Detetar câncer de mama

Como identificar um nódulo na mama

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como identificar um nódulo na mama

O câncer de mama acomete muitas mulheres, todos os anos, sendo que se o problema for identificado no início, as chances do tratamento obter sucesso são maiores. Por isso, é importante que elas saibam como identificar um nódulo na mama, o que pode ser feito em casa mesmo, com o autoexame. Para saber como proceder e conferir mais dicas veja as informações reunidas pelo umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas do câncer de mama

Passos a seguir:

1

Para identificar um nódulo na mama, todas as mulheres a partir dos 18 anos devem examinar toda a mama e até as axilas, pois quando o câncer de mama se espalha ele cresce em direção às axilas. O melhor é estar de frente para um espelho, sem blusa ou sutiã e tocar o seio com a mão do lado oposto, fazendo movimentos circulares na mama e em diferentes pontos até chegar às axilas. Depois de fazer o autoexame de um lado, é necessário fazer do outro. É possível estar sentada ou em pé, sendo importante fazer o mesmo deitada, mas nessa hora, é melhor que a mão desocupada fique apoiada atrás da cabeça.

Confira também o nosso artigo sobre o que pode ser um nódulo na axila.

Como identificar um nódulo na mama - Passo 1
2

Embora costumem ser redondos, os nódulos também podem ser ovais. A mulher também deve observar quaisquer alterações na mama apenas observando-se em diferentes posições. Em um primeiro momento ela deve ficar com os braços abaixados, depois colocar as mãos na cabeça e por fim as mãos na cintura. O próximo passo do autoexame consiste em apertar os mamilos levemente para conferir se deles sai algum fluido. Durante o procedimento, a mulher deve estar atenta ainda à existência de um caroço em alguma parte das mamas ou axilas, tecido mais espesso (textura diferente) do seio, rachadura no bico ou a presença de dor ao apalpar.

Como identificar um nódulo na mama - Passo 2
3

O indicado é que a mulher faça o autoexame em busca de nódulos ou demais alterações uma vez por mês, o que pode ser feito, preferencialmente, logo depois da menstruação acabar. O mais comum é que a mulher perceba o caroço na mama apenas quando ele já tiver dois centímetros, porém, nessa fase as chances de tratamento ainda são grandes. Além disso, o autoexame é apenas um dos cuidados que a mulher deve ter para identificar o problema, já que é recomendado fazer os demais exames de rotina, como a mamografia.

4

Esse exame é ainda mais importante a quem possui próteses de silicone, as quais podem atrapalhar a identificar de nódulos na mama com o autoexame. Já quando uma alteração for percebida, por mínimo que seja, está na hora de marcar uma consulta com o ginecologista. Nem todos os nódulos se transformam necessariamente em câncer, já que pode ser um nódulo benigno ou uma inflamação do tecido mamário, mas só o médico poderá diagnosticar o tipo de caroço e todos os casos exigem tratamento.

5

Embora o câncer de mama possa acometer todas as mulheres, nas diversas fases de sua vida, o mais comum é que apareçam em quem possui histórico familiar, mulheres sedentárias, obesas, que fumam, bebem álcool em excesso e fazem terapias hormonais prolongadas. Também estão mais propensas a desenvolver o problema as mulheres que engravidam depois dos 30 anos, que não amamentaram os seus filhos, que menstruaram pela primeira vez após os 14 anos e que entraram na menopausa mais tarde que o comum.

6

Além dos nódulos, outros sintomas do câncer de mama são as mudanças de tamanho e de forma dos seios, inchaço e dor da mama ou nas axilas, vermelhidão ou calor na pele dos seios ou axilas, sulco na mama (afundamento de uma parte), endurecimento da pele (similar à textura da casca de laranja), coceira permanente na mama ou no mamilo, feridas próximas aos seios, inversão súbita do mamilo e crescimento de uma veia. O câncer de mama também acomete os homens e os sintomas são parecidos, além de incluir náusea, falta de apetite, dor nos ossos e fraqueza nos músculos e dor de cabeça forte.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar um nódulo na mama, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como identificar um nódulo na mama