PARTILHAR

Como identificar o tampão mucoso

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 12 dezembro 2019
Como identificar o tampão mucoso
Imagem: dicasdajapa.com.br

Chega a 36º semana de gestação e as mamães ficam alerta com qualquer sintoma que possa ocorrer, principalmente as mamães de primeira viagem em que tudo é novo. O tampão mucoso é um sinal de que o colo do útero se está preparando para o trabalho de parto e é normalmente liberado até 2 semanas antes do nascimento do bebê. O tampão mucoso também recebe o nome de rolha de Schroeder e é uma secreção gelatinosa que recobre o colo do útero e que tem como função proteger o feto contra infecções e bactérias, garantindo assim o desenvolvimento saudável do mesmo. É sempre importante saber identificar o tampão mucoso para não se assustar ou acabar por ir para o médico antecipadamente. Por isso, em umComo vamos explicar.

Também lhe pode interessar: Como saber se a bolsa estourou

Como é o tampão mucoso

O tampão mucoso é uma secreção esbranquiçada, espessa e opaca que é liberada quando o colo do útero se começa a modificar com as contrações, dilatando e/ou afinando. No entanto, o aspecto e coloração do tampão mucoso pode variar de grávida para grávida. Em algumas gestantes, esta secreção pode ser mais grossa e apresentar uma coloração rosa, vermelha, marrom e pode até conter sangue. Mas fique tranquila que, a presença de sangue no tampão mucoso é normal. O sangue no tampão pode ocorrer devido ao sangramento de pequenos vasos sanguíneos, algo que se deve às alterações no útero. Algo que também pode variar no tampão mucoso é a sua liberação, que pode ocorrer de uma só vez, ir saindo aos poucos durante alguns dias, sair apenas no pós-parto ou pode nem sequer sair.

Esta secreção é muitas vezes confundida com o líquido amniótico, o líquido que sai quando a bolsa estoura e que significa que chegou a hora do bebê nascer. Mas ao contrário deste, o tampão mucoso costuma sair até 2 semanas antes do nascimento do bebê.

Como identificar o tampão mucoso - Como é o tampão mucoso
Imagem: online24.pt

O que fazer depois da saída do tampão mucoso

Quando ocorrer a saída do tampão mucoso é importante que você se mantenha calma e não precisa de ir correndo para o hospital. É importante referir que, apesar da saída desta secreção indicar que o nascimento do bebê está próximo, não significa necessariamente que o bebê vá nascer nesse dia ou no dia depois, até porque o normal é que o tampão saia cerca de 15 dias antes do parto. Por isso, após a saída do tampão mucoso a gestante deverá ficar atenta a outros sinais do trabalho de parto, como as contrações e o rompimento da bolsa.

Por isso, após a saída do tampão mucoso é normal que a grávida ainda tenha de esperar alguns dias pelo dia tão esperado.

É importante referir ainda que, se ocorrer sangramento no final da gestação e não apresentar as características acima citadas, com uma aparência de corrimento espesso, deverá consultar de imediato o seu médico. É muito importante que seja examinada diante esta situação, uma vez que o descolamento da placenta pode ser a causa desse sangramento e pode ser necessária uma cirurgia cesariana de emergência.

Como identificar o tampão mucoso - O que fazer depois da saída do tampão mucoso
Imagem: esterfotografia.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar o tampão mucoso, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Caso surjam dúvidas quanto ao tampão mucoso e apresente sangue, o melhor é consultar sempre o seu médico.
  • Na presença de sangramento durante a gravidez e, principalmente nas últimas semanas da gestação, deverá ir de imediato ao hospital.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Andressa Barros
O meu ja sai a tempo , mais de ontem pra cá estar sai do MT que chega a encomodar , e e bem nojento não gosto MT de ver e nem de sentir , hoje coloquei um absorvente so pra não estar sentindo ele descer.. estou mt ansiosa para ter minha bebe, contudo já estou organizando tudo , casa , quarto e as roupinhas para levar para maternidade, fuz certo em colocar o absorvente ?? Estou em duvida agora.
Como identificar o tampão mucoso
Imagem: dicasdajapa.com.br
Imagem: online24.pt
Imagem: esterfotografia.com.br
1 de 3
Como identificar o tampão mucoso

Voltar ao topo da página ↑