Como funciona a osmose reversa (osmose inversa)

Como funciona a osmose reversa (osmose inversa)
Imagem: aguaeden.es

A osmose inversa, ou osmose reversa, é um processo para purificar a água. Destina-se a águas duras com grande quantidade de sais; por exemplo, a água perto da costa. O objetivo da osmoseinversaé obter uma água pura para seu consumo, eliminando os cheiros e sabores não desejados. O processo consiste em forçar a água a passar através de uma membrana semipermeável. A solução não desejada será expulsa do circuito pelo escoamento. Se quiser conhecer o funcionamento da osmose inversa, leia o seguinte artigo do umCOMO sobre como funciona osmose reversa.

Vai precisar de:
  • Fonte de osmose inversa.

Como funciona a osmose inversa - Passo a passo

  1. Para realizar o processo de osmose inversa, a água deve fluir da fonte de água até um filtro com sedimentos.
  2. Em seguida, a água passará por um filtro de carvão ativo, como passo prévio para a membrana de osmose.
  3. Quando a água chega à membrana de osmose, produz-se a osmose inversa propriamente dita. A água com menos conteúdo sólido passa a um novo depósito; enquanto que os restos sólidos são recusados e vão pelo escoamento.
  4. Finalmente, a água passa por um depósito e seguidamente pelo filtro de pós-carbono. Depois deste passo, já está pronta para consumo.

Osmose reversa - Dessalinização

A técnica da dessalinização tem o objetivo de purificar e despoluir a água do mar tornando-a potável e consumível para diversas atividades que necessitariam de água doce. A osmose reversa é uma das técnicas mais conhecidas no processo da dessalinização. Através do processo explicado no tópico anterior, é possível separar a água salgada da água 'limpa' graças a pressão externa (pressão osmótica) aumentada aplicada sobre uma membrana semipermeável, permitindo o caminho inverso: a passagem do solvente na direção da parte mais aglutinada para o lado menos concentrado.

Ou seja, enquanto em uma osmose 'convencional' a solução seria transferida da parte mais fluida (diluída) para o lado mais concentrado, na osmose reversa acontece o contrário. Em contrapartida, quando mais intensa (concentrada) estiver a solução, mais pressão é preciso para dessalinizar a solução. Ainda assim, é precisa considerar a seletividade dessa membrana permeável. Uma vez que ela deixa a água passar mas não faz o mesmo com o sal.

Sugestão: Como transformar água salgada em água doce

Vantagens e desvantagens da osmose reversa

Como qualquer processo, a osmose inversa apresenta prós e contras que devem ser considerados:

Vantagens da osmose reversa

  • Não precisa da etapa de regeneração;
  • Além do sal, pode filtrar produtos químicos e elementos como ferro, manganês e minerais prejudiciais;
  • Não permite a passagem de bactérias;
  • Pouco desperdício de água.

Desvantagens da osmose reversa

  • Gera um fluxo de líquidos descartados que deve ser considerado;
  • Quando não é bem tratada, a água pode se tornar ácida;
  • Processo lento;
  • Instalação requer auxílio de um profissional de área.

Sugestão: O que acontecer se beber água do mar?

Equipamento para osmose reversa e osmose reversa caseira

A osmose reversa só pode ser realizada a partir de um equipamento (filtro) fabricado por profissionais. Existem diferentes modelos de acordo com o seu objetivo. Se a intenção é realizar osmose reversa caseira, você pode encontrar equipamentos que podem ser instalados em casa. Mesmo assim, é importante que eles sejam certificados e que você tenha instruções de um profissional da área pelo menos para instalar.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a osmose reversa (osmose inversa), recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.