Partilhar

Como funciona a terapia cupping

Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como funciona a terapia cupping

O cupping é uma técnica milenar chinesa que consiste em utilizar copos especiais de vidro aquecidos que criem um efeito de sucção na pele, promovendo a circulação sanguínea e o transporte de oxigênio, aliviando dores e relaxando os músculos. Muitos esportistas e não só utilizam técnica para conseguir executar a sua performance ao mais alto nível e para alívio corporal. Mas como funciona a técnica no cupping? Na continuação desse artigo do umComo explicamos em que consiste.

Também lhe pode interessar: Quando devo ir ao fisioterapeuta

Sucção para liberar o sangue

Antes de mais, se está interessado na técnica do cupping, tem alguma lesão ou dor, deve sempre contatar um especialista, um acupunturista que saberá localizar e tratar melhor além de ter já mais experiência na técnica. Posteriormente poderá aprender a fazer em casa para terminar os tratamentos.

Através do poder da sucção protagonizado pelos copos especiais, seja com aquecimento prévio ou mesmo os copos já com bomba de sucção, é possível tratar zonas do corpo afetadas por contrações, dores musculoesqueléticas, etc. Isso porque o poder da sucção vai puxar o sangue para aquela zona, logo vai aumentar a circulação sanguínea, a maior parte dessas lesões provoca dor pela estagnação do sangue. O cupping ao promover a circulação faz com que a dor seja aliviada e o corpo consiga tratar daquela lesão mais rapidamente. O copo por causa da sucção fica grudado à pele mas basta levantar que sai imediatamente.

Como funciona a terapia cupping - Sucção para liberar o sangue

Materiais de Cupping

Para fazer cupping são necessários alguns materiais:

  • copos de vidro ou um material resistente que não derreta, de preferência com uma abertura pequena e tamanhos diferentes para áreas diferentes do corpo.
  • algodão e álcool etílico.
  • uma pinça comprida.
  • isqueiro ou vela.
Como funciona a terapia cupping - Materiais de Cupping

Aplicando a técnica do cupping

Para começar a fazer cupping primeiro tem de identificar a zona de onde provêm a dor. Se for num local com articulações ósseas utilize os copos mais pequenos, os copos maiores servirão para áreas maiores e com mais músculo. O primeiro passo é embeber o algodão em álcool mas não precisa ficar ensopado, para isso utilize a pinça comprida de forma a conseguir manusear o algodão sem se queimar.

Após o algodão ter o álcool vamos utilizar o isqueiro ou uma vela para acendê-lo. Pegamos no copo com a abertura para cima e seguramos o algodão a arder dentro dele por alguns segundos, entre 2 a 5 segundos é o suficiente, porque temos de ser capazes de segurar o copo com as mãos nuas. Num movimento rápido retiramos o algodão, viramos o copo e colocamos na zona dorida. Certificamo-nos que o copo ficou agarrado e que a sucção se iniciou.

Repita o processo para os restantes copos.

Existem copos que em vez do calor, utilizam bombas de sucção, acabam por ser mais seguros de utilizar.

Como funciona a terapia cupping - Aplicando a técnica do cupping

Tempo de Tratamento

Se já tiver aplicado os copos todos apague o pedaço de algodão. Relativamente aos copos devem ficar entre 5 a 10 minutos sobre a pele. Apenas retire o copo se verificar que a mancha na pele está a passar de vermelho para violeta. Para retirar os copos basta levantá-los. Se porventura a sucção se tornar intensa e impossível de suportar, remova os copos, mesmo que o tempo não tenha passado.

Como funciona a terapia cupping - Tempo de Tratamento

Cuidados a ter

Hematomas serão uma reação normal à técnica de cupping, mas são quase indolores e desaparecem ao final de 3/4 dias. Em algumas pessoas pode acontecer os hematomas durarem uma semana e as marcas piorarem, nesse caso o melhor será consultar um médico. Importa saber que a existência dos hematomas pode auxiliar no diagnóstico da doença e perceber que tratamentos podem acelerar a recuperação.

Mulheres grávidas não podem utilizar essa técnica na zona abdominal.

Caso ocorra a formação de bolhas deve tratar as mais graves com uma agulha esterilizada e perfurar a bolha, de preferencia na sua extremidade, depois pressionar com suavidade de maneira a drenar o líquido pela abertura. Finalize com uma pomada antibiótica e um curativo.

Evite utilizar esta técnica constantemente pois pode causar males maiores. Deixe o corpo ir repousando de tempos a tempos.

Como funciona a terapia cupping - Cuidados a ter

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a terapia cupping, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como funciona a terapia cupping

Como funciona a terapia cupping
1 de 6
Como funciona a terapia cupping

Voltar ao topo da página