Como funciona o Omeprazol

Como funciona o Omeprazol
Imagem: sripharmacare.in

O Omeprazol é um medicamento, sob a forma de cápsulas ou em pó para solução injetável, pertencente à classe dos inibidores da bomba de protões, inibindo a produção de ácido no estômago, para evitar assim que o excesso de acidez provoque sintomas associados a hiperacidez gástrica. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como funciona o Omeprazol.

Indicações

Omeprazol é indicado para tratamento de:

  • Esofagite de refluxo;
  • Gastrite;
  • Úlcera gástrica;
  • Úlcera duodenal;
  • Síndrome de Zollinger-Ellson;
  • Acidez estomacal e hiperacidez ou prevenção destes sintomas quando associados ao consumo de alimentos e bebidas.

Posologia

A dose oral recomendada para adultos é de 20 mg diárias. Deve tomar uma vez ao dia antes do café da manhã, entre 2 a 4 semanas no caso de úlceras duodenais e durante 4 a 8 semanas no caso de úlceras gástricas e esofagite de refluxo. No caso de pacientes com síndrome de Zollinger-Ellison a dosagem deve ser individualizada, por isso deve seguir as recomendações do seu médico.

A dose recomendada para crianças com idade superior a 1 ano, com esofagite de refluxo, é de 10 mg tomada uma única vez pela manhã com o auxílio de líquido.

Para crianças com peso acima de de 20 kg, pode utilizar Omeprazol 20 mg. Se a criança tiver dificuldade em engolir, a cápsula pode ser aberta e pode misturar o conteúdo com água e ingerir de imediato.

As doses acima recomendadas podem ser aumentadas, segundo as recomendações do seu médico.

Contra-indicações

O Omeprazol é contra-indicado em casos de hipersensibilidade ao Omeprazol ou a qualquer componente da fórmula. Omeprazol não é indicado durante a gravidez e a lactação, a não ser por indicação médica.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do Omeprazol não são frequentes e, quando presentes, costumam ter intensidade leve, desaparecendo com a continuação do tratamento ou após a suspensão do mesmo. Os mais comuns são: cefaleia, astenia, diarreia, gastroenterite, dor muscular, reações alérgicas, enjoo, vômito, fraqueza e púrpura ou petéquia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona o Omeprazol, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Caso esteja grávida ou em período de lactação informe o seu médico.
  • Conserve o medicamento a temperatura ambiente, entre 15º a 30º, protegido da luz e da umidade.