Como identificar o transtorno da personalidade esquiva

Como identificar o transtorno da personalidade esquiva
Imagem: bloguesia.com.br

As pessoas que sofrem de transtorno da personalidade esquiva caracterizam-se por ter sentimentos de inadequação, por serem hipersensíveis às avaliações negativas e por evitar qualquer contato com as pessoas por medo de serem desaprovadas. Se bem este transtorno tem certas semelhanças com a fobia social, diferencia-se desta já que nesta última as pessoas evitam determinadas situações sociais, mas não as relações próximas. No transtorno da personalidade esquiva, evita-se qualquer tipo de interação pessoal; se bem é verdade que existe o desejo de se aproximar das pessoas, o medo de ser rejeitados é mais forte. A seguir, mostraremos como identificar o transtorno da personalidade esquiva.

Passos a seguir:
1

Atividades que envolvem outras pessoas. As pessoas com este transtorno evitam todas aquelas situações, trabalhos ou atividades que impliquem um contacto interpessoal importante já que têm medo de ser criticadas ou de ser rejeitadas. Em muitos casos, chegam a recusar propostas de trabalho importantes por este motivo.

2

Rotina. Estas pessoas costumam ter uma vida muito rotineira que se limita geralmente a ficar em sua casa. Não realizam nenhum tipo de atividade social que implique o contato interpessoal. Preferem a tranquilidade e comodidade do já conhecido a enfrentar situações desconhecidas.

3

Relações interpessoais. Relacionam-se, geralmente, apenas com pessoas que pertencem à família e costumam ter apenas um amigo que não pertença ao circulo familiar. As pessoas que sofrem deste transtorno evitam fazer novas amizades por temor à rejeição. Estabelecem relações de amizade somente quando têm certeza total de que não serão criticadas.

4

Hipersensibilidade. A crítica ou a desaprovação geram um grande mal-estar emocional, sentem-se feridas quando alguém as corrige ou critica. Inclusive, se alguém lhes fizer uma piada sentem-se profundamente ofendidas. O medo destas situações é tão forte que preferem ficar sozinhas a arriscar serem criticadas.

5

Relações de casal. As habilidades sociais destas pessoas costumam ser muito limitadas por seu comportamento. No que se refere às relações de casal acontece a mesma coisa, só podem estar com alguém de quem tenham certeza de que o sentimento é mútuo e que as aceite acriticamente.

6

Autoestima baixa. Sentem-se inferiores às demais pessoas e consideram-se a si mesmas ineptas socialmente, desinteressantes e chatas. Têm medo de que alguém lhes faça alguma pergunta e não saber o que responder ou dizer algo que desperte a zombaria dos outros. Consideram-se ignorantes para atuar diante de determinadas situações.

7

Não assumem riscos. Não se envolvem em novas atividades ou em novas situações porque possam comprometê-las. Tendem a exagerar situações cotidianas fomentando cada vez mais seu isolamento e seu estilo de vida limitado.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar o transtorno da personalidade esquiva, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.