Como funciona a terapia cupping


O cupping é uma técnica milenar chinesa que consiste em utilizar copos especiais de vidro aquecidos que criem um efeito de sucção na pele, promovendo a circulação sanguínea e o transporte de oxigênio, aliviando dores e relaxando os músculos. Muitos esportistas e não só utilizam técnica para conseguir executar a sua performance ao mais alto nível e para alívio corporal. Mas como funciona a técnica no cupping? Na continuação desse artigo do umComo explicamos em que consiste.
Sucção para liberar o sangue
Antes de mais, se está interessado na técnica do cupping, tem alguma lesão ou dor, deve sempre contatar um especialista, um acupunturista que saberá localizar e tratar melhor além de ter já mais experiência na técnica. Posteriormente poderá aprender a fazer em casa para terminar os tratamentos.
Através do poder da sucção protagonizado pelos copos especiais, seja com aquecimento prévio ou mesmo os copos já com bomba de sucção, é possível tratar zonas do corpo afetadas por contrações, dores musculoesqueléticas, etc. Isso porque o poder da sucção vai puxar o sangue para aquela zona, logo vai aumentar a circulação sanguínea, a maior parte dessas lesões provoca dor pela estagnação do sangue. O cupping ao promover a circulação faz com que a dor seja aliviada e o corpo consiga tratar daquela lesão mais rapidamente. O copo por causa da sucção fica grudado à pele mas basta levantar que sai imediatamente.

Materiais de Cupping
Para fazer cupping são necessários alguns materiais:
- copos de vidro ou um material resistente que não derreta, de preferência com uma abertura pequena e tamanhos diferentes para áreas diferentes do corpo.
- algodão e álcool etílico.
- uma pinça comprida.
- isqueiro ou vela.

Aplicando a técnica do cupping
Para começar a fazer cupping primeiro tem de identificar a zona de onde provêm a dor. Se for num local com articulações ósseas utilize os copos mais pequenos, os copos maiores servirão para áreas maiores e com mais músculo. O primeiro passo é embeber o algodão em álcool mas não precisa ficar ensopado, para isso utilize a pinça comprida de forma a conseguir manusear o algodão sem se queimar.
Após o algodão ter o álcool vamos utilizar o isqueiro ou uma vela para acendê-lo. Pegamos no copo com a abertura para cima e seguramos o algodão a arder dentro dele por alguns segundos, entre 2 a 5 segundos é o suficiente, porque temos de ser capazes de segurar o copo com as mãos nuas. Num movimento rápido retiramos o algodão, viramos o copo e colocamos na zona dorida. Certificamo-nos que o copo ficou agarrado e que a sucção se iniciou.
Repita o processo para os restantes copos.
Existem copos que em vez do calor, utilizam bombas de sucção, acabam por ser mais seguros de utilizar.

Tempo de Tratamento
Se já tiver aplicado os copos todos apague o pedaço de algodão. Relativamente aos copos devem ficar entre 5 a 10 minutos sobre a pele. Apenas retire o copo se verificar que a mancha na pele está a passar de vermelho para violeta. Para retirar os copos basta levantá-los. Se porventura a sucção se tornar intensa e impossível de suportar, remova os copos, mesmo que o tempo não tenha passado.

Cuidados a ter
Hematomas serão uma reação normal à técnica de cupping, mas são quase indolores e desaparecem ao final de 3/4 dias. Em algumas pessoas pode acontecer os hematomas durarem uma semana e as marcas piorarem, nesse caso o melhor será consultar um médico. Importa saber que a existência dos hematomas pode auxiliar no diagnóstico da doença e perceber que tratamentos podem acelerar a recuperação.
Mulheres grávidas não podem utilizar essa técnica na zona abdominal.
Caso ocorra a formação de bolhas deve tratar as mais graves com uma agulha esterilizada e perfurar a bolha, de preferencia na sua extremidade, depois pressionar com suavidade de maneira a drenar o líquido pela abertura. Finalize com uma pomada antibiótica e um curativo.
Evite utilizar esta técnica constantemente pois pode causar males maiores. Deixe o corpo ir repousando de tempos a tempos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a terapia cupping, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.