Diálise

Como funciona a diálise

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como funciona a diálise

É necessário recorrer à diálise quando os rins já não são capazes de eliminar os resíduos e o excesso de líquido do sangue nas quantidades suficientes para manter o paciente saudável. Geralmente, é usada nos casos em que os rins funcionam entre 5% e 15% da sua capacidade. Em umComo.com.br queremos aproximar você do tratamento renal deste tipo de pacientes, por isso explicamos como funciona a diálise.

Passos a seguir:
1

A diálise elimina as substâncias tóxicas, o sal e a água em excesso do organismo; mantém o nível adequado de certas substâncias químicas no sangue e contribui para controlar a pressão sanguínea.

2

No processo de diálise o sangue do paciente é conduzido através de tubos desde o organismo até uma máquina dialisadora (rim artificial) onde passa por um filtro de limpeza. Nele é produzido um intercâmbio entre o líquido dialisador e o sangue, colhendo assim as substâncias tóxicas do sangue e adicionando outras benéficas para o corpo. Depois deste processo de filtragem e intercâmbio de fluídos, o sangue é devolvido ao paciente.

3

É necessário um acesso vascular para poder realizar a dialisação do sangue. Sua colocação consiste em uma pequena intervenção local de cirurgia menor, que normalmente é inserida no antebraço devido ao fácil acesso e manuseio durante a diálise.

4

O tempo necessário para a diálise depende de diferentes fatores, como o grau de funcionamento dos rins do paciente, a quantidade de líquido retido entre as sessões, o peso, o estado físico do paciente e o tipo de rim artificial usado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a diálise, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como funciona a diálise