Partilhar

Como fortalecer o sistema imunológico

Por Nelson Ferreira. Atualizado: 11 julho 2019
Como fortalecer o sistema imunológico
Imagem: a-biodesing.com

Ter um sistema imunológico forte é fundamental para nos mantermos saudáveis e não adoecer diante do primeiro vírus ou infecção que nos ataque. E felizmente para consegui-lo depende em grande medida dos nossos hábitos cotidianos, por isso, modificando alguns costumes podemos obter umas defesas mais elevadas para nos mantermos saudáveis no dia a dia. Descubra, em umComo.com.br, como fortalecer o seu sistema imunológico.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para aumentar a imunidade
Passos a seguir:
1

Para ter um sistema imunológico forte a primeira coisa a fazer á avaliar a nossa alimentação. Devemos ter uma alimentação equilibrada com todos os benefícios nutricionais necessários se a meta for subir as defesas e manter-se saudável.

Não deixe de lado nenhum grupo alimentar: frutas, vegetais, proteínas, hidratos de carbono e gorduras devem estar presentes na medida certa em sua alimentação.

2

Uma das vitaminas que mais influencia no bom estado da nossa saúde e em um sistema imunológico forte, é a vitamina C. Esta vitamina fornece-nos antioxidantes, beneficiando a nossa pele o coração e ajudando a prevenir gripes e resfriados, por isso convém que acrescente à sua dieta alimentos ricos em vitamina C para se manter saudável.

3

Mas a vitamina C não é a única, outros nutrientes essenciais como a vitamina A e a E são importantes para manter o nosso corpo saudável e o nosso sistema imunológico forte. Por isso é importante incluir nas nossas refeições alimentos ricos em vitamina A como o fígado, os laticinios, ovos, damasco e melão, e vitamina E quer seja em suplementos ou através de óleos como o de soja, os cereais, os frutos secos e os vegetais de folha verde.

4

Não se esqueça dos minerais! O cálcio para ossos fortes, o zinco e sobretudo o ferro para evitar doenças que possam afetar o seu sistema imunológico e enfraquecê-lo, como por exemplo a anemia.

5

Uma das doenças que mais afeta e debilita o nosso sistema imunológico, baixando as defesas e fazendo-nos adoecer com mais facilidade é o estresse. Uma vida muito tensa faz com que o nosso corpo não responda de forma adequada, afetando a nossa saúde, alimentação e descanso, o que se traduz regularmente na presença de doenças.

É por isso que é importante aprender a controlar o estresse e praticar atividades que nos ajudem a desconectar dos problemas e das tensões, obtendo assim um equilíbrio emocional.

6

Mas não se trata apenas de comer bem o manter o estresse controlado, descansar de forma adequada é imprescindível para que o nosso sistema imunológico se mantenha forte e em bom estado. O nosso corpo precisa de reparar todos os dias as energias gastas com a finalidade de nos preparar para enfrentar a rotina diária com a máxima disposição, por isso as pessoas que não dormem bem adoecem com mais frequência.

Dê ao seu descanso a mesma importância que dá às outras atividades diárias.

7

Outro aspeto que deve ter muito em conta se quer fortalecer o seu sistema imunológico, é deixar o sedentarismo de lado e praticar atividades físicas com regularidade. Esportes como a natação, andar de bicicleta, os exercícios aeróbicos ou ir à academia, influenciam de forma positiva a nossa saúde, subindo as nossas defesas e melhorando significativamente a nossa qualidade de vida.

8

Siga estes conselhos e desfrute de um sistema imunológico mais forte e de uma vida mais saudável.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fortalecer o sistema imunológico, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como fortalecer o sistema imunológico

O que lhe pareceu o artigo?

Como fortalecer o sistema imunológico
Imagem: a-biodesing.com
Como fortalecer o sistema imunológico

Voltar ao topo da página