Como identificar e curar uma ferida infectada

Como identificar e curar uma ferida infectada
Imagem: gograph.com

Quando se detecta uma ferida infectada é porque a pele perdeu sua continuidade e ficou exposta a agentes contaminantes. Em algumas ocasiões, os sinais de infecção são muito evidentes, já que podem ser observadas mudanças na pele relacionadas com a temperatura, a cor, o tato, o aparecimento de secreções e o aspecto. Em umComo.com.br, ensinamos você a identificar e curar uma ferida infectada.

Passos a seguir:
1

Depois de uma incisão da pele por uma contusão, um corte e/ou uma ferida cirúrgica, devemos estar atentos à evolução da ferida durante o processo de cicatrização. É um sinal de uma boa evolução em uma ferida aberta:

  • Cor rosada;
  • Temperatura morna da pele;
  • Indolor ao tato;
  • Sem sinais de inflamação.

Mas há uma série de sinais que ajudam a esclarecer o estado da ferida, os quais explicamos a seguir.

2

Quando analisamos uma ferida que está quente ao tato, podemos começar a detectar que existe uma possível infecção. A pele tem que estar sempre a uma temperatura entre 35 e 36,9ºC. Com as palmas das mãos, você notará que a ferida tem uma temperatura superior.

3

O aumento local de temperatura da pele costuma ser acompanhado de uma inflamação das extremidades da ferida. Lembre-se que a inflamação se manifesta pelo inchaço e vermelhidão da pele. Você deve saber que, nos ferimentos cirúrgicos com pontos ou grampos, é normal uma leve inflamação, durante os primeiros dias, na área de inserção.

4

É possível o surgimento de dor, caso o ferimento esteja infectado. Esta pode se manifestar durante os tratamentos, com o atrito, com a mobilização da região, etc. A dor é um sintoma que costuma ser acompanhada dos sinais anteriores, e que a maioria de pacientes define como aguda.

5

Para saber se um ferimento está evoluindo bem, devemos sempre observar se possui um bom aspecto. Isso se dá principalmente pela cor. Entretanto, por motivo de cautela, devemos observar o crescimento das extremidades. Nas feridas infectadas, este será um sinal tardio, mas podem ser reconhecidos porque são irregulares; isso significa que as extremidades não crescem com continuidade.

6

O último sinal de infecção mais sugestivo e fácil de detectar em um ferimento é o aparecimento de uma secreção purulenta. Quando um ferimento exala secreção, significa que o curativo ficará manchado ou que, quando pressionarmos o ferimento, um líquido de cor verde amarelada bastante denso será expelido.

7

Caso se depare com um ferimento com essas características, é fundamental consultar um profissional da área de saúde para receber orientação de como proceder. Mesmo assim, em umComo.com.br, queremos fornecer algumas dicas de como cuidar de um ferimento infectado.

8

Para curar uma ferida infectada, deve-se seguir os passos habituais que são: lavar com soro fisiológico e sabão neutro e secar com uma gaze estéril. É importante que, durante a lavagem, todo tipo de secreção seja eliminada e que a ferida fique limpa.

9

Após secar a ferida infectada, devemos aplicar uma pomada antibiótica e cobrir a ferida com um curativo de gaze e bandagem para evitar o contato com agentes contaminantes.

Há várias pomadas antibióticas no mercado; a escolha da pomada deve ficar a critério médico, uma vez que cada uma se aplica a um estado específico do ferimento.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar e curar uma ferida infectada, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.