Partilhar

Como funciona o método Billings? - Principais questões

Por Letícia Lima. Atualizado: 16 novembro 2017

O método Billings é uma alternativa natural para as mulheres que desejam engravidar ou adiar a gravidez. Este método parte da observação criteriosa do próprio corpo e da análise atenta de mudanças dos ciclos da mulher. Por ser natural, não produz nenhuma mudança hormonal no corpo (como é o caso da pílula anticoncepcional, por exemplo). O método Billings é altamente positivo pois não traz efeitos colaterais, uma vez que não há uso de substâncias químicas; além disso, ajuda no autoconhecimento feminino e pode ser utilizado por mulheres com os ciclos menstruais mais diversificados. Confira neste artigo de umCOMO como funciona o método Billings.

Método Billings para engravidar

Sabe-se que a mulher ovula em um determinado período do mês e nesse período a probabilidade engravidar é mais alta. Caso não ocorra a fecundação, vem a menstruação. O que é o método Billings busca prever são os dias da ovulação, tanto para aumentar as chances de engravidar (caso a mulher queira ter filhos) ou de evitar ter relações sexuais naquele dia (caso engravidar não seja o objetivo). A utilização do método Billings para engravidar parte da observação de três aspectos do corpo da mulher: temperatura, muco e vagina.

No período de ovulação, a temperatura corporal da mulher pode ficar entre 36,5º C e 37º C. Portanto, é muito importante para aquelas que desejam adotar este método que usem o termômetro todos os dias ao acordar para averiguar sua temperatura corporal. Esse aumento já é um indício de ovulação.

Outro aspecto a ser levado em conta é o muco ou secreção vaginal. Ele pode ter um aspecto cremoso, líquido ou elástico. Quando ele está elástico e com um aspecto de clara de ovo significa que a mulher está em processo de ovulação. Anotar diariamente as características do muco é muito importante para quem deseja utilizar o método Billings para engravidar.

Também é importante levar em conta como a mulher sente a vagina ao caminhar, por exemplo. É possível que ela note que a vagina está com um aspecto seco, pouco úmido ou muito úmido. O aspecto seco não é bom para quem deseja engravidar, pois indica que o período fértil está longe - já o período muito úmido é positivo, uma vez que indica que a mulher está ovulando. Veja mais sobre como detectar a ovulação para engravidar.

Método Billings: tabela

É comum a confusão entre o método Billings e a “tabela” ou “tabelinha”. Se você deseja saber mais sobre esse outro método, confira como fazer tabelinha para engravidar. No entanto, apesar de ambos serem baseados na observação do corpo, o método Billings é mais seguro porque leva em conta as variações do ciclo menstrual de mulher para mulher (algumas possuem um ciclo mais longo e outras um ciclo mais curto). A tabelinha é, nesse sentido, mais inflexível, pois parte do pressuposto de que a mulher possui um ciclo regular de 28 dias.

Método Billings: aplicativo

A princípio, pode ser confuso ter que observar e tomar nota de tantos aspectos do corpo. Felizmente, com a tecnologia tudo se torna mais fácil e hoje existem alguns aplicativos que podem te ajudar a seguir o método Billings. Algumas sugestões disponíveis sobretudo em Android são o e-Billings, Billings Notes e OvuView.

Método Billings funciona?

Por ser totalmente natural, muitas pessoas têm dúvidas sobre a eficácia da observação e se perguntam se o método Billings funciona. Por análise de relatos em fóruns da internet, é possível perceber que este método é mais utilizado por quem deseja engravidar do que para quem deseja evitar a gravidez. Muitas mulheres afirmam e atestam que sim, o método Billings funciona, e que graças a ele conseguiram realizar o sonho da maternidade. Além disso, a Organização Mundial da Saúde atestou que o método Billings (baseado em percepção da fertilidade) é eficaz para evitar a gravidez, desde que a mulher e seu parceiro não façam sexo no período de ovulação.

Método Billings e amamentação

O método Billings pode ser utilizado sem receio para as mulheres que estão amamentando seus filhos, pois é totalmente natural e não oferece riscos à contaminação do leite materno. A mulher deve voltar a observar muco, temperatura e vagina algumas semanas após o parto, para verificar quando voltará a fertilidade. Dessa forma, é possível realizar um planejamento familiar de forma adequada, evitando uma gravidez após a outra.

Método Billings - Igreja Católica

Como é de conhecimento geral, a Igreja Católica não aceita que seus fiéis façam uso de métodos contraceptivos como anticoncepcional, DIU e camisinha, por exemplo. No entanto, como o método Billings é baseado apenas na observação do próprio corpo (ou seja, não se utiliza nenhum meio artificial ou barreira para impedir a concepção), seu uso quando voltado para o planejamento familiar é apoiado pela Igreja Católica.

Veja também: Como saber o melhor momento para engravidar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o método Billings? - Principais questões, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Bibliografia
  • http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/44028/6/9780978856304_por.pdf

Escrever comentário sobre Como funciona o método Billings? - Principais questões

Voltar ao topo da página