrescer.globo.com
Imagem: vemale.com
1 de 3

Voltar ao topo da página