Como identificar o transtorno de personalidade esquizoide

Como identificar o transtorno de personalidade esquizoide
Imagem: tpesquizoide.blogspot.pt

O transtorno de personalidade esquizoide carateriza-se pela indiferença e pelo isolamento social. Este transtorno é mais predominante nas pessoas que têm antecedentes familiares de esquizofrenia ou transtorno de personalidade esquizoide. Como todos os transtornos de personalidade, tem o seu início na idade adulta e costuma dar-se em diversos contextos socioculturais. No transtorno de personalidade esquizoide, há uma predominância pelas atividades solitárias e a introspeção. Costuma dar-se com maior frequência em homens do que em mulheres, embora costume ser um transtorno comum. De seguida, apresentamos-lhe como identificar um transtorno de personalidade esquizoide.

Passos a seguir:
1

Indiferença. A pessoa que sofre de transtorno de personalidade esquizoide carateriza-se por ser indiferente perante as relações sociais. Não demonstra ter desejos de intimidade e não se mostra a fim com o fato de formar parte de uma família ou de um grupo social. É uma pessoa solitária que prefere atividades que não impliquem outras pessoas.

2

Atividades solitárias. As suas atividades limitam-se a jogos de computador ou todos aqueles passatempos que impliquem o isolamento social. Tem especial atração por tarefas mecânicas e abstratas, como por exemplo, as matemáticas. No entanto, são limitadas às atividades que são do seu agrado.

3

Restrição emocional. Mostra-se indiferente perante as emoções, embora estas impliquem estímulos diretos, como por exemplo provocação, flertes, etc. Tem escasso interesse perante as experiências sexuais com outras pessoas. Dado as suas características, não costuma ter relações amorosas estáveis, uma vez que não desfruta das relações interpessoais.

4

Críticas. Mostra-se indiferente perante as críticas ou elogios dos outros. Não se interessa pelo que os outros possam pensar dele. Não tem amigos de confiança, à excepção dos integrantes do seu núcleo familiar básico. Mostra uma frieza emocional que dificulta a aproximação das pessoas.

5

Normas sociais. Costuma ter comportamentos excêntricos que refletem uma inadequação para o reconhecimento e cumprimento das normas sociais. Devido a estes comportamentos, muitas vezes, é visto como socialmente inapto ou superficial. Como consequência destas caraterísticas, também costuma ter dificuldades no âmbito laboral.

6

Dificuldades emocionais. Quem sofre de transtorno de personalidade esquizoide, costuma ter dificuldade em expressar as suas emoções. Rara vez manifesta raiva ou alegria, mostra-se sim frio e distante. Reage passivamente perante os acontecimentos mais significativos da sua vida.

7

Transtornos associados. Em alguns casos, este transtorno vem acompanhado de um transtorno depressivo maior. Também pode aparecer como o antecedente de um transtorno delirante ou de esquizofrenia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar o transtorno de personalidade esquizoide, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Se se identifica com algumas destas caraterísticas, consulte um especialista para um tratamento adequado.