Partilhar

Como funciona a vacina da Poliomielite

Por Ana Marques. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como funciona a vacina da Poliomielite
Imagem: cedipi.com.br

A poliomielite é uma doença provocada pelo poliovírus. Normalmente este vírus esta presente nos intestinos, e a infeção é extremamente contagiosa.

A infeção por este vírus não possui cura, e os únicos meios contra a doença são a prevenção através da vacinação e boas condições de saneamento básico e higiene.

Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar como funciona a vacina da Poliomielite. Continue a ler para ficar a saber.

Também lhe pode interessar: Como se pega a Poliomielite
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que tem que saber é que a vacina contra o poliovírus é obrigatória e tem de ser administrada a todas as crianças com idades até aos cinco anos. Visto serem este os anos de maior risco de contaminação. Sendo assim, quando ou se tiver crianças pequenas consulte seu médico que de certo ele lhe irá indicar o melhor centro para dar a vacina à sua criança.

2

A vacina como é do conhecimento geral, contem o vírus inativo ou atenuado, ajudando assim à criação de anticorpos que prometem combater a doença caso ela retorne.

Esta é a única maneira de garantir que não vai ser contaminado por este vírus. É através da vacinação.

3

A vacinação é recomendada a partir dos dois meses de idade, portanto quanto mais cedo melhor.

Exitem dois tipos de vacina, a VOP (vacina oral da poliomielite) ou a VIP (vacina injetada/inativa da poliomielite). Normalmente começa-se por tomar a forma injetada, fazendo duas vacinas e de seguida mais duas da via oral. As três primeiras tomas de vacina devem ser começadas aos dois meses de idade separadas por sessenta dias uma das outras. Uma quarta toma deve ser efetuada aos quinze meses de idade.

Crianças imunodeprimidas, que tenham contacto com pessoas imunodeficientes; ou pessoas que tenham recebido um transplante de medula óssea devem receber apenas a versão inativa da vacina.

Como funciona a vacina da Poliomielite - Passo 3
4

Outra maneira de ajudar na prevenção é ter cuidados com o saneamento básico. Considerando que o poliovírus pode ser transmitido pelas fezes, há que ter muito cuidado com o contacto com artigos de possam estar infectados. Principalmente nas crianças que ainda não possuem um conceito de higiene definido. É importante ensinar desde cedo a lavar as mãos com frequência e a limpar bem todo o rabiosque depois do banheiro.

5

O sintomas da poliomielite podem facilmente ser confundidos com uma gripe. Náuseas, vômitos e dores gerais são os sinais mais comuns. No entanto ao se espalhar, o vírus chega á circulação afetando o sistema nervoso, levando á paralisação, mais comum das pernas, mas podendo chegar os músculos que permitem a respiração e nestes casos usualmente leva à morte.

Uma em cada duzentas contaminações chega ao quadro de paralisia irreversível, e destes duzentos, 5 a 10% chagam a morte.

6

No Brasil a doença já se encontra como erradicada, em 1994 revemos o Certificado de Erradicação da doença, no entanto como não existe cura para o vírus, o melhor é mesmo efetuar as vacinações nas idades adequadas.

Já sabe como funciona a vacina da poliomielite, quer saber mais? Consulte este artigo sobre Como se pega a Poliomielite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a vacina da Poliomielite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como funciona a vacina da Poliomielite

Como funciona a vacina da Poliomielite
Imagem: cedipi.com.br
1 de 2
Como funciona a vacina da Poliomielite

Voltar ao topo da página