Partilhar

Como identificar o transtorno de personalidade esquizoide

Como identificar o transtorno de personalidade esquizoide
Imagem: tpesquizoide.blogspot.pt

O transtorno de personalidade esquizoide carateriza-se pela indiferença e pelo isolamento social. Este transtorno é mais predominante nas pessoas que têm antecedentes familiares de esquizofrenia ou transtorno de personalidade esquizoide. Como todos os transtornos de personalidade, tem o seu início na idade adulta e costuma dar-se em diversos contextos socioculturais. No transtorno de personalidade esquizoide, há uma predominância pelas atividades solitárias e a introspeção. Costuma dar-se com maior frequência em homens do que em mulheres, embora costume ser um transtorno comum. De seguida, apresentamos-lhe como identificar um transtorno de personalidade esquizoide.

Passos a seguir:
1

Indiferença. A pessoa que sofre de transtorno de personalidade esquizoide carateriza-se por ser indiferente perante as relações sociais. Não demonstra ter desejos de intimidade e não se mostra a fim com o fato de formar parte de uma família ou de um grupo social. É uma pessoa solitária que prefere atividades que não impliquem outras pessoas.

2

Atividades solitárias. As suas atividades limitam-se a jogos de computador ou todos aqueles passatempos que impliquem o isolamento social. Tem especial atração por tarefas mecânicas e abstratas, como por exemplo, as matemáticas. No entanto, são limitadas às atividades que são do seu agrado.

3

Restrição emocional. Mostra-se indiferente perante as emoções, embora estas impliquem estímulos diretos, como por exemplo provocação, flertes, etc. Tem escasso interesse perante as experiências sexuais com outras pessoas. Dado as suas características, não costuma ter relações amorosas estáveis, uma vez que não desfruta das relações interpessoais.

4

Críticas. Mostra-se indiferente perante as críticas ou elogios dos outros. Não se interessa pelo que os outros possam pensar dele. Não tem amigos de confiança, à excepção dos integrantes do seu núcleo familiar básico. Mostra uma frieza emocional que dificulta a aproximação das pessoas.

5

Normas sociais. Costuma ter comportamentos excêntricos que refletem uma inadequação para o reconhecimento e cumprimento das normas sociais. Devido a estes comportamentos, muitas vezes, é visto como socialmente inapto ou superficial. Como consequência destas caraterísticas, também costuma ter dificuldades no âmbito laboral.

6

Dificuldades emocionais. Quem sofre de transtorno de personalidade esquizoide, costuma ter dificuldade em expressar as suas emoções. Rara vez manifesta raiva ou alegria, mostra-se sim frio e distante. Reage passivamente perante os acontecimentos mais significativos da sua vida.

7

Transtornos associados. Em alguns casos, este transtorno vem acompanhado de um transtorno depressivo maior. Também pode aparecer como o antecedente de um transtorno delirante ou de esquizofrenia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar o transtorno de personalidade esquizoide, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Se se identifica com algumas destas caraterísticas, consulte um especialista para um tratamento adequado.

Escrever comentário sobre Como identificar o transtorno de personalidade esquizoide

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Esquizoide
Gostaria de mudar, mas cansei de terapia e acho que seria perda de tempo. Queria uma pílula mágica para reverter o processo, coisa que não existe. Mas 2016 foi um ano difícil pra mim Tentarei novamente a dupla "antidepressivo + antipsicótico", e caso tenha uma melhora de meu quadro geral pretendo fazer a manutenção do tratamento.
Matheus Pimentel Velloso
Eu não acho que precise de tratamento... Eu construí a minha essência em cima disso. Mudar isso seria como mudar o núcleo da minha essência. Além do mais, as vantagens superam as desvantagens. Pelo menos quanto a mim, meu nível de inteligência é acima da média e eu consigo me proporcionar, assim, momentos prazerosos de pensamentos, dentro de mim, distante.
Selia Ferreira dos Santos
Tenho interesse de receber artigos sobre o tema em estudo.
Sérgio Guimarães
Só passando para agradecer quem mudou a foto. A foto antiga que tinha nessa página era ridícula e ofensiva pra qualquer pessoa com o transtorno.
Nina
eu acho que ser esquizóide só traz benefícios, gostaria de conversar com mais esquizóides
Eli
Converse comigo Nina, sou esquizoide tb.
Dr. Moisés Siqueira
As pessoas que disseram que esse artigo foi útil provavelmente como quem o escreveu tem um conhecimento muito limitado sobre o tema. Quem produziu o artigo não tem conhecimento sobre o assunto, além de tê-lo escrito de forma irresponsável. Sem comentar a foto que foi colocada , provavelmente acredito que deve ser a foto do autor do artigo....kkkk
Madrinnie Silva
Esta foto realmente é patética e não tem nada a ver com esquizóide. Uma pessoa com transtorno de personalidade esquizóide tem suas dificuldades e é a maior prejudicada com o seu problema. Geralmente não faz mal a ninguém, só a si mesma,por falta de habilidades no convívio social.É reclusa, introspectiva e solitária, mas merece respeito como qualquer outra. Como qualquer outro tipo de transtorno, TPE precisa ser tratado adequadamente com psicoterapia e medicamentos , além da compreensão e ajuda da família. Se alguém não tem amor nem paciência suficiente para conviver com alguém que possui um Transtorno de Personalidade, Deus tenha misericórdia dessa pessoa; que ela nunca precise da ajuda de ninguém também!
ALGUÉM
kkkkk... Gostei do seu comentário... Esquizoide realmente não é loucura, mas poderá se tornar um louco a pessoa que convive com ESQUIZOIDE... Convivi com um que QUASE me deixou a beira da LOUCURA. PULEI FORA ANTES DO PIOR.....
JotaErre Morais
Olhe com certeza você não é especialista e nem está interessada nisso, pois mostrou em sua matéria uma péssima impressão do indivíduo esquizóide. Não é nada engraçado além de ser totalmente irresponsável a relação equivocada com esquizofrenia que você fez. Além de postar esse pequeno manual de como identificar um indivíduo como se fosse tão simples. Sabia q existem pessoas com TPE que se enquadram em apenas 2 ítens descritos acima, ou seja, quem ler esse artigo vai automaticamente enquadrar o parente com o transtorno em todos os outros quesitos. Já pensou o desastre q vc fez? Retrate-se. Reformule a sua ajuda com a palavra "relativo" e coloque uma foto séria. Ser esquizóide não estabelece loucura.

Como identificar o transtorno de personalidade esquizoide
Imagem: tpesquizoide.blogspot.pt
Como identificar o transtorno de personalidade esquizoide

Voltar ao topo da página