Partilhar

Como funcionam as vacinas

Por Alana Martins. Atualizado: 7 setembro 2018
Como funcionam as vacinas
Imagem: hmsportugal.wordpress.com

As vacinas são as responsáveis por preparar o nosso organismo para conseguir se livrar daquelas doenças, porque é ela faz com que nosso sistema imunológico atue reconhecendo o agente invasor e o elimine. Se você quer saber mais sobre como funcionam as vacinas, nós do UmComo.com.br fizemos esse texto para você!

Também lhe pode interessar: Como funcionam os imunossupressores

Funcionamento das vacinas

O sistema imunológico produz anticorpos, os anticorpos por sua vez atuam como um exército frente um inimigo, ele usa de todas as formas necessárias para derrotar e eliminar quem esta ameaçando destruir seu território, que no caso é o nosso organismo. Como um batalhão de soldados tem várias qualidades e patentes diferentes para as funções que os militares exercem os anticorpos também possuem uma especificação, cada um atuando em uma área. Partindo desse sentido fica fácil entender o porque cada vacina imuniza contra um determinado micro-organismo invasor.

Produção de Vacinas

As vacinas são produzidas a partir de diferentes organismos como: partes de bactérias, vírus, toxinas, bactérias e vírus mortos ou com sua capacidade de atuação diminuída.

Vacinas e o Microrganismo invasor

A vacina imuniza o organismo da seguinte maneira: ela possui uma partezinha pequena do organismo invasor, seja ele vírus ou bactéria inativos obviamente, quando isso entra em contato com o organismo, o nosso sistema imunológico é ativado, ele avisa para os linfócitos que é hora de produzirem anticorpos. Não vai ter nenhum invasor de fato causando problema para seu organismo, mas é como se ele ficasse alerta para possíveis invasões.

Nesse processo de contato da vacina com o organismo, é desenvolvida uma memória imunológica que vai ajudar o organismo a reconhecer o micro-organismo patológico que tentar te deixar doente, assim que ele tentar invadir o seu corpo.

Quando vacinado, a pessoa se tornará imune ou resistente á determinada doença: a qual a vacina se destinava. Não há restrições para se vacinar, tanto idosos como crianças e adultos devem se vacinar de acordo a data de suas carteirinhas de vacinação.

Histórico da Vacina

No passado muitas pessoas não entendiam os benefícios trazidos pela vacina e acabavam se revoltando contra elas, no Brasil houve até a revolta da vacina em 1904. Nessa época o povo vivia sem uma condição de saneamento básico adequada, tinham muito contato com lixo, sujeira, e acabavam sendo contaminados com muita frequência principalmente pelo vírus da febre amarela, ou por transmissão da peste bubônica adquiridas por bactérias que ficavam em ratos que andavam por todos os cantos durante esse período onde a população vivia sem muitas condições de higiene básica. Outra doença contraída nessa período das revoltas era a varíola, uma virose que pode causar vômitos, delírios e até sangramento intenso.

Medo de Vacina

Apesar de todas as doenças causadas pela falta da vacinação, algumas pessoas ainda tem receio de se vacinar e de levarem suas crianças para fazer a imunização. Várias campanhas de vacinação são feitas, mas nem toda população mundial possui as informações necessárias para saber que as vacinas vieram para beneficiar nossa vida, e diminuir o número das doenças entre a população.

Se você conhece alguém que tem hábitos de não se vacinar, avise-o que ele pode estar correndo um grave perigo. A vacina é uma das maneiras de se prevenir contra doenças que podem levar à morte, por isso são de fundamental importância.

Leia também: Quem toma vacina pode beber cerveja?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funcionam as vacinas, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Agora você já sabe exatamente como as vacinas funcionam e não precisa mais ficar com medo, não é? Comente se você conhece alguém que não quer tomar vacinas!

Escrever comentário sobre Como funcionam as vacinas

2 comentários
Nelson
Quando o nosso organismo recebe a vacina, ele começa a produzir uma defesa. Para se produzir essa defesa, ele gasta "energia". Essa "energia" pode fazer falta em caso de uma contaminação ou contato com o virus vivo e igual ao virus inativo da vacina? Em caso afirmativo acredito que o governo deveria imunizar a população com uma maior antecedência, e não em cima da hora quando a gripe já está sendo "distribuido" entre os brasileiros. Estou dizendo isso porque a vacina é uma prevenção e não uma remediação. Quem puder responder ou esclarecer ficarei muito grato. E a populaçao também.
Giulia
Na parte do texto em que se lê "no Brasil ouve até a revolta da vacina", não seria correto "no Brasil houve até a Revolta da Vacina"?

Como funcionam as vacinas
Imagem: hmsportugal.wordpress.com
Como funcionam as vacinas

Voltar ao topo da página