menu
Partilhar

Como funciona a Hemodiálise

Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como funciona a Hemodiálise
Imagem: vozdeilhagrande.blogspot.com

A Hemodiálise é um tratamento que se inicia quando os rins do paciente param de funcionar e não há aparelhos que possam efetuar limpeza das impurezas do organismo, não só as impurezas mas também o excesso de água. Essa remoção é feita através de um equipamento que chamam de "rim" mecânico e esses tratamentos só são indicados em insuficiências renais avançadas e essa decisão cabe ao médico juntamente com a família do paciente levando em conta as características da doença juntamente com o estilo de vida do paciente, uma vez que este tratamento não só toma tempo mas necessita de disciplina para que possa ser eficaz.

No Brasil, cerca de 35.000 pessoas passam por este tratamento e anualmente, apenas 10% conseguem o transplante de um novo rim. Neste artigo umComo te explica como funciona a Hemodiálise.

Como funciona o processo da Hemodiálise

A circulação do sangue é feita através de um vaso ou uma região que contenha grande quantidade de vasos sanguíneos, para facilitar o acesso ao sangue e ele então é impulsionado por uma bomba até o filtro do "rim artificial" e após filtrado o sangue é devolvido ao paciente pelo mesmo vaso de acesso.

Essa máquina possui vários controles que regulam os líquidos e eliminam as toxinas do organismo tal como no órgão natural, tais como monitorador de pressão e temperatura, detector de ar, volume de filtração e condutividade de líquido.

As sessões da Hemodiálise duram em média quatro horas e devem ser feitas três vezes por semana mas este valor pode mudar de acordo com o paciente e os seus hábitos, as pessoas que comem e bebem muito geralmente precisam de mais sessões. É comum que os pacientes que passam pelo processo de Hemodiálise se queixem de câimbra e hipotensão arterial ou alguns sintomas parecidos, de qualquer forma, eles devem ser imediatamente comunicados ao seu médico. Conforme as condições clinicas do paciente permitam ou exijam pode ser administrado durante a sessão anticoagulantes para evitar a coagulação sanguínea. Vitaminas também podem ser administradas após as sessões.

Os médicos devem controlar e ajudar a tratar os problemas clínicos (Edemas, pressão alta, tosse, falta de ar e anemia) após as sessões de Hemodiálise. A ureia, fósforo e ácido úrico devem ter os seus níveis controlados e o estado dos ossos deve ser observado pelos médicos para evitar descalcificação.

Como funciona a Hemodiálise - Como funciona o processo da Hemodiálise
Imagem: pt.wikipedia.org

Cuidados durante as sessões de Hemodiálise

Existem dois tipos de tratamento da Hemodiálise, o mais comum que é aquele feito nas clinicas, com horários determinados por elas e aqueles que são feitos em casa. Neste segundo caso é quando a pessoa compra o próprio equipamento pois não tem tempo para ir até uma clínica e neste caso alguns cuidados devem ser tomados, caso você seja sujeito ao tratamento de Hemodiálise tudo isso será te informado seja pela clínica responsável ou pelo seu médico.

  • A região da fístula do braço e os equipamentos que entram em contato com o sangue devem estar sempre limpos.
  • Faça exercícios com este mesmo braço mas sem carregar muito peso ou dormir sobre ele.
  • Não faça coleta de sangue ou injeções venosas pelo seu braço de fístula.
  • Caso manchas rochas apareçam após as sessões coloque gelo sobre a área no primeiro dia e depois aplique compressas quentes nos outros dias.
  • Evite que as sessões sejam feitas sempre no mesmo local da fístula.

Como a maioria dos tratamentos, a Hemodiálise apresenta seus riscos que devem ser evitados como a desnutrição, anemia, descalcificação óssea, hipertensão arterial e aumento do peso.

A maioria dos pacientes de Hemodiálise já não urina, a função da urina é substituída pelas sessões de Hemodiálise. Embora o rim de um ser humano saudável tenha capacidade de filtrar 1.008 litros de sangue por semana enquanto em três sessões de Hemodiálise só se filtrem 216 litros, uma pessoa consegue sobreviver e se manter produtiva com esse tratamento, podendo continuar a trabalhar, viajar, praticar esportes e seguir sua vida normalmente.

Como funciona a Hemodiálise - Cuidados durante as sessões de Hemodiálise
Imagem: institutoendovascular.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a Hemodiálise, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

1 comentário
A sua avaliação:
ana adelma
o que fazer quando o paciente está com os nìvel elevado de fósforo é creatinina?

Como funciona a Hemodiálise
Imagem: vozdeilhagrande.blogspot.com
Imagem: pt.wikipedia.org
Imagem: institutoendovascular.com.br
1 de 3
Como funciona a Hemodiálise

Voltar ao topo da página