Como funcionam os supositórios de glicerina

Como funcionam os supositórios de glicerina
Imagem: 4.bp.blogspot.com

Os supositórios de glicerina são os mais usados para combater a prisão de ventre ou aliviar a constipação intestinal leve e moderada. Este medicamento para a prisão de ventre tem como finalidade de provocar a evacuação de forma natural e suave, que é indicado para estimular o hábito diário de evacuar. Este pode ser usado em adulto, bebês e crianças, consoante o critério medico. Aqui em umComo.com.br explicamos como funcionam os supositórios de glicerina e a forma mais indicada para fazer o uso dos mesmos.

Características Gerais

O supositório de glicerina apresenta-se numa embalagem de 24 supositórios. Há a distinção entre os supositórios de adulto e os pediátricos, sendo os ultimo mais delgado e compridos possuindo uma forma anatômica mais indicada para o uso infantil.

Componente Lubrificante

O supositório de glicerina para alem de ajudar a combater a prisão de ventre e provocar a evacuação quase imediata, também lubrifica o interior do reto. Isto previne qualquer tipo de irritação e o possível aparecimento de hemorroidas, que surgem pelo esforço excessivo durante a expulsão. Além disso também vai amaciando o bolo fecal para que evacuação seja então natural e o mais suave possível.

Amolecimento

Quando há dificuldade durante a expulsão a maior parte das vezes se deve ao fato das fezes estarem endurecidas na porção inferior do cólon, causando a constipação leve e moderada. Para ajudar, o supositório de glicerina tem uma reação hidratante, puxando a água do intestino em direção à massa endurecida de material fecal como resultado de rapidamente e efetivamente aliviar a constipação tornando o bolo fecal mais macio facilitando a mobilidade do intestino

Estimulação

Os supositórios de glicerina estimulam o movimento dos músculos intestinais para que a expulsão das fezes seja mais fácil. Este efeito mais uma vez, evita o aparecimento de hemorroidas, visto que a causa desta condição é o excesso de esforço do movimento intestinal, com este medicamento alivia a tensão muscular evitando este tipo de rupturas do revestimento anal.

Inserção

É aconselhável usar, para além do supositório, um lubrificante solúvel em água. Use-o sobre a luva que pode estar colocada num dedo médio de qualquer mão, desta forma a inserção será mais cômoda. Insira o supositório diretamente no reto e deixe o dedo no lugar durante aproximadamente um minuto, para ter a certeza que o supositório está bem colocado e não sairá. De seguida retire as luvas, lave as mãos e, é aconselhável que fique deitado sobre o lado esquerdo do seu corpo durante uns momentos.

Precauções depois da inserção

Logo após do ultimo passo tem que seguir estas indicações para que o procedimento seja concluído de forma eficaz. Enquanto se encontra deitado sobre o lado esquerdo do seu corpo retenha o supositório durante 15 minutos. A retenção pode ser facilitada apertando e contraindo os músculos anais durante os primeiros 5 minutos. Para optimizar os resultados retenha o supositório durante uma hora. Normalmente é dentro deste período que irá sentir a urgência de evacuar.

Expulsão

Durante o ato de evacuar ao ter induzido o supositório, as fezes se podem apesentar em forma aquosa ou sólida, em ambos os casos são fáceis de sair. Tente adotar uma postura direita na privada durante a evacuação, isso ajudará a movimentação retal tornando se mais natural e suave. Com a ajuda dos supositórios de glicerina a eliminação de fezes será fácil e com muito pouco esforço, no entanto não estranhe caso ocorra mais que uma evacuação por dia, é completamente normal. Se certifique apenas que esvazie por completo o intestino antes de se limpar e fazer a descarga.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funcionam os supositórios de glicerina, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.