Partilhar

Como guardar os medicamentos em casa

Como guardar os medicamentos em casa
Imagem: ambitojuridico.com

Em muitos lares existe o hábito de empilhar e empilhar medicamentos em alguma caixa ou armário de casa. Esta prática é totalmente inapropriada já que as suas propriedades medicinais se perdem com o tempo e passam a ser ineficazes e prejudiciais para nossa saúde. Então é muito importante a forma de guardar os medicamentos em casa, já que a boa manutenção ajuda a manter suas atividades farmacológicas para que não sejam alteradas. Neste artigo de umComo.com.br ensinamos-lhe como guardar os medicamentos em casa de maneira adequada.

Também lhe pode interessar: O que é um medicamento imunossupressor
Passos a seguir:
1

O lugar ideal para guardar os medicamentos em casa é uma caixa de primeiros socorros que esteja situada em um lugar limpo, seco e fresco. Para assegurar o bom estado dos medicamentos, é recomendável mantê-los a uma temperatura que não supere os 25º e que não seja inferior a 15º. Além disso, os medicamentos não devem ficar expostos, em nenhum caso, à luz direta do sol.

2

Normalmente, costumamos guardar os medicamentos em algum armário da cozinha ou no banheiro mas saiba que esses não são lugares adequados para sua conservação. Trata-se de dois espaços onde ocorrem mudanças bruscas de temperatura ao longo do dia que podem danificar os medicamentos e torná-los ineficazes ou tóxicos.

3

Há alguns medicamentos que devem ser guardados na geladeira a uma temperatura inferior como é o caso da insulina, as vacinas, alguns colírios e certos antibióticos preparados. Por isso, é estritamente necessário ler atenciosamente o prospecto dos medicamentos e seguir as instruções de conservação indicadas. O habitual, é que os medicamentos que precisam de estar armazenados na geladeira, estejam a uma temperatura de entre 2 e 8ºC.

4

Guardar os medicamentos em suas embalagens originais e com seus prospectos correspondentes é a melhor forma de os manter nas condições de armazenamento adequadas, além de poder identificá-los facilmente e saber sua data de validade.

5

É muito importante guardar os medicamentos em um lugar que fique fora do alcance das crianças. Desta forma, evitaremos que os pequenos corram o risco de sofrer uma intoxicação e ponham em perigo sua saúde.

6

Fazer um controle exaustivo e regular dos medicamentos guardados em casa é fundamental. Revise de maneira constante a caixa de primeiros socorros e descarte os medicamentos expirados, que tenham mudado de cor, cheiro, consistência, etc., isto é, aqueles que estejam em mau estado. Os medicamentos vencidos podem causar problemas graves de saúde como intoxicações ou envenenamentos graves.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como guardar os medicamentos em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Como guardar os medicamentos em casa

Como guardar os medicamentos em casa
Imagem: ambitojuridico.com
Como guardar os medicamentos em casa

Voltar ao topo da página