Partilhar

Como fortalecer a flora intestinal

Como fortalecer a flora intestinal

Todos ouvimos falar alguma vez da flora intestinal, mas o que é exatamente? Trata-se de um conjunto de bactérias positivas para a saúde do intestino e que ajuda a prevenir a proliferação de outras bactérias nocivas que podem provocar infecções. Este composto de micro-organismos somam um total de 2000 espécies, e só 100 podem ser prejudiciais. Uma flora intestinal saudável permite uma correta metabolização de carboidratos e o controle do crescimento de células do cólon, fundamental para controlar o câncer. No entanto, este conjunto de bactérias nem sempre se encontra em bom estado e algumas práticas podem provocar uma diminuição das mesmas. Por isso, em umComo damos a você as dicas para que saiba como fortalecer a flora intestinal.

Também lhe pode interessar: Como melhorar o trânsito intestinal lento

Funções da flora intestinal

A flora intestinal começa a formar-se quando o recém-nascido bebe leite materno. No entanto, antes disto não há rastro de micro-organismos, ou seja, a flora bacteriana é inexistente e supõe um risco para o recém-nascido. Sem flora intestinal o corpo não é capaz de produzir vitamina K, fundamental para contribuir com uma correta densidade óssea e uma boa coagulação do sangue.

As principais funções da flora intestinal são:

  • Metabolismo dos carboidratos. Algumas das bactérias que compõem a flora intestinal contêm enzimas necessárias para poder metabolizar os carboidratos. Este processo tem como consequência a produção de gases e inchaço do ventre.
  • Uma correta flora intestinal permite evitar alguns tipos de alergias.
  • Alterações da flora intestinal podem provocar a intolerância ao glúten que sofrem as pessoas celíacas devido a uma maior concentração de bactérias prejudiciais.
  • O colesterol também pode derivar em alterações na flora intestinal.
  • Uma flora intestinal saudável estimula a criação de anticorpos que contribuem para eliminar as células propensas a se converter em cancerosas, prevenindo desta forma o câncer de cólon.

Para fortalecer a flora intestinal é fundamental uma alimentação variada e equilibrada, e alguns alimentos podem estimular a proliferação de determinadas bactérias benéficas. Estes são os sintomas que podem alertar de uma infecção intestinal, e pode ser útil saber detectá-los para combater o problema a tempo.

Como fortalecer a flora intestinal - Funções da flora intestinal

Prebióticos para fortalecer a flora intestinal

Os prebióticos são substâncias presentes em alguns alimentos e podem ajudar-nos a fortalecer a flora intestinal ao estimular o crescimento de bactérias no intestino. Estas substâncias são ricas em fibra, e quando ingeridas fermentam, contribuindo para a formação da flora. Os hidratos de carbono não digeríveis, junto com a fibra, os frutooligossacarídeos e a insulina são alimentos prebióticos que fortalecem a flora intestinal.

  • Aspargo. É um dos alimentos com uma maior quantidade de frutooligossacarídeos, um tipo de fibra solúvel para o organismo.
  • Cebola. Tem efeitos positivos para manter a saúde da flora, e pode ser consumida tanto crua como cozida.
  • Alho. Este alimento é rico em inulina, uma substância que tem efeitos positivos para estimular a proliferação de bactérias benéficas.
  • Alcachofra. Outro dos alimentos ricos em inulina que, como o alho, ajuda a gerar bactérias benéficas.
  • Farinha de trigo. Tanto integral como cozida é uma boa opção para dar fibra prebiótica benéfica para a flora intestinal.
  • Legumes. Estes tipos de alimentos são ricos em refinose e estaquiose com ações prebióticas.
Como fortalecer a flora intestinal - Prebióticos para fortalecer a flora intestinal

Probióticos para fortalecer a flora intestinal

Outra forma de fortalecer a flora intestinal e assegurar seu correto funcionamento é consumir alimentos probióticos, muito importante para o sistema imunológico. Os probióticos são micro-organismos que melhoram o funcionamento do intestino junto com outras bactérias, e desta forma fortalecem o sistema imunológico. O único alimento rico em probiótico com o qual podemos fortalecer a flora intestinal é o iogurte. Este alimento contém micro-organismos vivos que se formam durante a sua elaboração. Por isso, os alimentos mais recomendados se está procurando como melhorar a flora intestinal é o iogurte, iogurte líquido e o leite fermentado. Consuma entre 2 e 4 unidades por dia, e se necessário, substitua o leite por estes alimentos. O iogurte bífidus tem a vantagem de ser rico em bactérias lácticas, um tipo de bactéria benéfica para a saúde intestinal e sua flora. Além disso, o kefir também é outro produto lácteo que não só tem bactérias saudáveis, como também contém fermento, outro micro-organismo benéfico.

Se é alérgica aos laticínios, pode recorrer a outros alimentos que fortalecem a flora intestinal como o iogurte de soja ou a sopa de missô.

Os principais tipos de bactérias probióticas são:

  • Bifidobactérias. São um conjunto de bactérias que vivem no intestino e que se encontram em alimentos fermentados como o iogurte e o queijo.
  • Lactobacilos. Podem ser ingeridos através de alimentos como o iogurte e suplementos dietéticos.
Como fortalecer a flora intestinal - Probióticos para fortalecer a flora intestinal

Outros alimentos que fortalecem a flora intestinal

Existem outras opções para fortalecer a nossa flora intestinal através da alimentação:

  • Gorduras saudáveis. O azeite de oliva e as frutas secas são alimentos com um alto conteúdo calórico, mas muito ricos em ômega-3, os quais favorecem o estado das paredes e o muco do intestino. O consumo destes produtos deve ser moderado, já que apesar dos seus efeitos positivos para a saúde do organismo, um excesso pode ser prejudicial.
  • Mamão, abacaxi e figos. Estes alimentos são excelentes para poder eliminar aquelas bactérias consideradas prejudiciais que se encontram no intestino.
  • Fruta desidratada. São alimentos muito ricos em fibra que, como explicamos, desempenham um papel importante na saúde da flora intestinal. Alguns destes alimentos são as uvas e as ameixas passas.
Como fortalecer a flora intestinal - Outros alimentos que fortalecem a flora intestinal

O que prejudica a saúde da flora intestinal?

Além de incorporar alimentos que nos ajudem a cuidar da saúde da flora intestinal, também devemos ser conscientes daqueles fatores que podem prejudicar o equilíbrio das bactérias que compõem a flora intestinal.

  • Antibióticos. São um dos piores inimigos da flora intestinal porque alteram-na e dificultam os processos metabólicos, além de eliminar as bactérias independentemente de que sejam benéficas ou prejudiciais. Por isso, o intestino fica mais fraco contra agressões externas.
  • Alimentos processados, gordurosos, fritos. Este tipo de alimentos irrita a mucosa das paredes do intestino e acaba com as bactérias benéficas ao estimular a produção de sucos gástricos.
  • Café. Os efeitos laxantes do café impedem que a flora bacteriana se forme adequadamente.
  • Estresse. Causa mudanças no intestino como a diminuição na absorção de nutrientes, um menor fluxo sanguíneo no seu sistema digestivo e diminuição das enzimas necessárias para a metabolização dos carboidratos.
  • Cigarro. Alguns estudos têm demonstrado que fumar tem efeitos negativos nas bactérias da flora intestinal, além dos já conhecidos.
  • Álcool. O consumo habitual de álcool pode estimular o crescimento de bactérias negativas e aumentar a permeabilidade intestinal, alterando a barreira intestinal.
Como fortalecer a flora intestinal - O que prejudica a saúde da flora intestinal?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fortalecer a flora intestinal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como fortalecer a flora intestinal

Como fortalecer a flora intestinal
1 de 6
Como fortalecer a flora intestinal

Voltar ao topo da página