Partilhar

Como interpretar o exame Beta hCG

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como interpretar o exame Beta hCG
Imagem: blog.aiec.br

Você sabe como funcionam os testes de gravidez? Qual a substância que é detecta no organismo e que é responsável por saber se uma gestação foi iniciada ou não? Então, descubra como interpretar o exame Beta hCG e obtenha mais informações sobre esse hormônio com as informações que o umComo.com.br tem sobre o tema.

Também lhe pode interessar: Quando fazer o teste de gravidez HCG
Passos a seguir:
1

O Beta hCG é o nome simplificado do hormônio gonadotrofina coriônica humana. Ele é a substância usada para saber se uma mulher está grávida ou não nos exames que faz, seja os caseiros ou nos de sangue e urina. Detectar o hormônio é uma das maneiras mais eficazes de identificar o início de uma gestação, por isso, o método é largamente usado, uma vez que o Beta hCG começa a ser produzido após seis dias, em média, que houve a fecundação do óvulo pelo espermatozoide.

Saiba quais são os primeiros sintomas da gravidez, entrando neste artigo.

Como interpretar o exame Beta hCG - Passo 1
Imagem: tentantes.com.br
2

O responsável pela produção do gonadotrofina coriônica humana é o trofoblasto, que se constitui em um grupo de células pertencentes ao embrião e que também dá origem à placenta. Esse hormônio é de grande importância para o correto desenvolvimento do feto, sendo que ele começa a ser produzido justamente no momento em que o embrião se aloja na parede do útero. Dessa forma, o Beta hCG também segue para a corrente sanguínea da mãe, permitindo que os exames de laboratório possam identificá-lo.

3

Além disso, na medida em que o embrião e a placenta se desenvolvem, maior é a quantidade do Beta hCG presente na circulação materna. Os níveis do hormônio chegam a dobrar a cada dois dias, em média, já nas primeiras semanas da gravidez. No entanto, mesmo que uma mulher esteja grávida o seu exame caseiro, de sangue ou de urina pode dar negativo. Isso acontece no caso do exame ser feito antes de completar uma semana do dia que ela imagina que tenha engravidado, pois é esse período de tempo que demora para o hormônio ser produzido.

Saiba aqui como fazer teste de gravidez caseiro.

4

Já para interpretar o exame Beta hCG é preciso saber quais são os valores de referência do hormônio que os exames utilizam. Na maioria dos laboratórios, se o hCG estiver abaixo de 5 mIU/ml o resultado é negativo e a mulher não está grávida. Se o hCG estiver entre 5 e 25 mIU/ml é considerado indefinido, uma vez que, embora não se possa dizer que haja uma gravidez, ela pode ser ainda muito recente. Quando isso acontece, é recomendado à mulher repetir o exame dentro de três dias. Por fim, é garantida que a gestação está em curso quando o resultado do exame mostrar hCG acima de 25 mIU/ml.

Como interpretar o exame Beta hCG - Passo 4
Imagem: cnbc.com
5

Para evitar fazer um exame muito cedo, quando mesmo grávida a mulher vai ter um resultado negativo, o adequado é entregar a sua mostra de sangue ou xixi ao laboratório ou mesmo comprar um teste caseiro apenas depois de uma semana que a menstruação atrasou. Porém, é ainda melhor esperar duas semanas, dessa forma, as chances do exame estar de acordo com a realidade são muito maiores. Os 14 dias também são indicados a mulheres com ciclos menstruais irregulares.

Saiba mais sobre quanto tempo é preciso esperar para fazer um teste de gravidez, entrando no nosso artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como interpretar o exame Beta hCG, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como interpretar o exame Beta hCG

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Tatiane
Boa noite o resultado do meu exame foi 2''39 mUI/ml e positivo?
Gisele
Boa tarde, meu exame deu resultado de 5.738,0 e na referencia menor que 5,3 mUI/ml é considerado negativo... Qual seria o meu resultado?

Como interpretar o exame Beta hCG
Imagem: blog.aiec.br
Imagem: tentantes.com.br
Imagem: cnbc.com
1 de 3
Como interpretar o exame Beta hCG

Voltar ao topo da página