Partilhar

Como fortalecer os dentes

Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 novembro 2019
Como fortalecer os dentes

Ter uma boca saudável e dentes fortes são aspectos imprescindíveis para gozar de um bom estado de bem-estar geral e sentir-se saudável. Nisso, influenciar bastante os hábitos diários que realizamos quanto à higiene oral, o tipo de alimentação que seguimos, a hidratação e a visita ao dentista, uma vez que se não se tiver em conta ou se deixarem de lado, é muito provável que os nossos dentes se ressintam com o passar do tempo e apresentem acumulação de tártaro, cáries ou doenças periodontais. Se quer saber como fortalecer os dentes e assegurar sua saúde a todo o momento, continue lendo este artigo para descobrir os conselhos mais eficazes.

Também lhe pode interessar: Alimentos que fortalecem os dentes

Higiene oral

Ter uma boa higiene oral é imprescindível para evitar a acumulação de placa bacteriana nos dentes e o posterior aparecimento de depósitos de tártaro, os quais podem levar à formação de cáries e a sofrer de outras condições bucos de maior gravidade. Por este motivo, para evitar este tipo de problemas e manter os dentes sempre saudáveis e fortes é muito importante escová-los várias vezes ao dia e ter em conta outros tipos de cuidados que assegurem uma limpeza eficaz da cavidade bucal; entre os passos que não se deve saltar na rotina de higiene bucal, encontram-se os seguintes:

  • Escove os dentes todos os dias após cada refeição durante pelo menos uns 2 ou 3 minutos. Tente mexer a escova fazendo círculos e movimentos ascendentes e descendentes, passando pelos espaços que há entre as peças dentais.
  • O melhor é que conte com uma escova elétrica ou uma que seja de cerdas suaves, pois assim a limpeza será bem mais eficaz. Também é conveniente substituir a escova ou a cabeça da mesma a cada três meses no mínimo.
  • Não basta só escovar, já que há zonas nas quais a escova não pode chegar corretamente e é possível que ainda fique placa acumulada. Por isso, é essencial utilizar o fio dental após a escovação, passando-o primeiro pelos dentes superiores e depois pelos inferiores. Faça-o com cuidado e suavidade para não danificar as gengivas.
  • A língua é uma zona na qual também se acumulam germes, por isso, para que a boca fique o mais limpa e fresca possível, aconselhamos que você também passe a escova pela sua superfície, arrastando de trás para a frente.
  • Por último, um enxágue bucal contribuirá com uma sensação de frescura inigualável e acabará de limpar a cavidade bucal de forma profunda.
Como fortalecer os dentes - Higiene oral

Flúor para fortalecer o esmalte dental

O flúor é um mineral presente em muitos dos produtos que se vendem para a higiene bucal, como as pastas e os enxágues bucais, pois ajuda a prevenir o aparecimento de cáries e por sua vez fortalece o esmalte dental. De fato, com o passar do tempo e devido também à ação da placa bacteriana, o esmalte vai se desgastando e o flúor atua substituindo o mineral que o esmalte vai perdendo, permitindo assim que as peças dentais continuem mantendo-se resistentes e saudáveis a todo o momento.

Pode adquirir uma pasta dental ou um enxágue bucal enriquecidos com flúor e utilizar em sua rotina de higiene bucal, seguindo as instruções de uso que explicamos na seção anterior.

Como fortalecer os dentes - Flúor para fortalecer o esmalte dental

Alimentos que ajudam a fortalecer os dentes

Além de manter hábitos de higiene bucal adequados, também é importante prestar atenção ao tipo de alimentação que consome habitualmente. Deve saber que há alimentos que contêm certas vitaminas e minerais que são favoráveis para ter dentes os mais fortes e saudáveis possível e que oferecem proteção contra todos aqueles agentes que propiciam a formação de placa bacteriana. Alguns dos alimentos que fortalecem os dentes que pode incorporar à sua dieta diária são os seguintes:

  • Vegetais de folha verde: contribuem com cálcio indispensável para a boa formação dos dentes, e ao serem alimentos que se têm que mastigar bastantes vezes antes de ingerir, fortalecem as gengivas, os dentes e exercitam a mandíbula. A acelga, o espinafre e o brócolis são boas opções.
  • Produtos lácteos: são muito ricos em cálcio que é um mineral que, além de fortalecer os dentes, previne o aparecimento de manchas e o aparecimento de doenças periodontais.
  • Alimentos ricos em vitamina D: a vitamina D faz com que o organismo possa absorver corretamente o cálcio, por isso também é um nutriente indispensável para ter dentes fortes e saudáveis. Pode obter esta vitamina consumindo peixe azul, como atum, salmão ou sardinha.
  • Maçã: favorece a limpeza e o branqueamento dos dentes, ajuda a polir as gengivas e permite obter um hálito bem mais fresco.
  • Morango: os morangos são das melhores frutas que podem ajudar você a ter uns dentes mais fortes devido ao seu conteúdo em vitamina C, a qual permite que os ossos e os ligamentos que seguram as peças dentais se mantenham em perfeitas condições.

Pelo contrário, é conveniente que evite o consumo excessivo de alimentos açucarados e muito ácidos, pois estes não são favoráveis para o bom estado dos dentes e do esmalte.

Como fortalecer os dentes - Alimentos que ajudam a fortalecer os dentes

Hidratação adequada

Manter-se bem hidratado durante o dia bebendo bastante água é indispensável para a saúde geral do organismo, mas também para a da cavidade bucal.

Ao beber água, favorece-se a produção de saliva e isto é muito importante para limpar a boca, arrastar toda a placa bacteriana presente e proteger as peças dentais. Além disso, é provável que a água contenha fluoreto, mineral que como já vimos, permite evitar a erosão do esmalte dental.

Se precisa de alguns conselhos para conseguir aumentar o consumo deste líquido, recomendamos que você consulte o artigo Como beber mais água diariamente.

Como fortalecer os dentes - Hidratação adequada

Consultar o dentista periodicamente

Além de tudo aquilo que foi dito antes, para conseguir uma boa saúde dental é fundamental ir ao dentista de forma periódica e submeter-se às revisões oportunas indicadas pelo especialista. No geral, recomenda-se visitar o dentista uma vez por ano no mínimo, mas aumentar a frequência se houver algum problema bucal determinado.

Em seu objetivo de fortalecer os dentes, também serão muito úteis as limpezas profissionais que se realizam na consulta do dentista, pois permitem acabar por completo com todo o tártaro e a placa bacteriana que não se conseguiu eliminar com a escovação diária.

Como fortalecer os dentes - Consultar o dentista periodicamente

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fortalecer os dentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como fortalecer os dentes

Como fortalecer os dentes
1 de 6
Como fortalecer os dentes

Voltar ao topo da página