Partilhar

Como funciona a terapia crânio-sacral

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como funciona a terapia crânio-sacral
Imagem: nirvanaspa.co.uk

A terapia crânio-sacral é um tipo de tratamento que envolve massagens terapêuticas que buscam tratar a dor do paciente despertando o potencial auto-curativo que já existe em seu corpo. A massagem deve ser feita por um especialista, um médico capaz de sentir a pulsação da medula, através das membranas que envolvem-na, e massageá-las para da forma devida para tratar dores causadas por outras complicações.

Neste artigo, umComo explica como funciona a terapia crânio-sacral.

Também lhe pode interessar: Como funciona a terapia quântica

Características da terapia crânio-sacral

A terapia crânio-sacral é feita através de um contato suave e cuidadoso entre o médico e o paciente, através de massagens na medula para o controle da pulsação liquor. A terapia é eficaz porquê, segundo os médicos e terapeutas que optam por este tipo de tratamento para as dores, ela busca o potencial de cura do próprio paciente, a partir dos movimentos da massagem, que atuam em áreas que fazem com que o paciente relembre seus traumas e tente resolvê-los mentalmente, conforme explicaremos a seguir.

A relação entre as dores e os traumas

Na terapia acredita-se que quase todas as dores, e até algumas enfermidades, tem suas origens relacionadas com traumas. Ou seja, a mente adoece primeiro e a doença corporal é apenas o resultado daquilo que se passa no mental e emocional das pessoas. É como se estar triste te deixasse mais vulnerável às doenças. E mesmo que isso não se aplique às dores causadas por acidentes, por exemplo, a terapia crânio-sacral pode, através destas massagens, aliviar a dor.

Isto acontece porque as massagens mexem não com a capacidade curativa do indivíduo, digo, não diretamente, mas mexem com a SUA mente dele, fazendo-o relembrar alguns dos traumas e dores mentais e emocionais, e é vivendo-as novamente, ou seja, com uma nova oportunidade de lidar com elas é que o paciente pode, sozinho, "resolver o mal pela raiz". Agora você pode pensar: "ah, mas isso é apenas medicina alternativa, não é científico" e eu te digo: sabe o que é mais divertido, é que o corpo naturalmente responde aos estímulos da terapia crânio-sacral, engajando-se automaticamente ao processo de cura; em outras palavras, você não precisa acreditar para aproveitar os seus benefícios.

Como funciona a terapia crânio-sacral - A relação entre as dores e os traumas
Imagem: mardok.com.br

Funcionalidades da terapia crânio-sacral

A terapia crânio-sacral age com o potencial de cura do corpo, por isso, não serve apenas para tratar dores físicas, basicamente como já explicamos. Em casos de estresse mental e ou dores crônicas, a terapia também é eficaz, assim como para casos de desequilíbrios hormonais, hérnia de disco, disfunções viscerais, neurológicas, distúrbios da articulação-temporo-mandibular (ATM).

Entre as vantagens da terapia, podemos citar também o fato de que o tratamento não é invasivo, podendo ser realizado junto com outros tratamentos terapêuticos ou medicamentos.

De onde surgiu a terapia crânio-sacral

A terapia tem suas origens em teorias de osteopatia craniana, desenvolvidas por Willian G. Suthuerland, John Upledger, nos anos 70. A sua eficácia, anteriormente contraditória, veio a ser provada mais tarde, e hoje é reconhecida em países como Inglaterra, França, Estados Unidos, Japão, Austrália e Portugal. Veja também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a terapia crânio-sacral, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como funciona a terapia crânio-sacral

2 comentários
Mana Celani
Tenho interesse de receber mais informações sobre terapias naturais
Maria Regina Arruda Ventura
Onde encontro uma lista de profissionais q fazem a terapia cranio sacral?

Como funciona a terapia crânio-sacral
Imagem: nirvanaspa.co.uk
Imagem: mardok.com.br
1 de 2
Como funciona a terapia crânio-sacral

Voltar ao topo da página