Partilhar

Como incorporar novos alimentos no cardápio de um autista

Por Alana Martins. Atualizado: 20 janeiro 2017
Imagem: espacointeligente.com.br

Se você tem um filho autista, provavelmente já está acostumado a vê-lo fazer careta para quase todos os tipos de comida, não é mesmo? Alguns autistas se alimentam exclusivamente de um único alimento e muitas vezes usam esse alimento como base para todas as refeições diárias. Se está cansado de ver seu filho comendo pão no café da manhã, almoço ou jantar, saiba que existem algumas maneiras de incorporar nos alimentos ao cardápio dele sem causar estresse ou agitação na hora de comer. Quer aprender? Então confira as dicas aqui em umComo.com.br!

Também lhe pode interessar: Como tratar uma criança autista

Leve seu filho para a cozinha

Isso poderá parecer impossível no início, mas como em tudo para os autistas o hábito faz toda a diferença. Leva-lo para cozinha, além de fazer com que seu filho ou filha aprenda a ter cautela e familiaridade com este ambiente, também vai fazê-lo sentir o cheiro dos alimentos sendo preparados e assim começar a se adaptar aos alimentos antes de manipula-los.

Conforme seu filho for se acostumando você poderá entregar os alimentos crus para ele ou ela brincar ou simplesmente segurar, e assim começar a te ajudar a preparar as próprias refeições. Autistas são muito vaidosos e com toda certeza adoram comer algo que tenham preparado sozinhos.

Não dê doces antes das refeições

Por mais que ele morda ou grite e implore, seja firme! Não o agrade antes de ele demonstrar que está disposto a fazer algo por você. Seja clara (o) e diga com toda as letras, mas usando a frase o mais curta possível como por exemplo: “BALA NÃO! COMIDA! BALA DEPOIS” Autistas entendem melhor as ordens diretas e sem interjeições e por tanto gesticule para ajudá-lo a entender.

Use as mãos para simular o movimento de abrir a bala e depois faça “Não” com o indicador. Para comida você também pode fazer o gesto como se se alimentasse com uma colher invisível e em seguida apontar para o prato. Se o apetite do seu filho estiver intacto, ou seja se ele não tiver ingerido nenhuma guloseima antes da refeição principal, a fome o ajudará a aceitar melhor alimentos novos.

Como incorporar novos alimentos no cardápio de um autista - Não dê doces antes das refeições
Imagem: groupon.com.br

Parabenize seu filho

Autistas são tão metódicos que não conseguem fugir da rotina nem mesmo um tantinho, portanto você pode usar isso para incentiva-lo a comer. Duvida? Pois faça o seguinte: Coloque algum vegetal ou outro alimenta na colher dele e um instante antes de leva-la a boca do seu filho parabenize-o como se ele já tivesse comido. Diga sorrindo e seja clara (o): “Parabéns você comeu tudo!”

Autista é tão automático que entenderá que falta alguma ação antes do mecanismo de parabenização e comerá o alimento apenas para completar esta ação. Está não é uma maneira boa de fazê-lo se alimentar, porque se usa-la com frequência poderá fazer esta tática perder o valor, mas serve para ajudá-lo a experimentar sabores novos.

Como incorporar novos alimentos no cardápio de um autista - Parabenize seu filho
Imagem: saudesustentavel.blog.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como incorporar novos alimentos no cardápio de um autista, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • O que você achou dessas dicas? Deixe sua opinião nos comentários!

Escrever comentário sobre Como incorporar novos alimentos no cardápio de um autista

Imagem: espacointeligente.com.br
Imagem: groupon.com.br
Imagem: saudesustentavel.blog.br
1 de 3

Voltar ao topo da página