Partilhar

Como funciona o Canabidiol

Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como funciona o Canabidiol
Imagem: fundacaoverde.org.br

Canabidiol é um medicamento cujo o termo se refere às substancias químicas encontradas na Cannabis, tanto indica como sativa e sua formação possui cerca de 40% de substâncias encontradas na Cannabis, mais conhecida por Maconha. Um medicamento que desde que surgiu até a sua legalização no Brasil gerou muita polêmica, que, enfim aprovado pela Anvisa por decisão unanime em reunião publica agora pode ser vendido como medicamento para tratar doenças como Mal de Parkinson e Alzheimer entre outras doenças degenerativas do sistema nervoso central. Neste artigo, umComo te explica melhor como funciona o Canabidiol.

Também lhe pode interessar: Benefícios do gengibre para o homem

Para que o Canabidiol serve

O uso terapêutico desse remédio, denominado canabidiol por apresentar menos polêmica do que "medicamento feito de maconha" já é praticado a algum tempo em alguns países, cujos pacientes não apresentaram o surgimento de nenhum efeito colateral que possa ser tido como grave. Estados Unidos e alguns países Europeus são exemplos de países que já vinham praticando o uso do canabidiol.

O medicamento mostra eficiência no tratamento de ansiedade e algumas fobias sociais, assim como em casos de epilepsia grave. Essa substancia também é útil na reversão de sintomas da doença de Mal de Parkinson e Alzheimer entre outras doenças degenerativas do sistema nervoso central.

Por fim, o canabidiol também mostrou eficiência em reduzir casos de insônia em pacientes que tem dificuldade para dormir, para os que sofrem de anemia o remédio ajuda a abrir o apetite e para as pessoas que sofrem com câncer, reduz a dor causada pela doença. Além de outras doenças que afetam SNC.

Como funciona o Canabidiol - Para que o Canabidiol serve
Imagem: diariocatarinense.clicrbs.com.br

Como o canabidiol age no paciente

Muitos pensam que por ser uma substancia retirada da maconha o canabidiol possui os efeitos da maconha, mas não, o canabidiol é apenas 1 dos canabinóides extraído da maconha, que possui cerca de 60 tipos de canabinóides. Ou seja, o medicamento não apresenta os efeitos negativos típicos no fumo da maconha como muitos pensam equivocadamente, o remédio não leva a falhas na coordenação motora, taquicardia, perda de memória recente ou secura na boca.

O medicamento age como um ansiolítico, ansiolíticos são tipos de medicamentos utilizados no tratamento de ansiedade, mas o canabinol se mostra diferenciado dos outros medicamentos deste tipo por não apresentar efeitos colaterais comuns entre eles, como sonolência, confusão, zumbidos e perda de memória.

No caso das convulsões, que são sobrecargas no fluxo de informações entre os neurônios, ele atua controlando essas ligações para que não haja sobrecargas ou superatividade nos mesmos, o que ocorre no caso de uma convulsão. O canabidiol trabalha inibindo de diversas formas a hiperatividade dos neurônios, conhecidas por relacionar as áreas do cérebro responsáveis por linguagem e percepção sensorial.

A eficiência do canabidiol no combate de fobias sociais também é comprovada, por facilitar o processo de reaprendizagem emocional quando a pessoa foi exposta a uma situação traumática por exemplo, ou situações de distúrbio.

Como funciona o Canabidiol - Como o canabidiol age no paciente
Imagem: saudemedicina.com

Contraindicações

O canabidiol não é recomendado para crianças com menos de 15 anos de idade. Até cerca dos 17 anos de idade, o sistema nervoso central ainda está em formação e pode ser prejudicado por substancias que interagem nas células nervosas. Mas existem casos crianças com alto nível de epilepsia ou que sofrem de convulsões, nesses casos geralmente o uso do medicamento é justificado pelo benefício que ele traz. Atualmente é preciso tomar cuidado com a escolha do canabidiol, por conta do plantio da canabis, de onde é extraída a substancia ativa para o medicamento não é controlado e adquirido por produtores ao redor do mundo, as vezes se encontram maiores quantidades de THC em alguns remédios do que outros.

Atualmente não é possível comprar canabidiol em farmácias ou qualquer estabelecimento deste tipo, para obter o remédio primeiro o paciente precisa do consentimento do seu médico, que acontece quando ele percebe que o paciente realmente necessita, e então ele faz um requerimento informando a necessidade e pedindo a autorização para prescrever o remédio para a Anvisa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o Canabidiol, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Como funciona o Canabidiol

4 comentários
Marlene
Gostaria de saber se o canabidiol pode ser ingerido com água, o meu é uma seringa que sai um fiozinho bem duro, queria saber tambem se posso espremer ele dentro de uma cápsula para tomar?
A sua avaliação:
Gessica Alves
Bacana.
Editor umComo.com.br
Oi Gessica! Obrigado pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
cintia fernanda
sofro de fibromialgia severa com dores insurportaveis sem controle algo muito forte preciso saber se o carnabidiol porque sempre usamos no tratamento com antconvusivos e para dores cronicas.
Célia Aparecida Paula gil
Gostaria de saber se já tem algum médico neurologista prescrevendo e acompanhado o tratamento com o canabidiol.

Como funciona o Canabidiol
Imagem: fundacaoverde.org.br
Imagem: saudemedicina.com
1 de 3
Como funciona o Canabidiol

Voltar ao topo da página