Como identificar a picada do mosquito da dengue

Como identificar a picada do mosquito da dengue

Em épocas de chuvas e principalmente no calor, aumenta a proliferação de mosquitos no geral, inclusive os da dengue. Este mosquito se desenvolve normalmente perto de habitações, em locais de água parada, como vasos de plantas, pneus, caixas d’água, etc. Para começar identificar a picada deste mosquito, saiba que ela é um pouco diferente da de um pernilongo convencional, já que possui coloração marrom e pintas brancas pelo corpo. Em muitas pessoas surge a dúvida de como identificar a picada de um mosquito da dengue. Aqui no umCOMO você recebe dicas de como fazê-lo e também de como se prevenir contra esta doença, continue lendo!

Como é a picada de um mosquito da dengue

A dengue pode ser transmitida através de duas espécies: o Aedes aegypti e o Aedes albopictus. Existem muitos mitos acerca do Aedes, principalmente sobre como fica a picada do mosquito da dengue. Em diversos veículos de comunicação se fala que a picada do Aedes não incha nem coça, o que pode ser verdade.

Porém, a reação da picada depende muito de quem a recebe. Se a pessoa tiver uma propensão maior a irritações de pele, ou alergia a insetos, é claro que a picada será "mais sentida" e estará mais visível do que em outras pessoas. Mas uma coisa é fato, a picada do mosquito da dengue coça menos do que a de um pernilongo comum, pois o Aedes tem um tipo de anestésico na saliva.

Como identificar a picada de um mosquito da dengue

Começamos este tópico com um alerta, não confie totalmente em diagnósticos “caseiros”. Na dúvida, consulte um médico imediatamente. Porém, para se ter uma ideia se a picada que você possui é ou não a de um mosquito transmissor do vírus da dengue, veja em que parte do corpo ela está localizada e em qual momento ela ocorreu. Este mosquito, diferente do pernilongo convencional, possui hábitos diurnos. Então o horário da picada do Aedes aegypti normalmente ocorre durante o dia.

O Aedes não gosta de voar alto, o que torna as pernas e pés seu principal alvo, mas isto não impede que ele pique em outras áreas do corpo que estejam desprotegidas. Sobre o aspecto, não é possível definir se a picada do mosquito da dengue fica vermelha ou coça, pois, conforme falado neste post, a picada da dengue fica diferente em cada tipo de pele. Em algumas pessoas ela pode inchar e deixar marcas, já em outras, pode ficar imperceptível.

Tenho certeza que fui picado pelo mosquito da dengue. O que fazer?

Se você foi picado pelo mosquito da dengue e não sabe o que fazer, mantenha a calma! Nem sempre quem é picado acaba contraindo o vírus, mas procure atendimento médico. Vá ao hospital, posto de saúde ou laboratório e realize os exames necessários para identificar se você está com dengue. Lembrando também que o Aedes também pode transmitir a febre amarela, doença que está tendo um surto em diversas regiões do Brasil. Confira como identificar o mosquito da febre amarela nesse artigo.

Em quanto tempo aparecem os sintomas da dengue?

O chamado período de incubação é o intervalo entre a picada e a manifestação da doença. No caso da dengue, este período é de aproximadamente 4 a 7 dias. Os sintomas da dengue, inicialmente, parecem com os de uma gripe muito forte:

  • Dor de cabeça forte;
  • Febre alta com uma subida súbita, 39º a 40ºC;
  • Dor atrás dos olhos, que vai piorando com o movimento ocular;
  • Perda do paladar e do apetite;
  • Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e nos membros superiores;
  • Náuseas e vômitos;
  • Tonturas;
  • Cansaço excessivo;
  • Sensação de moleza e dores no corpo;
  • Muitas dores nos ossos e nas articulações.

Confira essa matéria específica e descubra quais são os sintomas da dengue com mais detalhe.

Diferença entre o mosquito da dengue e um pernilongo comum

Para saber como é o mosquito da dengue, fique atento a alguns sinais. O que mais caracteriza a aparência do mosquito da dengue é sua coloração marrom e pintas brancas espalhadas ao longo de seu corpo. Ele também é um pouco menor que um pernilongo comum, como pode se ver na foto abaixo.

Combate a dengue: o que fazer?

Falamos aqui sobre diversos pontos sobre a picada do Aedes, seu aspecto e sintomas, mas para não ter que se preocupar com isso, veja algumas dicas de como combater a dengue e evitar a água parada:

  • Mantenha sempre sua caixa de água fechada com a tampa adequada;
  • As calhas das casas podem acumular galhos e folhas, então garanta que elas não possuem algum resíduo que impeça a passagem de água e faça com que a calha entupa;
  • Caso possua lixeiras na parte externa da casa, deixe-as sempre tampadas para não acumularem água parada;
  • Garrafas vazias ser guardadas viradas para baixo, principalmente se deixadas em algum local onde possam tomar chuva;
  • Doe os pneus velhos ou não os deixe na parte externa da casa para evitar a água parada.

Você já percebeu que água parada dá dengue, mas com um pouco de atenção e medidas simples, é possível se prevenir da dengue de forma fácil e eficaz.

Ao longo dos anos a doença atingiu milhões de pessoas somente no Brasil e graças a frequência dos casos, a Dengue já possui tratamento médico acessível a todos. Mas fique atento, a dengue convencional pode evoluir para a dengue hemorrágica, que é muito grave e pode até levar a morte. Veja quais são os sintomas da dengue hemorrágica e como saber se você tem dengue hemorrágica nesses artigos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar a picada do mosquito da dengue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.