Partilhar

Como funcionam as plantas medicinais

Como funcionam as plantas medicinais

Certamente já ouviu falar muitas vezes das diversas plantas medicinais e dos seus benéficos efeitos sobre a saúde. No entanto, e em parte graças ao avanço da ciência e da medicina, muitas pessoas duvidam que possam ter alguma repercussão na nossa saúde, ou não sabem simplesmente como atuam as mesmas no corpo. Em umComo.com.br ajudamos-lhe a responder a estas perguntas, explicando-lhe como funcionam as plantas medicinais.

Também lhe pode interessar: Como usar as plantas medicinais
Passos a seguir:
1

Se é dos que pensa que as plantas medicinais têm um efeito muito reduzido no nosso corpo, ficará surpreendido ao saber que um enorme número de fármacos estão elaborados com plantas medicinais como seu composto principal. E embora hoje em dia pareça que o natural está voltando e que tudo se trata de uma moda, a realidade é que o homem usou este tipo de ervas de maneira ancestral para curar os seus males.

2

As plantas medicinais caraterizam-se por contar com princípios ativos que beneficiam a nossa saúde, tendo a capacidade de aliviar uma grande quantidade de males, desde uma simples dor de estômago como faz a camomila, até a uma situação de ansiedade ou insônia que melhora de forma surpreendente como a valeriana.

3

Existe uma enorme lista de plantas medicinais para todo o tipo de usos. Na atualidade podemos encontrar óleos de uso tópico, óleos e líquidos para aromatizar como é o caso da lavanda, ervas e diversas apresentações que, dependendo do caso, se adequam mais a certas condições. No entanto, uma das formas mais populares de consumir as plantas medicinais é através de infusões, uma vez que as mesmas chegam de forma mais rápida ao nosso corpo aliviando o mau estar de forma eficaz.

4

Uma das funções mais importantes das plantas medicinais é a capacidade de aliviar determinados sintomas de forma natural, sem a necessidade de ingerir nenhum tipo de fármaco, algo que sem dúvida favorece de forma importante as pessoas alérgicas ou intolerantes a determinadas medicinas, mas também aquelas que desejam levar uma vida mais natural.

5

Um dos seus benefícios mais importantes é que não contam com efeitos secundários, embora o certo é que existem plantas que, dependendo de certas condições (varizes, gota, problemas de coração, etc) não é conveniente ingerir.

No entanto, um tratamento com ervas medicinais nunca produzirá efeitos secundários no usuário como o podem fazer os fármacos, pois nelas não existem químicos artificiais de nenhum tipo perante os quais o nosso organismo possa reagir negativamente.

6

Existe uma ampla lista de plantas medicinais, pelo que o mais conveniente é conhecer quais são as que melhor se adequam ao seu problema para encontrar nelas os máximos benefícios.

Lembre-se que as ervas medicinais não atuam do mesmo modo que um fármaco, estas podem contar com sabores e odores fortes, ou aliviar os seus males num maior período de tempo. Também não atuam de forma local a menos que conte com a apresentação líquida ou em óleo, como é o caso do aloe vera, mas se tomar uma infusão, esta atuará de forma geral.

No entanto, são uma grande alternativa para nos mantermos saudáveis sem a necessidade de consumir medicamentos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funcionam as plantas medicinais, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como funcionam as plantas medicinais

2 comentários
Joacir
Tenho uma dúvida. Gostaria de saber quanto tempo pode durar o efeito de uma planta medicinal no organismo. Agradeço se for respondido!
Eliete Mercês de Oliveira
Gostaria de saber como reduzir a glicose com plantas medicinais. (Para mim) E também como reduzir a gordura do fígado com plantas medicinais. (Para meu marido)

Como funcionam as plantas medicinais
Como funcionam as plantas medicinais

Voltar ao topo da página