menu
Partilhar

Como funciona a terapia ocupacional

Por Paula Cassandra. Atualizado: 10 dezembro 2019
Como funciona a terapia ocupacional
Imagem: hospitalreger.com.br

A terapia ocupacional é uma profissão com ampla atuação na área da saúde, podendo atender diferentes públicos. Para saber como funciona a terapia ocupacional tanto para os profissionais quanto para quem busca o atendimento, o umComo.com.br vai dispor de algumas informações.

Também lhe pode interessar: Como identificar o autismo infantil

O que é terapia ocupacional

A profissão de terapia ocupacional exige formação superior, sendo que existem faculdades específicas para o curso. É uma especialidade cada vez mais procurada, pois abrange diferentes áreas do conhecimento, sendo que também é um campo com deficiência de profissionais.

O terapeuta ocupacional pode atender tanto crianças com dificuldades de desenvolvimento quanto idosos que estão com problemas de organizar a sua vida devido à idade. Porém, o profissional pode ainda tratar de demais adultos em diferentes situações que requerem a sua ajuda, como pessoas com deficiência física. Outros exemplos são indivíduos com dependência química e distúrbios associados à saúde mental, sendo que eles podem se valer do serviço prestado pelo profissional da terapia ocupacional.

O atendimento a esses grupos funciona no sentido de ajudá-los a integrá-los na sociedade, desempenhando as suas funções e desenvolvendo as suas habilidades. De forma geral, pode-se dizer que o objetivo da terapia ocupacional é possibilitar ao paciente uma melhor qualidade de vida. Isso pode acontecer por meio da realização de atividades cotidianas e mesmo da forma mais adequada de como lidar com as emoções e sentimentos devido à sua condição.

Para tanto, quem busca o terapeuta ocupacional será ajudado a desenvolver as suas habilidades, conhecer o seu corpo e realizar atividades cotidianas e laborais (trabalho) com mais eficiência e independência.

Como funciona a terapia ocupacional - O que é terapia ocupacional
Imagem: apaeitupeva.com.br

Como funciona a terapia ocupacional

O paciente será tratado pelo terapeuta ocupacional de acordo com as suas necessidades, ou seja, o atendimento é personalizado. Crianças com problemas de desenvolvimento, por exemplo, serão ajudadas a aprender como escovar os dentes. Já idosos com problemas de memória vão aprender técnicas para amenizar o problema, como ter o hábito de escrever lista de atividades. Mesmo trabalhadores em recuperação devido a um acidente podem ser atendimentos por esse profissional.

Quem busca esse profissional pode se encaminhar até à rede pública de saúde. Hospitais privados também podem contar com o terapeuta ocupacional em seu quadro de funcionários.

O mesmo serve para centros de reabilitação, creches, instituições geriátricas, centros de saúde, escolas e clínicas especializadas e institutos de pesquisa. Todos esses lugares podem oferecer o atendimento.

Como funciona a terapia ocupacional - Como funciona a terapia ocupacional
Imagem: srjoinville.com.br

Interessados na profissão

É importante que os interessados em saber como funciona a terapia ocupacional para atuar na área tenham conhecimento da responsabilidade que a profissão exige, assim como a maioria das outras associadas à saúde.

O profissional também deve gostar de interagir com as pessoas. Nos cursos superiores de terapia ocupacional os alunos entram em contato com diferentes campos da medicina, entre eles, anatomia, psiquiatria, fisiologia e biologia.

Há também disciplinas das ciências humanas e sociais. Existem ainda as especialidades da profissão, como a voltada ao processo terapêutico por meio da expressão artística. É importante que o profissional esteja em constante atualização, pois novas descobertas são sempre feitas nessa área.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a terapia ocupacional, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

Como funciona a terapia ocupacional
Imagem: hospitalreger.com.br
Imagem: apaeitupeva.com.br
Imagem: srjoinville.com.br
1 de 3
Como funciona a terapia ocupacional

Voltar ao topo da página