Partilhar

Como identificar o transtorno da personalidade anti-social

O transtorno da personalidade anti-social, também conhecido como psicopatia ou sociopatia, caracteriza-se pela manipulação, exploração e violação dos direitos dos demais. Este transtorno começa durante a infância ou no começo da adolescência e continua durante a idade adulta. O transtorno da personalidade anti-social costuma ser mais frequente em homens do que em mulheres, tem caráter crônico, ainda que possa ser atenuado com o tempo, à medida que a pessoa vai se aproximando dos 40 anos. A seguir, mostraremos como identificar o transtorno da personalidade anti-social.

Passos a seguir:
1

Transtorno dissocial. As pessoas que sofrem de transtorno da personalidade anti-social costumam ter tido transtorno dissociativo durante a infância ou a adolescência. O transtorno dissociativo caracteriza-se por condutas que atentam contra as normas e regras sociais e violam os direitos básicos das demais pessoas. Costumam agredir pessoas e/ou animais e destruir propriedade alheia, realizar furtos ou delitos.

2

Atos delitivos. Costumam ter comportamentos que atentam contra a integridade das pessoas. É por isso que é frequente terem problemas com a lei. É frequente que roubem, destruam propriedades privadas, entre outros. Quem sofre este tipo de transtorno são maiores de 18 anos.

3

Características pessoais. Manipulam para conseguir seus objetivos e tendem a desprezar os sentimentos e direitos das demais pessoas. São mentirosos e impulsivos. Não costumam pensar nas consequências de seus atos. São pessoas agressivas, costumam provocar brigas físicas de forma reiterada e cometer atos de agressão contra pessoas que fazem parte de seu entorno, como por exemplo, maus tratos aos filhos e ao(à) companheiro(a).

4

Excessos. São caracterizados pela imprudência, costumam colocar em risco sua própria segurança e a dos demais, como por exemplo dirigir em estado de embriaguez, descuidar ou abandonar o cuidado de uma criança sob sua responsabilidade, etc. Costumam utilizar a ira e a raiva como formas de conseguir o respeito das outras pessoas.

5

Instabilidade. Costumam ter problemas trabalhistas, sociais e familiares. Costumam abandonar frequentemente seus trabalhos, ser despedidos e desperdiçar dinheiro. Têm escassas habilidades interpessoais quando não se trata de manipular os demais. São desconfiados e pensam que os outros são uma ameaça para eles.

6

Personalidade. São egoístas, teimosos e arrogantes. Para atingir seu objetivo costumam mostrarem-se joviais, encantadores. São pouco flexíveis, discutem por qualquer coisa e tendem a ser facilmente irritáveis. Consideram-se pessoas inteligentes e audazes. Não apresentam nenhum tipo de sentimento de culpa pelos comportamentos que tiveram.

7

Não têm limites. Cansam-se rapidamente da rotina, deixando de lado todas as responsabilidades para viver, segundo eles, de forma independente e livre. São movidos pelas recompensas imediatas, os projetos de longo prazo para eles não existem. É por isso que este tipo de condutas que os caracterizam, gera neles um prazer imediato.

8

Transtornos associados. Este transtorno pode aparecer acompanhado de outros transtornos, como, por exemplo, transtornos depressivos, transtornos de ansiedade, transtornos relacionados com substâncias, transtornos de controle de impulsos, etc.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar o transtorno da personalidade anti-social, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • O transtorno da personalidade anti-social requer um adequado tratamento realizado por um profissional de saúde.

Escrever comentário sobre Como identificar o transtorno da personalidade anti-social

18 comentários
Zenilda Gomes Barreto
boa noite : Eu gostei muito do que eu li com muita atenção porquê tenho pessoa da família que tudo indica que tem este transtorno, eu gostaria muito de saber como tratar de uma pessoa de sexo masculino depois dos cinquenta anos sendo que a maioria deles não aceitam que tem a doença ?
Silvana Lima Santos
Meu namorado me disse que tem transtorno de pessonalidade anti social, e que qdo ele está em crise não quer falar comigo e nem com ninguém, sem está em crise ele é uma incrível e pediu um filho será que um filho pode atingi-lo de forma negativa?
Lai
Mesma coisa com meu melhor amigo (so que a gente n namora) bem, essas pessoas n costumam criar profundos vínculos afetivos e sociais, isso é um bom sinal, mais é bom ter um pé atras :)
danilo
Como assim? Vai ter um filho só por ter? Filho pode só piorar as coisas, um bebê causa muitos problemas.
Cledson
Mesmo achando essa palavra um pouco forte, devo admitir que sou anti-social. Não gosto de festas, de sair de casa e de entrar em redes sociais. Mesmo fazendo algumas dessas coisas e ficar um pouco mais feliz, minha mente diz que eu estou fazendo algo de errado e aparece uma frase na minha cabeça dizendo para não me misturar com esse tipo de gente, e logo após vem um sentimento de superioridade e satisfação.
Pasquale
Você está confundindo seu comportamento reservado com a psicopatia. Na psiquiatria, Personalidade Antissocial é sinônimo de psicopatia. Psicopatas são caracterizados principalmente pela impulsividade e ausência de empatia. O fato de você buscar pouco ( ou nenhum) contato social não te faz um psicopata.
Josi Uchôa
Minha filha tem 3 anos e tem apresentado um comportamento um tanto estranho. Ela começou a estudar esse ano, e me foi relatado que ela não interage com as outras crianças nem quer que encostem nela,quando isso ocorre ela chora e diz a professora que estão machucando-a. E no intervalo ou recreio prefere ficar so. Gosta de machucar o gatinho da nossa casa, e ao mesmo tempo moatra amor por ele. Por favor me ajudem. Não sei o que fazer!
danilo
Ela ainda é muito nova, o tempo dirá se ela é ou não.
Sandra regina Alves da silva almeida de souza
Gostaria de mais informações sobre o assunto.Acho que estou convivendo com um adolescente que tem transtorno de personalidade anti-social.Preciso de ajuda ,como devo ligar com isso?.Obrigada,Sandra.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sandra, pode ver algumas dicas neste link para aprender a conviver com alguém com transtorno da personalidade anti-social: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-conviver-com-uma-pessoa-com-transtorno-de-personalidade-anti-social-6588.html
Liliana
Grata por essas informações, creio ter um familiar próximo com esse transtorno!
Celso
O fato de ser antisocial já me livrou de muitas situações, inclusive na família. Optei por não ter relacionamentos com tios, tias, primos, primas enfim...Todos! A família é o berço da hipocrisia, ainda mais os que se dizem crentes; são os piores, é bom manter distância. Uso a distância como proteção e não me arrependo, sigo muito minhas intuições.
Leyla
Sara obrigadãoo! Essas informações foram ótimas para mim :):)
Paulo
Nossa quanta baboseira sobre ser ante social! Resumindo em poucas palavras, uma pessoa ante social é dócil, amorosa , pensa no próximo, só não abre sorriso para qualquer um, nós sabemos distinguir amizade boa, ou ruim, um ante social só faz amizade com pessoas escolhidas por ele, pq nós só de bater o olho já identificamos ou não com a pessoa! Agora esse papo de quebrar coisas, roubar, ser agressivo é ideia de gente que não nos conhece nem um pouco.
Dayana
Paulo. concordo com você. Me considero uma pessoa anti-social e não faço nada dessas coisas, amo minhas filhas sou capaz de tudo por elas. Não confio nas pessoas e sempre digo amigos posso contar nos dedos os que posso confiar e olhe lá ainda, agora conhecido isso tenho um monte,vivo brigando com meu marido ele é muito de ser amigo de todo mundo conhece a pessoa de manhã e no final da tarde já são super amigos.
Pasquale
Você não entendeu nada. O texto fala sobre o Transtorno de Personalidade Antissocial (Psicopatia). As características descritas são de um psicopata, não de uma pessoa introvertida e reservada.
Sara Viega
Olá Maxiana, muito obrigada pelo comentário valeu :)

Voltar ao topo da página